Xadrez Dominical (10) – Sérgio Vieira de Mello

Caros leitores

Antes de tudo, um pedido de desculpas e uma explicação. Alguns (não muitos) de vocês notaram que, na última semana, não postei nada. Nem avisei. Primeiro, deveria ter avisado, peço desculpas. Segundo, não escrevi por motivos pessoais e de horários, tive uma semana carregada em certos aspectos. O blog não foi abandonado, garanto isso.

A última segunda-feira, dia 19 de Agosto, marcou a primeira década do atentado ao Hotel Canal, em Bagdá, que feriu mais de cem pessoas e matou 22, incluindo Sérgio Vieira de Mello, brasileiro diplomata humanitário das Nações Unidas.

500sergio

Muito foi dito, se diz e ainda será dito sobre Sérgio Vieira de Mello. Pessoalmente, o tenho como exemplo, em diversos aspectos, e uma influência muito grande. Sua morte foi, pra mim, daqueles momentos que você se lembra exatamente onde estava e o quê estava fazendo. Por isso, não poderia haver outra escolha para o tema de hoje.

Recomendo dois livros sobre Sérgio Vieira de Mello. O primeiro é da diplomata e professora Samantha Power, atual representante dos EUA nas Nações Unidas. Chasing the Flame: Sergio Vieira de Mello and the Fight to Save the World, publicado no Brasil pela Companhia das Letras como O Homem que queria salvar o Mundo – Uma biografia de Sergio Vieira de Mello. É uma biografia ricamente detalhada, centrada na atuação de Vieira de Mello, além de “pincelar” sua vida pessoal.

O outro livro é Sergio Vieira de Mello, pensamento e memória, organizado por Jacques Marcovitch, publicado pela Edusp, que tem um site especial para o tema muito interessante. O livro é uma coletânea de artigos e discursos de Vieira de Mello, comentados e “resenhados” por acadêmicos, jornalistas e diplomatas; ou seja, não é uma biografia, é um livro para entender o pensamento e a obra.

O livro de Samantha Power foi base para o documentário Sergio, parceria da HBO com a BBC. Você pode assistir o documentário, na íntegra e no idioma original, aqui. O link abaixo é para o documentário, também na íntegra, mas dublado.

Outro documentário sobre Vieira de Mello é A caminho de Bagdá, dirigido por Simone Duarte. O vídeo abaixo contém o documentário na íntegra, e podem ser ativadas as legendas em português, totalmente funcionais.

Um post curto, com apenas quatro dicas, mas considero as quatro muito boas e de fácil acesso, plenamente realizáveis. E, como já disse em outros posts, os livros da Edusp podem ser adquiridos, no fim do ano letivo, pela metade do preço na Feira do Livro da USP, caso o leitor não tenha pressa.

Espero que tenham gostado e, novamente, peço desculpas pela ausência.

*****

Acompanhe o blog no Facebook e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita.

Anúncios

5 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s