Xadrez Dominical (19) – Dia do Aviador

Caros leitores,

Domingo, dia da tradicional coluna com dicas culturais sobre um tema. As opções da semana eram diversas, e escolhi o Dia do Aviador, celebrado no dia 23 de Outubro, dia em que Santos Dumont realizou o primeiro voo com o seu “mais pesado que o ar”, como tema do post de hoje.

Como a data se refere ao Santos Dumont e seu pioneirismo, escolhi os livros e documentários aqui presentes seguindo dois critérios; primeiro, tratarem de inovadores em suas áreas; segundo, restringi o post à aviação brasileira.

Vamos lá, documentários.

Santos Dumont – O Homem Pode Voar, de Nelson Hoineff, é um documentário de 2006, produzido para celebrar o centenário do voo do 14-bis. Trouxe imagens inéditas na época de seu lançamento.

O segundo documentário é Panair do Brasil – Uma história de glamour e conspiração, produzido pelo Canal Brasil, que conta a história da pioneira companhia de aviação nacional e seu sepultamento durante a ditadura militar. Inclusive, o caso está na Comissão Nacional da Verdade.

Outro documentário sobre Santos Dumont é Asas da Loucura, produzido pelo canal GNT. O documentário é baseado na biografia best seller, de mesmo título, de Santos Dumont, atualmente editada em versão de bolso pela Ponto de Leitura.

Falando em biografias, a Editora Planeta publica a biografia de Casimiro Montenegro Filho, marechal-do-ar e pioneiro das instituições aeronáuticas brasileiras, como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica e a própria Força Aérea. Outra biografia é Ada, da C&R Editorial, sobre a vida de Ada Rogato, pioneira da aviação feminina brasileira. Finalmente, pela Adler Editora, Alberto Santos-Dumont, O Pai da Aviação é um livro focado não na vida, mas nas invenções de Santos Dumont. As duas últimas editoras são especializadas em obras de aviação, e recomendo visitar os catálogos, com obras muito interessantes que extrapolam o tema desse post.

Infelizmente, parte da história da aviação, e o Brasil não foge à regra, é marcada por acidentes trágicos. Uma série do Discovery Channel, chamada Catástrofes Aéreas, propõe revisitar e investigar tais acidentes, com muitos episódios nacionais, como o do acidente do Fokker-100 da TAM em 1996, que marcou minha infância. Você pode assistir vários desses documentários neste canal do Youtube. Se seu interesse é a leitura do tema, as obras Caixa-Preta e Perda Total, ambas de Ivan Sant`Anna, são vitais e essenciais.

Gostou? Não gostou? Tem mais dicas? Comente!

*****

O tema, obviamente, não se esgota nessas sugestões. Em 2006, em preparação para os comemorativos do centenário do voo de Santos Dumont, visitei o restauro do hidroavião Jahú, na oficina da Helipark, em que João Ribeiro de Barros fez a primeira travessia atlântica por um brasileiro. Visitei também o acervo da Fundação Santos Dumont, que conta, dentre outras coisas, com um T-6 pilotado pelo lendário Coronel Braga, da “Esquadrilha da Fumaça”. São outros aspectos importantíssimos da história da aviação nacional, mas que não achei, por exemplo, documentários de longa metragem; mas, fica a dica para o leitor.

*****

Parte do assunto já foi tratado aqui no blog, no post sobre Rui Moreira Lima.

*****

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s