Xadrez Verbal Podcast #442 – Muita América Latina!
Eleições no Chile, COP no Brasil, referendos no Equador, tensão no Caribe e protestos no México! É muita América Latina, que só o Xadrez Verbal explica para você. Também vamos ao Oriente Médio e repercutimos as últimas dos EUA, como os emails de Jeffrey Epstein, incluindo aquele que você está pensando. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Aproveite a Black November da Alura!
Use o cupom XADREZVERBAL na Academia Guhan de Mandarim!
Campanha e comunicado sobre nosso amigo Pirulla

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:04:35 – Giro de Notícias #01
- 00:24:55 – Coluna Aberta: Oriente Médio
- 01:01:00 – Efemérides: A Semana na História
- 01:06:45 – Match: Bacia do Atlântico Norte
- 02:14:35 – Xeque: América Latina
- 03:35:40 – Gambito da Dama: COP30
- 03:46:20 – Giro de Notícias #02
- 03:57:55 – Peões da Semana
- 04:00:00 – Sétimo Selo
- 04:10:10 – Música de Encerramento
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Filipe, quando você falou no curso de RI, lembrei que, recentemente, uma moça de 25 anos, formada em Direito pela URCA – Universidade Regional do Cariri, no Crato, Ceará, foi aprovada no concurso do CACD. Além de ser formada numa universidade pública, foi aprovada pela cotas raciais, isso demonstra que o ensino público, além das cotas, fazem com que, pessoas “desprivilegiadas” – no sentido de, não vir de uma família de posses financeiras – podem galgar diversos caminhos. Por isso, é EXTREMAMENTE necessário o incentivo a educação de qualidade na rede pública.
P.S: É da mesma cidade que vivo, dá muito orgulho isso!
<https://www.dropsitenews.com/p/israeli-spy-yoni-koren-stayed-jeffrey-epstein-apartment-ehud-barak>
Boa tarde! Meu nome é Euller da Silva (padre e estudante do último ano de psicologia) aqui do Mato Grosso. Acabei de fazer a prova do ENADE (23/11). E agradeço a vocês porque consegui responder muitas perguntas por causa das noticias, comentários e análises que trouxeram no podcast. Por exemplo: crise migratória, sistema previdenciário do Chile, crise climática e sobre a repatriação de artefatos culturais e fosseis. Um grande abraço e obrigado pelo excelente trabalho.
O discurso anti-imigração do Chile não é novo. Fui a Santiago pela primeira vez em 2011 e naquela época, os chilenos falavam que a comuna de Quinta Normal é perigosa. Andei por lá de dia e de noite e não vi nada demais. Só muitos imigrantes de Peru e Venezuela.
Passei meu aniversário ano passado no Chile também e todos alertaram sobre o perigo do centro. Fiquei perto do Paris-Londres, fui na “perigosa” Bellavista e foi muito tranquilo.
Olá, meus amados membros do Xadrez Verbal.
Episódio “babado”, com muita informação e responsabilidade! Estou curiosa para os comentários sobre o que aconteceu na visita de Mamdani na casa branca, principalmente, sobre a pergunta relacionada ao fascismo.
Obrigada por mais uma semana de episódios e gostaria de deixar aqui um questionamento: o Filipe se besuntar de azeite, tem algo relacionado a Tonga? Fica ai no ar.
Beijo no coração de todos e até semana que vem. ♥
Seria Maradona a figura Argentina mais conhecida do século passado, até mesmo que certo argentino que até hoje estampa camisas? 😅
Fica o questionamento
O azeite está caro a um tempo, mas acredito que vale a pena, essa aposta eu estou esperando acontecer a alguns anos hahaha
O Brasil não refugiou nazistas, eles fugiram e se esconderam aqui.
Quem refugiou foram Argentina, EUA e Chile.
É diferente refugiar de servir de esconderijo.
Um é voluntário e outro não.
Bom dia, Filipe e Matias!
Alguns comentários sobre a Copa do Mundo de Xadrez que acabou hoje. Foi realizada em Goa, na Índia, e teve o jovem uzbeque Javokhir Sindarov, de 19 anos, como campeão. Em segundo lugar ficou o chinês Wei Yi.
Dois feitos históricos para a América do Sul na competição. A primeira é que o super prodígio argentino, Faustino Oro, que acabou de fazer 12 anos, foi o mais jovem da história a se classificar pra uma Copa do Mundo e fez muito bonito. Na primeira fase eliminou o top 2 da Croácia e na segunda fase foi eliminado nas rodadas de desempates por um dos tops do mundo, o indiano Vidit. Faustino Oro é certamente o terror dos primos, como vocês diriam… Também destaque para José Martinez (peruano que esta jogando pelo México), que entrou como azarão em todas as rodadas e, ainda assim, eliminou vários top players, sendo eliminado apenas nas quartas-de-final (fase 6 de 8 na Copa), pelo Sindarov que viria a ser o campeão. Foi uma das melhores performances sulamericanas de todos os tempos.
Forte abraço!
Na pressa de comentar sobre a final da Copa acabei postando a partir de um login profissional. Aproveito pra fazer um novo comentário: Friedrich Merz está elegível ao posto de novo Michael Scott da UE após a série de comentários desastrados? Como uma repórter da DW falou, ele escorrega em tantas cascas de banana que já deve levar uma no bolso pra garantir a escorregada.
Olá pessoal!
Gostaria de utilizar este espaço para deixar meus agradecimentos à Sylvia, mesmo que ela não faça mais parte do programa de forma regular. Uma matéria que ela escreveu para a Folha de São Paulo sobre El Salvador me ajudou a escrever uma parte do meu TCC.
Episódio do XV com citação ao BEZUNTADÃO DE TONGA é sempre um acontecimento! hahaha
olá Filipe e Mathias! Minha contribuição com a brincadeira dos ônibus: 443 jd Adriana (guarulhos) – metro Penha. Nos longínquos 1996 eu tinha um crush que pegava esta linha. Quando voltava da aula de inglês aos sábados ficávamos nos olhando, mas nunca deu tempo pra conversamos. Bjs meninos o trabalho de vocês é maravilhoso!!!! Bjs pra Vivian tb