Com opção pela Ucrânia, Europa joga parte dos Bálcãs no colo de Putin

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página. Além disso, agora temos uma parceira, a Editora Unesp.
Está marcado para esta quarta-feira (11/02) um encontro entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e os presidentes François Hollande, da França, Vladimir Putin, da Rússia, e Petro Poroshenko, da Ucrânia. O local da reunião é Minsk, capital do Belarus, onde, em setembro de 2014, foi assinado o protocolo que objetivava acabar com o conflito no leste da Ucrânia. Hoje, com a retomada das hostilidades e com a ofensiva separatista em Donetsk, o protocolo pode ser considerado fracassado. A reunião de quarta é uma tentativa de chegar a uma solução negociada, tomando como base o próprio Protocolo de Minsk. Para alguns, mais que isso, é a última tentativa de solução negociada. Com o agravamento da situação em mente, cada um dos lados já começa a mexer suas peças no tabuleiro geopolítico, e a Rússia pode aumentar sua influência na Europa.
Para ler o restante da coluna desse autor, vá ao Opera Mundi, onde ela foi publicada.
Filipe Figueiredo, 28 anos, é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.