Xadrez Dominical – ONU 2014

Caros leitores, o Xadrez Dominical de hoje, após uma semana dedicada quase integralmente ao debate na Assembleia Geral, não poderia ter outro tema que não a Organização das Nações Unidas. O post de hoje será uma adaptação do primeiro Xadrez Dominical do tema, encaixando as dicas culturais no novo formato de cinco dicas e uma menção. Vamos ao Xadrez Dominical sobre a ONU de 2014.

United Nations   aerial photography by stefen turner

Um tema complicado; requer bastante esforço para separar o joio do trigo, já que a própria existência da ONU divide opiniões radicalmente. Além disso, em muitas obras, especialmente filmes, a ONU serve apenas como fio condutor da trama, mero cenário, o que não é bem o propósito dos posts do Xadrez Dominical. E, claro, você pode acessar outras colunas de domingo e ter algumas boas dicas que envolvem, diretamente ou não, as Nações Unidas, como o post sobre a Iugoslávia, o post sobre Israel e Palestina e, especialmente, o sobre Sérgio Vieira de Mello.

A primeira dica é um filme. Hotel Ruanda, que trata de um dos episódios mais bárbaros da História recente, o genocídio em Ruanda, que teve diversas consequências no âmbito da ONU, seja a criação do Tribunal Criminal Internacional para Ruanda, seja o dano em sua imagem e sua missão, pela omissão da comunidade internacional em responder ao genocídio; tal dilema está presente no filme. Teve três indicações ao Oscar, incluindo Melhor Ator para Don Cheadle.

A segunda dica é outro filme. A Intérprete, o último filme dirigido por Sydney Pollack. Se esse thriller não tem a mesma força que Hotel Ruanda (mas ainda é um bom filme), compensa pelo cenário e pela localidade, primeira grande produção a ter acesso autorizado ao prédio das Nações Unidas em Nova Iorque.

A terceira dica é um documentário. Forte, impactante, um soco no estômago: Timor Lorosae – O Massacre que o Mundo Não Viu trata da História do Timor-Leste até sua então recém-independência, conquistada com o apoio da ONU, focado principalmente na ocupação pela Indonésia.

A quarta dica é um livro. Sexto membro permanente: O Brasil e a criação da ONU; o título do livro da editora Contraponto é quase autoexplicativo. Relata e analisa a relação do Brasil com a comunidade internacional no período do fim da Segunda Guerra, e também o papel brasileiro na fundação das Nações Unidas.

kant

A quinta e última dica é outro livro, um clássico. Um livro fino e fácil de achar, escrito por um tal Immanuel Kant, um dos maiores filósofos modernos. À paz perpétua não é um livro difícil, ao contrário do que pensamos em relação a qualquer obra de Kant. Marco do pensamento idealista das relações internacionais, o livro trata sobre cooperação entre as nações e do benefício de uma comunidade internacional, além de ações necessárias para uma convivência pacífica. É nesse pensamento idealista que se baseou a fundação da Liga das Nações, que se baseia a fundação da ONU e sua Carta e a Declaração Universal dos Direitos Humanos; ou seja, se você quiser entender algumas coisas de hoje, aqui está a fonte.

A menção do post de hoje se dá pelo aniversário de 70 anos do final da Operação Market Garden. O filmaço Uma Ponte Longe Demais, baseado no best-seller jornalístico de Cornelius Ryan (autor também dos clássicos O Mais Longo dos Dias e A Última Batalha, ambos atualmente editados pela L&PM); o livro não é atualmente editado, mas também é facilmente encontrado em sebos. O filme possui um dos elencos mais estelares da história do cinema (Dirk Bogarde, Max Schell, James Caan, Michael Caine, Sean Connery, Anthony Hopkins, Gene Hackman, Laurence Olivier e Robert Redford, dentre outros). Você pode assistir o filme na íntegra, no idioma original, abaixo.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s