Xadrez Verbal Podcast #426 – Trump truca, Lula retruca
Trump mandou carta para Lula ameaçando com tarifas e vamos debater e repercutir tudo o que você precisa saber sobre isso, incluindo uma conversa diferente com a professora Vivian Almeida. Também analisamos a cúpula dos BRICS e damos um giro pela bacia do Pacífico. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
Aprenda tecnologia com a Alura com nosso desconto!
Campanha e comunicado sobre nosso amigo Pirulla

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:03:35 – Giro de Notícias #01
- 00:26:15 – Coluna Aberta: Cúpula dos BRICS
- 01:12:55 – Efemérides: A Semana na História
- 01:19:55 – Match: Bacia do Pacífico
- 02:08:15 – Xeque: América Latina
- 03:39:50 – Gambito da Dama: tarifaço do Trump
- 04:21:55 – Giro de Notícias #02
- 04:37:35 – Peões da Semana
- 04:38:45 – Sétimo Selo
- 04:48:35 – Música de encerramento
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

O “Xeque” está na minutagem 02:08:14.
Bom dia Filipe e Matias.
Em francês, “caixa 2” é “caisse oculte”
OBS, sou francês de Lyon, casado com uma brasileira e ouvinte do xadrez verbal desde 2020 🙂
Meu avô Acelino era torcedor fiel do Rio Grande!
Olá, Xadrez Verbal!
Meu coração apertou com a Vivian falando como sentia falta de conversar com alguém durante o bloco dela, tadinha! Deixar aqui um beijão para ela, que já me ajudou em várias provas sem saber! Já que no curso de RI, a parte econômica não é meu forte.
Obrigada pelo episódio e por favor, continuem com essas referências maravilhosas de sempre!
Bom dia Filipe e Matias
Me chamo Deivid Oliveira, digito aqui de Itaberaba na Bahia, escuto vocês a pelo menos uns 5 anos e vocês são a trilha sonora das minhas faxinas, de meus treinos e de meus sabados ociosos!
Escrevo esse recado pedindo encarecidamente que vocês vejam a caixa de entrada do email do Xadrez, mandei um email pra vocês no dia 03 de Julho. É um email de agradecimento, no qual descorro melhor o assunto lá.
Abraços!!
Fala Felipe e Matias. Semana passada assisti aquele filme Incêndios do Villeneuve, que fala da guerra civil no Líbano fiquei transtornado e ávido por saber mais da história, comecei a ouvir os eps retroativos que falam sobre a temática e queria saber se você poderia indicar algum livro e conteúdos sobre, abraço!
Caros Filipe e Matias,
Escuto e sou fã de vocês desde que entrei na Faculdade de Economia da UFRGS em 2015. Apesar de curtir muito o trabalho de vocês, nunca comentei o programa e achava que meu primeiro comentário seria quando chegasse o número do meu ônibus favorito.
Contudo, acho necessário comentar a opinião do Filipe sobre a “Taxa das Blusinhas”. Entendo que seu comentário foi no sentido de acenar e se aproximar do mercado chinês/asiático, algo que acho extremamente válido e louvável. No entanto, a situação da “Taxa das Blusinhas” atual é um absurdo e deveria haver mais imposto e não menos.
A “Taxa das Blusinhas” (oficialmente o Regime de Tributação Simplificada (RTS), enviada pelo Programa Remessa Conforme) surgiu, pois diversas empresas estrangeiras estavam evadindo da tributação vendo seus produtos on-line e enviando por remessas via pessoa física. Assim conseguiam entrar com imposto zero.
Após a implementação do Remessa Conforme, esse tipo de remessa passou a ser taxado por no mínimo 20%, mas pense no que isso significa, o varejista tradicional brasileiro, ao importar um produto chinês, tem de pagar PIS e Cofins importação além do Imposto de Importação, que somados chegam 47,55% no varejo de roupas (cada setor tem suas alíquotas, mas todas cima do RTS). Ou seja, estamos cobrando menos impostos para o varejista estrangeiro do que do varejista nacional.
Em um exemplo prático, as Lojas Renner pagam 47,55% de impostos, enquanto a Shein paga 20%. O cenário fica ainda mais agravado quando aplicamos o ICMS.
A solução ótima desse problema para o consumidor seria diminuir a tributação sobre o varejista nacional, fazendo todo mundo pagar os 20%; uma outra possível solução, para que se tenha justiça e isonomia tributária, era aumentar a “Taxa das Blusinhas”, uma vez que eu duvido que alguém consiga baixar impostos.
Muito obrigado pelo trabalho de qualidade de sempre e tomara que o Matias volte a discotecar em Porto Alegre, pois a última vez que ele veio eu não estava. Senão vou ter que esbarrar com ele num Inter x São Paulo no Beira-Rio.
