Xadrez Dominical – Halloween e antropofagia

Caros leitores, motivado e baseado no texto publicado aqui no dia 31 de Outubro, Pratique a antropofagia no Halloween, decidi juntar referências tanto do Helloween “importado” quanto do folclore nacional e fazer um Xadrez Dominical sobre Halloween.

halloweenbrasil

A primeira dica é um livro, antropofágico. A Utopia Antropofágica, de Oswald de Andrade, publicado pela Editora Globo. O livro é uma coletânea de manifestos, ensaios e depoimentos de Oswald de Andrade sobre o Movimento Antropofágico, um dos mais importantes da cultura brasileira. O Manifesto Antropófago de 1928, que iniciou o movimento, pode ser lido na íntegra aqui.

A segunda dica é um filme. O estranho mundo de Jack, dirigido por Henry Selick com roteiro e influência de Tim Burton. Feito em stop motion, seu protagonista, Jack, vive da Cidade do Halloween. O filme possui o visual característico das obras de Tim Burton e tem a nota de 94% no Tomatômetro.

Trailer

Sinopse do AdoroCinema: Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O’Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.

A terceira dica é um livro. Com um tema bem brasileira, o Saci. Não custa relembrar que, oficialmente, o dia 31 de Outubro é o Dia do Saci, no Brasil, como abordado no texto anterior. Obviamente, temos uma miríade de referências sobre o Saci, decidi buscar algo diferente. Além da literatura infantil de Monteiro Lobato (em que o Saci é personagem central), ele organizou uma coletânea de depoimentos e estudos sobre o folclore brasileiro no livro O Saci-Pererê – Resultado de um inquérito.

O Saci-Pererê no traço de Ziraldo

O Saci-Pererê no traço de Ziraldo

A quarta dica é musical. A banda alemã de power metal Helloween. O nome da banca supostamente faz um trocadilho entre Halloween e Hell (inferno, em inglês); as más línguas dizem que foi um erro de grafia mesmo. O mascote da banda é, obviamente, um Jack da Lanterna, a abóbora com rosto típica do folclore do Halloween. A banda possui três grandes fases. O início, entre 1984 e 1986, com Kai Hansen nos vocais; sucedido por Michael Kiske, com Kai Hansen apenas na guitarra, fase que vai de 1987 até 1994. A voz da banda então é assumida por Andi Deris, que segue até hoje. Deixo aqui a justamente a música Halloween, com Michael Kiske.

A quinta e última dica é literária. Outra obra nacional. Cobra Norato, de Raul Bopp e editada pela José Olympo. O poema abrange vários aspectos do folclore amazônico e é considerado uma das principais obras do modernismo brasileiro.

viena

Depois das habituais cinco dicas, a menção do post de hoje. Nessa semana que passou tivemos o aniversário de 200 anos do Congresso de Viena, um marco da História. A reunião das potências europeias após as Guerras Napoleônicas objetivava estabelecer um “concerto” que garantisse o estabelecimento de paz duradoura na Europa e a regulação das fronteiras após cerca de duas décadas de conflitos. O congresso é tema de um dos capítulos da obra História da Paz, organizada por Demétrio Magnoli e publicada pela Editora Contexto.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s