Xadrez Dominical – Filmes sobre epidemias

Caros leitores, no último dia Nove de Dezembro completou-se vinte e cinco anos da erradicação da Varíola, uma das doenças mais letais da História e, até hoje, a única doença a ser totalmente erradicada pela ação humana. A data é certamente digna de ser lembrada. Inicialmente, seria um Xadrez Dominical de filmes e documentários sobre a varíola, mas não seria graficamente agradável; por isso, optei por fazer uma seleção de filmes sobre epidemias em geral (e usar a imagem de um dos filmes como capa do post). Vamos então para as cinco dicas do Xadrez Dominical de filmes sobre epidemias.

Bruce Willis e Brad Pitt em cena do filme Os 12 Macacos

Bruce Willis e Brad Pitt em cena do filme Os 12 Macacos

A primeira dica é Os 12 Macacos. Dirigido pelo genial Terry Gilliam, um dos membros do Monty Python, estrelando
Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt. O filme rendeu a primeira indicação ao Oscar de Brad Pitt. O filme é de ficção científica, envolve viagem no tempo, em uma Terra devastada por um vírus que teria sido disseminado por uma organização terrorista chamada Os 12 Macacos.

Sinopse do AdoroCinema: No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.

Trailer

 

A segunda dica é Contágio, de 2011. Dirigido por Steven Soderbergh e com um elenco muito bem recheado, com Marion Cotillard, Bryan Cranston, Matt Damon, Laurence Fishburne, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Kate Winslet. O filme, como entretenimento, não é dos melhores, mas isso é causado pelo que talvez seja seu maior mérito: ele é bem realista, cientificamente. Seu Tomatômetro da crítica profissional é 84%; do público, 62%. Talvez isso ajude a colocar o filme em perspectiva.

Sinopse do AdoroCinema: Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

Trailer

 

A terceira dica é V de Vingança. Oi? V de Vingança? O mesmo filme do cara da máscara que foi copiada por um monte de gente que não faz ideia do que está fazendo em protestos por aí? Sim, exatamente. O filme é baseado em uma graphic novel, é um filme contra o autoritarismo, tem muitas cenas de ação e um monte de referências legais. Maaaaas….toda a história transcorre de um episódio envolvendo uma arma biológica. Assiste e ponto final. O filme é top150 do IMDb e tem um senhor elenco: Hugo Weaving, Natalie Portman, Tim Pigott-Smith, John Hurt…

Sinopse do AdoroCinema: Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.

Trailer

 

A quarta dica é Epidemia. Dirigido pelo também genial Wolfgang Petersen, já recomendado por aqui, o filme, de fato, não é um espetáculo de arte. Vale a pipoca, entretanto, como qualquer filme com Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman, Kevin Spacey e Cuba Gooding Jr. O detalhe é que o filme foi feito durante o primeiro surto de Ebola, e a “doença fictícia” do filme é claramente o Ebola. E estamos passando por um momento de epidemia de Ebola.

Sinopse do AdoroCinema: Sam Daniels (Dustin Hoffman) é coronel-médico do exército americano, além de ser o chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população é inexplicavelmente afastado do caso.

Trailer

A quinta e última dica é Eu sou a Lenda, de 2007, estrelado por Will Smith. O filme está aqui por causa de sua premissa: Will Smith é, possivelmente, o último ser humano saudável em um mundo tomado por uma epidemia. A tal doença surgiu da tentativa de achar a cura para o câncer. E isso é mais comum que se imagina: busca-se algo positivo e o resultado acaba sendo algo totalmente diferente. Por exemplo, tentavam buscar uma substância que tirasse a sensação de dor, assim como a morfina, mas sem seu potencial viciante. Resultado? A heroína. É…

Sinopse do AdoroCinema: Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus

Trailer

Depois das habituais cinco dicas, a menção do post. Nessa última semana tivemos outro aniversário. No dia 11 de Dezembro fez vinte anos do início da Primeira Guerra da Chechênia. O conflito, que foi seguido por outras duas guerras e uma situação de tensão e guerrilha permanente, causou mais de cem mil mortos e cerca de meio milhão de refugiados. A dica é uma vídeo-reportagem, produzida pela Hessischer Rundfunk, uma das diversas redes de TV educativas da Alemanha. A reportagem, Viagem para a Morte, acompanha alguns soldados das forças especiais russas em Grozny, capital da Chechênia. Foi indicada ao “Oscar da TV alemã”, o Adolf-Grimme-Preis.

Na íntegra e com legendas em português

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s