Forte Abraço,
Acompanho esse programa há bons 5 anos, hoje me sinto credenciado para comentar uma constatação.
Quando o Bolsonaro venceu a eleição, ele foi chamado (e se auto-intitulou) de Trump Brasileiro.
Hoje, nesse segundo mandato Trump, já podemos chamar o mandatário dos EUA de Bolsonaro americano?
Saudações à Sylvia, à Vivian, ao FElipe e ao Mathias
Olá Filipe e Matias, eu me chamo Lucas Felipe, venho comentar que o XV vai chegar num numero muito importante para mim e a minha esposa a Gabs. Não acredito em numerologia e tudo mais, mas o numero 427 está sempre envolvido em coincidências na nossas vidas.
Alguns exemplos são: quando minha esposa sofreu um acidente de carro e bateu na exata placa de km 427, ou nossas filhas nascendo as 4:27 minutos da tarde, com alguns anos e uns meses de diferença, então mesmo não acreditando em números cabalísticos e tals, esse numero sempre esteve em coincidências importantes da nossa vida.
Uma grande abraço e que Deus abençoe vocês, vida longa ao Xadrez Verbal.
Na minutagem 2h42 achei que substituíram o Filipe pelo Renan do Choque de Cultura qdo soltou um “passa para o seu querido Chile, aproveitando o assunto: Cobre!”
Salve Filipe e Matias.
Viram que a pergunta do Milhão em “Quem quer ser um Milionário” deste domingo, foi o nome do autor do gol decisivo na final da copa de 1950, que vocês comentaram no último programa?
Uma curiosidade, Alcides Ghiggia faleceu no dia que a partida completava 65 anos.
Saudações, Filipe e Mathias!
Apesar de não ser torcedor do Rio Grande, uma vez que sou Imortal Tricolor em todo e qualquer contexto, sem espaço para qualquer exceção, sou vizinho do clube aqui no bairro do Trevo.
Escrevo também para enviar as felicitações pela passagem, no próximo dia 20, dos 9 anos da minha filha Laura (Lalá), colecionadora de camisas do Grêmio, esporádica ouvinte involuntária, razão do nosso orgulho e de nossa alegria.
Saudações, Filipe e Mathias!!
Sobre o impacto das enchentes no Texas, elas foram sim uma decisão política, mas não somente do governo do Texas mas do próprio Kerr County.
Em 2021 o condado recebeu 10 milhões de dólares do governo Biden e usou para coisas mais importantes como aumentar o salário do Xerife e investir em sistemas de comunicação para a a Polícia.
A NBC tem um link detalhado disso
https://www.nbcdfw.com/news/local/texas-news/heres-what-happened-in-kerr-county-meeting-now-under-flood-scrutiny/3885170/
Saudações Filipe e Matias, excelente programa, como sempre! Eu uso o Xadrez Verbal como medida de produtividade, já que sempre ouço quando estou no ateliê trabalhando com minhas madeiras. Como é o 1o podcast que eu escuto na semana, se consegui ouvir o EP no máximo até terça feira, sei que produzi bastante. Quando levo a semana toda pra ouvir ou acumula, sinto que o trabalho não rendeu xD
Em tempo, gostaria de pedir um salve pelo meu aniversário, que foi dia 08/07. Desde 2020 eu peço um parabéns e vocês sempre foram muito gentis e atenderam, já virou uma tradição de aniversário. ^^
Muitíssimo agradecida ^^
Saudações, Saudações, Filipe e Mathias!
Escuto vocês desde o episódio #10 de meados de 2015 após a participação do Filipe no Nerdcast de Stalingrado. Peço um abraço e um “boa sorte” para os CACDistas que irão pro abate nesse domingo, Obrigado.
Saudações Xadrez Verbal!
É a primeira vez que escrevo, desde que comecei a ouvi-los, há três anos.
Um comentário sobre as empresas americanas que querem entrar na área da saúde privada no Brasil. Já houve uma tentativa, que fracassou: em meados de 2007/2008 a United Health Group comprou parte da AMIL, uma operadora de plano de saúde e rede ambulatorio-hospitalar já mais de 7 décadas consolidada no Brasil, mas em janeiro/2024 vendeu toda a sua participação para um investidor brasileiro, que já é do ramo.
Motivo da saída: o mercado regulatório e o judiciário brasileiro é muito “prejudicial” pra finanças, seguindo a “lógica” de fazer negócio pelas seguradoras de saúde americanas. Lá a regulação é muito frágil para os consumidores americanos quando comparado ao Brasil.
Fonte: https://www.gov.br/cade/pt-br/assuntos/noticias/cade-aprova-venda-da-amil-pelo-united-health-group
Apertem os cintos, o Xadrez Verbal vai entrar mais uma semana de recesso. Façam as apostas de onde a terceira guerra mundial vai começar!!