Xadrez Dominical – Istambul

Na última semana, a cidade de Istambul fez oitenta e cinco anos de idade com esse nome. Embora tenha deixado de ser chamada de Constantinopla desde o século XV, foi apenas com a República da Turquia, após o Império Turco-Otomano, que a mudança de nome foi oficializada. A cidade era, e é, uma das mais importantes pontes entre Ocidente e Oriente, uma encruzilhada das civilizações. Pela sua posição geográfica, de grande fluxo de pessoas, ela é cenário de vários filmes de mistério e espionagem recentes. Vamos ao Xadrez Dominical de filmes em Istambul.

A primeira dica é o filme mais recente de James Bond. Como veremos aqui, 007 tem certa predileção por Istambul. Skyfall, de 2012, é considerado um dos melhores filmes da franquia, com Daniel Craig como 007 e Javier Bardem como o vilão Silva. Venceu dois Oscar, especialmente o de Melhor Música, para Skyfall, de Adele. Normalmente coloco um trailer do filme indicado, desta vez colocarei o clipe da música; primeiro, ela merece, segundo, o post fica com trilha sonora. Dê play e siga a leitura.

Clipe

Sinopse do AdoroCinema: O roubo de um HD contendo informações valiosas sobre a identidade de diversos agentes, infiltrados em células terroristas espalhadas ao redor do planeta, faz com que James Bond (Daniel Craig) parta atrás do ladrão. A perseguição segue pelas ruas de uma cidade na Turquia e acaba em cima de um trem. Precisando impedir que a peça seja levada, M (Judi Dench) ordena que a agente Eve (Naomi Harris) dispare, mesmo sabendo que o tiro pode atingir Bond. É o que acontece, fazendo com que o agente 007 despenque de uma altura incrível. Considerado morto, Bond passa a levar uma vida como “fantasma” até assistir, pela TV, o ataque terrorista sofrido pelo MI6 em plena Londres. Disposto a mais uma vez defender seu país, ele retorna à capital inglesa e se reapresenta a M, mesmo guardando uma certa mágoa dela por ter ordenado o disparo. Logo eles descobrem que o responsável pelo roubo e o atentado é alguém que conhece muito bem o modo de funcionamento do MI6.

A segunda dica é Busca Implacável 2, parte da trilogia escrita por Luc Besson que estrela Liam Neeson. Neeson ficou tão marcado pelo personagem, e suas falas que viraram memes na internet, que foi introduzido no último Oscar com referências ao papel.

Trailer

Sinopse do AdocoCinema: O ex-agente da CIA Bryan Mills (Liam Neeson) está separado de Lenore (Famke Janssen), mas se mantém sempre próximo da filha Kim (Maggie Grace). Um dia, ao pegá-la para mais uma lição de direção, Bryan vê o atual namorado de Lenore deixar a casa dela às pressas. Logo descobre que ele cancelou uma viagem à China, onde Lenore pretendia passar um período de descanso ao lado da filha. Bryan convida ambas a encontrarem com ele em Istambul, na Turquia, onde terá que realizar um serviço nos próximos dias. Elas topam e o encontram na cidade. O que Bryan não esperava era que Murad Krasniqi (Rade Serbedzija), o pai de um dos sequestradores mortos por ele ao resgatar a filha, deseja vingança. Para tanto elabora um plano onde não apenas Bryan corre risco de morte, mas também a filha e a ex-esposa.

A terceira dica retorna ao personagem James Bond, agora interpretado por Pierce Brosnan.  007 – O Mundo não é o bastante, de 1999, com Robert Carlyle como o vilão Renard e as bondgirls interpretadas por Sophie Marceau e Denise Richards, não é considerado um dos melhores filmes do personagem, longe disso. As paisagens de Istambul são bastante presentes, por outro lado.

Trailer

Sinopse do AdocoCinema: Após o assassinato de Sir Robert King (David Calder), um magnata inglês do petróleo, Elektra King (Sophie Marceau), sua filha, herda uma imensa fortuna, que inclui bilhões de dólares em depósitos de petróleo situados na região do Mar Cáspio. Elektra planeja construir um oleoduto de 1300 quilômetros para transportar todo este óleo, mas existem mais três empresas interessadas em ter o controle do envio de petróleo daquela região para o Ocidente. James Bond (Pierce Brosnan) passa a ser o responsável direto pela segurança dela e os dois terminam se envolvendo. Entretanto, a fortuna de Elektra chama a atenção de Renard (Robert Carlyle), um terrorista internacional que no passado tinha seqüestrado Elektra e tem uma bala alojada no cérebro disparada a mando de M (Judi Dench), que ordenou sua morte. Milagrosamente, Renard sobreviveu e a bala alojada o tornou imune à dor e cada vez mais forte, apesar de estar morrendo. Deste modo, vingança seria a única razão que ele tem para viver e uma explosão, que destrói cerca de sessenta metros do oleoduto, parece ser a prova definitiva disto. Mas na verdade ele esconde um plano infinitamente mais maquiavélico.

A quarta dica é Assassinato no Expresso Oriente, clássico de 1973, baseado no romance de Agatha Christie, com Albert Finney no papel do detetive Hercule Poirot, indicado ao Oscar. Istambul é apenas uma das várias localidades do filme, mas cumpre papel importante na trama de mistério. Indicado para outros cinco Oscar, com Ingrid Bergman levando como Melhor Atriz Coadjuvante.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: No Orient Express um passageiro é morto e Hercule Poirot (Albert Finney), o famoso detetive belga que embarcou por acaso, considera que todos os passageiros são suspeitos, pois todos tinham motivos para matar a vítima, que tinha sequestrado e matado uma menina, já que os suspeitos de alguma forma tinham alguma conexão com a criança morta.

A quinta e última dica encerra com…James Bond. Agora em sua interpretação clássica, de Sean Connery. From Russia with Love (Traduzido como Moscou contra 007), de 1963, usa Istambul como um dos principais palcos da disputa da Guerra Fria. E a cidade turca realmente teve esse papel.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: James Bond (Sean Connery) é incumbido de ajudar uma bela agente soviética a fugir de seu país, para então tentar recuperar uma leitora de códigos na embaixada russa, em Londres. Porém, Bond não sabe que a temível organização criminosa Spectre organizou esta armadilha no intuito de executá-lo.

Renato_Russo

A menção do post vai para sexta-feira, 27 de março, quando o cantor e compositor Renato Russo faria cinquenta e cinco anos. Conhecido como um dos fundadores da banda Legião Urbana, Renato Russo morreu em 1996, em decorrência de complicações do vírus HIV. A dica é o filme Faroeste Caboclo, de 2013, baseado na música de mesmo título de Renato Russo.

Trailer

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog? Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. botãocursos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s