Xadrez Dominical (3) – Iugoslávia

Caros leitores

Como não podia deixar de ser, o Xadrez Dominical dessa semana será de dicas de filmes e documentários sobre o fim da Iugoslávia.

Primeiro, documentários.

O “The Death of Yugoslavia” é uma série da BBC, de seis partes, cada uma de aproximadamente uma hora. Cobre todos os aspectos, políticos, militares e éticos. Recomendo bastante pois é uma abordagem completa do tema. Aqui, a parte um.

Legendas podem ser encontradas aqui.

Agora, dois documentários muito bons, mas que devem ser vistos com senso crítico. Ambos do jovem sérvio-canadense Boris Malagurski. O primeiro é curto, “Kosovo: Can You Imagine?” (Kosovo: você poderia imaginar?), sobre a expulsão dos sérvios de Kosovo.


O outro é mais longo, “The Weight of Chains” (O peso das correntes), sobre os ataques da OTAN à Sérvia, em 1999, que enfraqueceram a economia local e facilitaram a entrada do capital estrangeiro.

Agora, por qual motivo digo para assistir com o senso crítico bem ligado? Pois eles são de um único ponto de vista, a perspectiva sérvia. O que é muito válido, já que na maioria das obras do grande circuito eles são meros “vilões”, e devemos sempre analisar todas as perspectivas. Porém, uma certa dose de exagero ou distorção é presente.

Agora, aos filmes. Recomendarei alguns mais desconhecidos sobre o tema, fugindo de filmes hollywoodianos ou que envolvem grandes nomes, como Angelina Jolie.

Primeiro, “Shot Through the Heart”, um filme feito pra TV da HBO. Seria um filme como outro qualquer, até você saber que se trata de uma história real, de amigos separados por uma guerra civil.

“Terra de Ninguém” é um filme Bósnio de 2001, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, sobre dois soldados, um bósnio muçulmano e um bósnio-sérvio, que se encontram sozinhos fora de suas linhas de frente. Também faz um retrato crítico das forças de paz da ONU.

terra-de-ninguem-dvd-guerra-bosnia-servia-onu-oscar-filme_MLB-O-3202437370_092012

“Grbavica” é um filme bósnio de 2006, que retrata a vida de uma menina na Sarajevo atual e lida com o tema do estupro de guerra.

E, finalmente, outro documentário. Deixei este por último pois é bem especial e, além disso, obrigatório. O documentário trata sobre o grande time de basquete da Iugoslávia, como ele foi dissolvido com a guerra e, especialmente, como as amizades e relacionamentos foram destruídas. O protagonista do filme é o ex-jogador iugoslavo-sérvio Vlade Divac (que também aparece em “Weight of the Chains”), que fala sobre sua amizade e o fim dela com o jogador iugoslavo-croata Drazen Petrovic, que morreu em um acidente de carro antes que eles pudessem se reconciliar. Enfim, assistam.

*****

Sei que a maioria (todos?) os links que postei estão em inglês. Buscando na internet, ou em servidores de torrent, todos são fáceis de encontrar para download e também são possíveis de encontrar as legendas em português. Não coloquei todos os links aqui para não poluir e também pois vai da preferência pessoal de cada um. Se você não consegue assistir em inglês, não se preocupe, é fácil de achar.

*****

Acompanhe o blog no Facebook e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação.

Anúncios

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s