Xadrez Dominical – 450 anos de Rio de Janeiro

Caros leitores, foi dada a largada na primeira promoção fruto do apoio cultural da editora Unesp, vejam como participar e, quem sabe, ganhar um livro.

Caros leitores, como a maioria de vocês já deve saber, hoje, dia Primeiro de março de 2015, a cidade do Rio de Janeiro fez aniversário de 450 anos. Pela importância da data, o aniversário da antiga capital brasileira motiva os cinco documentários do Xadrez Dominical de 450 anos do Rio de Janeiro.

A primeira dica é o documentário Notícias de uma guerra particular, dirigido por João Moreira Salles, sobre o cotidiano, durante dois anos, de pessoas ligadas diretamente ao tráfico de drogas na favela Santa Marta. O título do documentário vem de uma fala do capitão do BOPE Rodrigo Pimentel; posteriormente, Pimentel seria um dos autores do livro Elite da Tropa, que renderia ambos os filmes Tropa de Elite.

Trecho

Sinopse do AdoroCinema: Documentário que conta a história da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro, e outras cidades do Brasil. Um cenário de policiais corruptos, traficantes e usuários em que todos estão submetidos à uma grande guerra diária.

A segunda dica é o documentário Estamira, de 2004, dirigido por Marcos Prado, vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior. O documentário conta a história de Estamira, uma senhora de 63 anos que trabalha em um lixão do Rio de Janeiro por vinte anos.

Documentário na íntegra

Sinopse do AdoroCinema: Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

A terceira dica é Edifício Master, de 2002, dirigido por Eduardo Coutinho, sobre o prédio com cerca de quinhentos moradores em Copacabana. Venceu como Melhor Documentário no Festival de Havana de 2003.

Documentário na íntegra

Sinopse do AdoroCinema: O cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.

A quarta dica é o episódio sobre o Rio de Janeiro da série de documentários Capitais do Futebol, da ESPN. O futebol é um dos principais termômetros sociais e símbolos do Rio de Janeiro, palco de duas finais de Copa do Mundo e com grandes rivalidades dentro do Brasil.

Primeira parte do episódio

A quinta e última dica é Cartola – Música para os Olhos, dirigido por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, que conta a história da vida do sambista Cartola, um dos maiores compositores da música brasileira e um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira

Documentário na íntegra

Sinopse do AdoroCinema: A história de Cartola, um dos compositores mais importantes da música brasileira e também um dos expoentes mais nobres do samba.

spockA menção do post de hoje vai, é claro, para a morte do ator Leonard Nimoy, eternizado como Spock, de Jornada nas Estrelas. Nimoy morreu dia 27 de fevereiro, aos 83 anos. Nesse caso, a dica é de leitura e dupla: suas duas autobiografias, Eu não sou Spock, de 1975, e Eu sou Spock, de 1995. Ambas estão esgotadas no mercado brasileiro, mas podem ser encontradas em sebos.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!


Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.


Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.


Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

botãocursos

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.