Xadrez Dominical (2) – Mandela e o fim da Guerra da Fria

Amigos

Segundo post da sessão Xadrez Dominical. O tema de hoje resgata o post Mandela e os homens que fundaram um novo mundo, com algumas dicas de filmes sobre Mandela e o período do fim da Guerra da Fria.

Primeira dica é um filme bem conhecido. Invictus, de 2009, dirigido por Clint Eastwood, estrelando Morgan Freeman como Mandela. Passa-se durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995, o primeiro grande evento esportivo da África do Sul pós-Apartheid e a necessidade de superar as barreiras raciais que ficam explícitas perante o mundo.

O título do filme vem do poema Invictus, de William Ernest Henley, que você pode ouvir ser declamado por Alan Bates. Segundo o filme, o poema seria um fator de ânimo para Mandela em seu período na prisão.

Segunda dica de filme sobre o tema é Mandela – A luta pela liberdade (Goodbye Bafana), baseado nas memórias do carcereiro de Nelson Mandela. Com Joseph Fiennes, esse é um filme polêmico, já que muito do que está ali foi classificado como falso, invenções do carcereiro. As acusações foram feitas pelo biógrafo de Mandela, Anthony Sampson.

No mesmo período, mas mudando o tema, o blogueiro recomenda bastante o filme Kolya (que no Brasil recebeu o complemento “Uma história de amor”. Viva as traduções brasileiras). É um filme tcheco, de 1996, sobre Louka, um músico de Praga que vive com um menino russo, filho de uma mulher que casou com Louka apenas para conseguir fugir da União Soviética. Recebeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mistura drama, romance e humor.

Um filme obrigatório sobre o período, daqueles que é impossível de ser classificado por gênero, com comédia, drama, humor negro, etc. Adeus Lênin, filme alemão de 2003. O blogueiro não irá falar muito sobre ele, não é necessário. Termine de ler o post e vá assistir, para descobrir que a Coca-Cola é uma bebida socialista.

Finalmente, um drama de guerra. O 9º Pelotão (9th Company, no original) é uma produção de 2005, numa parceria entre russos, ucranianos e finlandeses. Baseado em fatos reais, retrata a última grande ofensiva soviética na Guerra do Afeganistão (1979-1988) e a cabeça dos jovens que participaram da guerra que contribuiu, e muito, para o fim da União Soviética.

Espero que gostem das dicas. Agora, vá assistir aos filmes. Começando por Adeus Lênin. Prometo que não vai se arrepender.

Lênin dando adeus

Lênin dando adeus

*****

Acompanhe o blog no Facebook e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s