Xadrez Dominical – Saddam Hussein

Caros leitores,

As últimas semanas tem sido de muita correria, por isso o pouco movimento aqui. Peço desculpas e tentarei remediar em breve. Sexta-feira, dia treze de Dezembro, foi o aniversário de dez anos (o tempo passa) da captura de Saddam Hussein, após a invasão ilegal do Iraque pelos EUA e seus aliados. Três anos depois, ele seria julgado e executado, por enforcamento, devido aos crimes de sua ditadura. Tais crimes são inegáveis, tanto dentro quanto fora das fronteiras iraquianas, mas isso não justifica a operação militar que encerrou seu governo, ocupou o Iraque e o executou. De qualquer forma, Saddam Hussein foi, por mais de duas décadas, o líder iraquiano e um dos líderes globais de maior proeminência, presente no imaginário popular em diversas formas, então, o tema do Xadrez Dominical de hoje é Saddam Hussein.

Saddam Hussein em seu  julgamento Foto: AP/David Furst

Saddam Hussein em seu julgamento
Foto: AP/David Furst

Primeiro, recomendo uma minissérie, coproduzida entre HBO e BBC, chamada House of Saddam. Você pode assistir todos os episódios, em inglês, no Youtube.

Filmes. São vários os filmes que tratam de episódios ligados de forma direta ou indireta ao regime de Saddam. Soldado Anônimo é um filme, subestimado, sobre a Guerra do Golfo de 1991, do ponto de vista de um soldado dos EUA, e mostra um pouco da perspectiva do soldado comum sobre a guerra, o Iraque e Saddam. Guerra ao Terror, superestimado, vencedor de seis Oscar, inclusive Melhor Filme, é um filme sobre operações antiterror na Guerra do Iraque, de 2003. Finalmente, Zona Verde é meu preferido. Com cenas de ação e centrado em um sargento de operações especiais dos EUA, interpretado por Matt Damon, o filme aborda diversos aspectos da guerra de 2003, como a mentira das armas de destruição em massa, o funcionamento do Estado iraquiano, a perseguição ao alto comando do país (como o próprio Saddam, a carta mais valiosa do baralho), o partido Baath. É um bom filme e eu recomendo.

Como eu disse na introdução, Saddam Hussein é uma figura presente no imaginário popular de diversas formas. Inclusive satirizado e em comédias. Em Top Gang – Ases Muito Loucos, Saddam é o vilão do filme-besteirol que estrela Charlie Sheen, em uma paródia de diversos filmes do fim dos anos 1980, começo de 1990, como Top Gun e Rambo. Saddam também é o vilão do filme do desenho South Park, em que ele é casado com Satã (é, você leu direito).

Documentários. Intencionalmente, não citarei documentários por aqui. O motivo? A grande maioria dos que já assisti são totalmente sensacionalistas ou enviesados. Para não dizer que não falei de nenhum, um documentário, dublado, do Discovery Civilization sobre o julgamento de Saddam; o programa é basicamente uma narrativa linear, ou seja, vale para ficar a par dos fatos.

Livros. Não conheço muitos livros sobre Saddam, a maioria sendo biografias de ex-combatentes, essas coisas. Mas uma dica legal de livro é Rede de Intrigas, do jornalista Roberto Lopes, que trata da indústria armamentista brasileira nas décadas de 1970 e 1980, que tinha um grande parceiro em Saddam Hussein e seu governo. Outra dica legal é Queda de Bagdá, um diário de um jornalista que cobriu os últimos dias do governo de Saddam, e fala do cotidiano na cidade em meio à guerra.

Finalmente, caso queira assistir a execução de Saddam Hussein, o vídeo na íntegra está aqui; deixo claro que é um vídeo com cenas fortes. E você pode ler, em inglês, a carta-testamento de Saddam, no site do partido Baath, que ainda está no ar.

Gostaram? Não gostaram? Mais dicas? Comente.

*****

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s