Xadrez Dominical – Semana marcante – Robin Williams, Bacall, Campos, Sevcenko, Panama e Boedo

Caros leitores, habitualmente o Xadrez Dominical compreende um tema, com cinco dicas culturais referentes ao tema escolhido e uma menção, sobre outro assunto. Considerando a última semana, movimentada nos noticiários e na História, o post de hoje será diferente. Serão cinco temas e uma menção, na ordem cronológica das datas.

Na Segunda-feira, Onze de Agosto, o ator Robin Williams foi encontrado morto em sua casa. Mais um comediante que cometeu suicídio. Especulação de causas e fatores abundam na internet. O principal é o número de casos de comediantes que cometem suicídio ou entram em um processo autodestrutivo que culmina em mortes, por exemplo, derivadas do abuso de drogas. Sobre isso, recomendo bastante a leitura (em inglês apenas, infelizmente) do texto Robin Williams and why funny people kill themselves (“Robin Williams e porque pessoas engraçadas se matam”), de David Wong, no portal de humor Cracked. Recentemente, o humorista brasileiro Fausto Fanti também cometeu suicídio, tema de vídeo no canal do Xadrez Verbal.

Robin_Williams

Justamente pra fugir do lugar comum de sua carreira na comédia, marcante e muito conhecida, cito outros dois filmes de Robin Williams. O primeiro é Gênio Indomável, de Gus van Sant, que rendeu ao ator o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele interpreta um professor universitário, um gênio da matemática que sofreu alguns percalços e é tutor de um jovem gênio problemático, vivido por Matt Damon.

 

O segundo é Insônia, dirigido por Christopher Nolan, com Al Pacino e Hillary Swank. Um thriller sobre o assassinato em uma cidade do Alasca, com um personagem enigmático e assustador vivido por Robin Williams.

 

Na Terça-feira, dia Doze de Agosto, a atriz Lauren Bacall morreu aos 89 anos. A atriz estrelou filmes e musicais, recebendo diversos prêmios na carreira, incluindo um Oscar honorário em 2009, por sua obra.

Lauren_bacall_promo_photo

A atriz foi casada com o astro Humphrey Bogart, após se conhecerem nas filmagens de Uma Aventura na Martinica, em 1945, até a morte do ator em 1957. Contracenaram juntos também em À Beira do Abismo, Prisioneiro do Passado e Paixões em Fúria, assim como uma das protagonistas de Como Agarrar um Milionário, com Marilyn Monroe.

 

Na manhã de Quarta-feira, dia 13 de Agosto, o político brasileiro e candidato nas eleições presidenciais de 2014, Eduardo Campos, morreu em um acidente aéreo em Santos.

Eduardo-Campos

Pela proximidade do acontecimento, ainda é difícil fazer análises políticas ou citar algum material original sobre Campos ou sobre sua morte. Resgato então a participação de Ulysses Guimarães no programa Roda Viva; figura proeminente na política brasileira por duas décadas, Guimarães também morreu em um acidente aéreo, em 1992.

 

Também no dia 13 de Agosto, de noite, faleceu o historiador e professor Nicolau Sevcenko. Professor da Universidade de São Paulo de 1985 até 2012 e, desde 2010, professor em Harvard, nos EUA, Sevcenko era um dos principais intelectuais brasileiros.

sevcenko

Você pode ler um pouco mais em um breve resumo publicado pela Folha de S. Paulo, jornal em que Sevcenko trabalhou e escreveu. Recomendo também este texto de Flávio Moura. Seu livro mais recente, A corrida para o século XXI – No loop da montanha russa, é editado pela Companhia das Letras.

Na Sexta-feira, dia 15 de Agosto, a primeira travessia do Canal do Panamá, que ilustra a capa do post, completou cem anos. A construção do canal foi uma empreitada difícil e custosa, em termos financeiros e humanos. O projeto foi iniciado pela França, em 1881, mas foi interrompido em 1894, dado o alto número de mortes (cerca de vinte e dois mil trabalhadores morreram em acidentes e em epidemias de doenças). A construção foi retomada em 1904, pelos EUA. O canal liga o Oceano Atlântico, pelo Mar do Caribe, ao Oceano Pacífico, evitando o demorado e complicado contorno do continente americano, pelo Cabo Horn, no extremo sul. Dada sua importância estratégica e econômica, é motivo de diversos episódios conturbados na História, como a invasão dos EUA no Panamá, em 1989. Você pode assistir, em inglês, um documentário da BBC sobre sua construção.

 

A menção do post de hoje também é do dia 13 de Agosto; dado que os dois eventos citados do dia foram a morte de duas pessoas, achei melhor colocar em um aparte. O time de futebol argentino San Lorenzo, de história gigantesca e que recentemente foi centro de certa promoção, por ser o time de coração do papa Francisco, conquistou a taça Libertadores da América pela primeira vez. Durante muito tempo, a casa do time foi o estádio Viejo Gasómetro, no bairro portenho de Boedo, de onde foi retirado pelo governo militar. Com uma alteração nas leis de Buenos Aires, o clube promoveu uma campanha de financiamento com seus torcedores para voltar ao seu lar histórico.

volvio

O clube fez um filme curta-metragem que conta a história de um torcedor que encontra um boneco de seu avô, o Rulito Móvil. O curta, em castelhano, é muito bonito e vale a pena ser assistido.

 

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s