Xadrez Dominical – Presidentes do Brasil

Caros leitores, dada a eleição presidencial que será decidida na semana que vem e a ausência, até agora, do tema em um Xadrez Dominical, então, resolvamos essa lacuna hoje, com um Xadrez Dominical sobre Presidentes do Brasil.

GV

Em ordem histórica dos presidentes, a primeira dica é um filme. Um filme recente. Getúlio, sobre os últimos dias de vida do ex-ditador e, quando de sua morte, Presidente do Brasil, democraticamente eleito. Dirigido por João Jardim e com Tony Ramos no papel título.

Sinopse do AdoroCinema: A intimidade de Getúlio Vargas (Tony Ramos), então presidente do Brasil, em seus 19 últimos dias de vida. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda (Alexandre Borges), ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.

A segunda dica é um documentário. Os Anos JK – Uma trajetória política, de Silvio Tendler. O documentário trata do início da carreira política de Juscelino Kubitschek, sua presidência e seu exílio após o Golpe de 1964. A construção de Brasília merece destaque especial.

A terceira dica também é um documentário. E também é de Silvio Tendler. Jango, lançado em 1984, nos últimos momentos do período militar, conta a trajetória de João Goulart, deposto em 1964. É um dos documentários brasileiros de maior bilheteria no cinema, especialmente pelo contexto histórico de seu lançamento.

A quarta dica é um curta-metragem. Do premiadíssimo Glauber Rocha, Maranhão 66 trata da posse um então jovem político maranhense, José Sarney. Sarney viria a ser, quase vinte anos depois, o primeiro Presidente de um Brasil redemocratizado, embora não tenha sido eleito; era o vice de Tancredo Neves, eleito de forma indireta, que morreu antes da posse. Sarney pediu ao “seu amigo”, como o trata, Glauber Rocha que filmasse sua posse. O cineasta inverteu o propósito da filmagem e explicitou a situação de miséria do estado e do povo maranhense, enquanto Sarney promete “acabar com a miséria”.

A quinta dica também é um documentário, talvez a melhor obra cinematográfica para compreender a eleição de Luis Inácio Lula da Silva; não se trata do filme biográfico. Entreatos, de 2004, dirigido por João Moreira Salles, mostra o último período da campanha de Lula, do dia 25 de Setembro até 28 de Outubro de 2002, quando é eleito.

A menção do post de hoje vai para o 70º aniversário da morte do Marechal de Campo alemão Erwin Rommel. Rommel talvez seja o militar alemão que combateu na Segunda Guerra Mundial mais reconhecido e valorizado, inclusive pelos Aliados. Parte disso se dá pela sua competência militar e respeito ao inimigo demonstrado na campanha do Norte da África, quando recebeu o apelido de Raposa do Deserto. Parte desse respeito também é derivado das circunstâncias de sua morte: forçado ao suicídio como maneira de não se desonrar e preservar sua família. O motivo? Seu suposto envolvimento no Complô de 20 de Julho, que objetivava assassinar Adolf Hitler e preservar a Alemanha do nazismo. O militar alemão possui sua cinebiografia: A Raposa do Deserto – A História de Rommel, filme estrelado por James Mason.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s