Xadrez Dominical – Ano Novo

Caros leitores,

Hoje, Domingo, dia cinco de Janeiro de 2014, o Xadrez Verbal volta de recesso. E vai voltar renovado e com algumas boas novidades, fiquem sintonizados. Amanhã farei uma breve recapitulação e um apanhado geral do ano de 2013 aqui no blog; a partir daí, força total aqui no espaço.

Para simbolizar essa primeira virada de ano do Xadrez Verbal e o início desta nova fase, nada mais apropriado que um Xadrez Dominical sobre o Ano Novo.

Agora, por que raios de motivo o Ano Novo é no dia Primeiro de Janeiro? Ao contrário da maioria das datas comemorativas, o Ano Novo não tem uma razão astronômica ou climática, é uma data “arbitrária”, cuja origem está na celebração do deus romano Jano, ou Janus, que simbolizada portas, passagens e transições no tempo. Seu nome está na origem do nome do mês de Janeiro. Jano tinha duas cabeças, uma que contempla o passado, outra que está virada para o futuro. O simbolismo do atual Ano Novo está presente aí.

Dracma de prata romano datado de 225-12 a.C.  Fonte: Projeto VRoma

Perfil de Janus em um dracma de prata romano datado de 225-12 a.C.
Fonte: Projeto VRoma

Após a cristianização da Europa ocidental, o Ano Novo era habitualmente celebrado em Março, no Equinócio de Verão. Com o calendário gregoriano, estabelecido no final do século XVI, houve o resgate do Ano Novo em Janeiro, em seu primeiro dia, e é assim desde então em quase todo o mundo, com exceção de alguns calendários religiosos (por exemplo, no calendário hebraico, que é lunar, estamos no ano 5774, e o ano de 5775 irá começar em 24 de Setembro).

Como primeiro dia do ano, Primeiro de Janeiro é frequentemente uma data inaugural de políticas ou de novos ciclos. Os Presidentes brasileiros assumem o cargo nesse dia. Foi em um Primeiro de Janeiro, por exemplo, que a Proclamação de Emancipação de Abraham Lincoln entrou em vigor, libertando os escravos dos estados em rebelião contra a União, em 1863, que pode ser vista, e lida, na íntegra aqui e nesse dia que o programa de eugenia começou a ser executado de forma sistemática na Alemanha Nazista, em 1934. Sobre esse tema, recomendo o excelente documentário Arquitetura da Destruição, de Peter Cohen, que você pode ver na íntegra abaixo.

Foi também num Primeiro de Janeiro que a Revolução Cubana chegou ao sucesso final, após a fuga de Fulgêncio Batista de Cuba durante a festa de Réveillon, pano de fundo (e com uma cena memorável durante a infame festa) do filmaço Poderoso Chefão – Parte II, indicado a onze Oscars, vencendo seis, inclusive Melhor Filme. Finalmente, é o dia que a Rússia contemporânea se formou, após a dissolução da URSS, em 1992, sob a liderança de Boris Yeltsin (brevemente abordado aqui no blog) e em que o Euro foi estabelecido, em 1999 e em 2002.

Uma tradição do dia Primeiro de Janeiro, presente em noticiários, programas de televisão e na cultura popular, é a referência aos bebês nascidos no dia, especialmente os primeiros nascidos no ano ou em determinado local. Alguns personagens históricos e personalidades nascidas no dia são o Papa Alexandre VI, nascido Rodrigo Bórgia em 1431, um dos mais, se não o mais, infames Papas da História; teria feito orgias em pleno Vaticano e tido um caso incestuoso com a própria filha, Lucrécia. É tradição não escrita que um novo Papa não pode assumir dois nomes: Pedro II, pois tomar o nome de Pedro, fundador da Igreja e apóstolo de Jesus, seria um sinal de arrogância, e Alexandre VII, pois tomar o nome de Alexandre VI seria demonstração de corrupção moral e desrespeito. A série Os Bórgia, com Jeremy Irons no papel do Papa, recém-cancelada, é excelente e recomendo. Também recomendo a série em quadrinhos Bórgia, em quatro volumes, de Jodorowsky, com desenho do mestre do erotismo Milo Manara, editada no Brasil pela Conrad. Ambas as recomendações são apenas para maiores.

borgia

Em 1863, nasceu Pierre de Coubertin, patrono das Olimpíadas modernas e “pai do Espírito Olímpico”; a Medalha para “espírito esportivo excepcional” leva seu nome e o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima a recebeu em 2004, por ter completado a maratona mesmo após ter sido atropelado por um padre irlandês maluco quando liderava a prova de maior prestígio olímpico.

medalhaEm 1887, nasceu Wilhelm Canaris, chefe de inteligência alemão durante o Terceiro Reich e antinazista, executado por seu suposto envolvimento na conspiração de 20 de Julho para assassinar Hitler; Canaris não esteve envolvido pois já estava preso, já que sua resistência ao nazismo vinha de longa data. Ele é o personagem título do filme de 1954 Canaris, um dos primeiros filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que retratou alemães como protagonistas. Também está presente no livro, e no filme derivado, A Águia Pousou. Outro oficial de inteligência nascido no dia, em 1895, foi John Edgar Hoover, chefe do FBI por 48 anos, interpretado por Leonardo DiCaprio no filme J. Edgar, de 2011, dirigido por Clint Eastwood.

Finalmente, dois esportistas brasileiros nasceram no dia: Roberto Rivelino, a Patada Atômica, campeão do mundo em 1970 com a seleção brasileira, no que talvez seja o maior time de futebol de todos os tempos, e Tiago Splitter, pivô da seleção brasileira de basquete e jogador do San Antonio Spurs, da NBA (que deslocou o ombro esses dias, pena). O dia também é data de algumas mortes marcantes, embora não seja um dia comumente associado a fatos negativos. Destaco uma, do ator cuja carreira de quase sessenta anos incluiu alguns dos vilões mais memoráveis do período preto-e-branco da televisão e do cinema: Cesar Romero, eternizado como o Coringa do seriado Batman de Adam West (aquele em que os socos eram seguidos de um efeito animado de soc, tow, poff).

joker

Para encerrar, mais algumas referências culturais sobre o Ano Novo. O conhecido desenho Feliz Ano Novo, Charlie Brown, o primeiro grande hit da banda U2, New Year´s Day, sobre o Movimento Solidariedade polonês, e o livro Ano 1000 ano 2000, editado pela Unesp, organizado pelo historiador francês Georges Duby, sobre as histerias coletivas nas viradas do milênio da Era Cristã.

Um ótimo 2014 para todos os leitores, ocasionais ou fiéis, e um ótimo 2014 para o Xadrez Verbal!

A_KldGLCQAAMsR0.jpg large

Gostaram? Não gostaram? Mais dicas? Comente.

*****

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s