Por que a Grécia cobra de Merkel indenizações da ocupação nazista?

Por que a Grécia cobra da Alemanha de Merkel indenizações da ocupação nazista?
Entenda o argumento por trás da demanda do premiê Alexis Tsipras, exigindo o pagamento de uma dívida ‘financeira e moral’ que persiste desde a 2ª Guerra
Há uma semana, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, esteve em Berlim, onde se encontrou com a chanceler alemã, Angela Merkel. O tema principal foi, obviamente, a discussão da dívida grega, que supera os € 300 bilhões. O governo Tsipras já abandonou a retórica do calote na dívida, mas insiste em discutir seus termos e, principalmente, garantir que o país tenha meios para sanar a “crise humanitária” decorrente do colapso econômico. Nas conversas com Merkel, entretanto, existe o componente da crescente antipatia grega ao governo alemão. Maior fiadora da moeda europeia, a Alemanha também é vista como a vilã causadora da crise, mas agora com um novo, e delicado, elemento: Tsipras, em plena capital alemã, afirmou que a Alemanha possui uma dívida “financeira e moral” para com a Grécia, decorrente da Segunda Guerra Mundial.
Para ler o restante da coluna desse autor, vá ao Opera Mundi, onde ela foi publicada.
Filipe Figueiredo, 29 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.
Se essa moda pega quase todas as potências européias irá pagar para meio mundo, pois colonizou vários países e enricou em cima deles.