Xadrez Verbal Podcast #412 – Armênios em Jerusalém e Trump

Trazemos uma entrevista com Kegham Balian, da organização Save the Armenian Quarter, gravada em Jerusalém, sobre um dos locais mais sagrados do mundo. Comentamos a posse do novo presidente uruguaio e outras notícias de nossa quebrada latino-americana. Vamos até o encontro de Trump e Zelensky e o que isso representou para a Europa. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Clique aqui caso queira contribuir com o movimento Save the ArQ!

E esse programa tem o apoio da Alura!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Em breve

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

00:05:45 – Giro de Notícias #01
00:34:50 – Coluna Aberta: Armênios em Jerusalém, entrevista com Kegham Balian
01:10:20 – Efemérides: A Semana na História
01:17:50 – Match: América Latina
01:51:50 – Xeque: Bacia do Atlântico Norte
02:47:30 – Gambito da Dama: tarifas dos EUA e investimentos em segurança na Europa
02:57:30 – Giro de Notícias #02
03:14:05 – Peões da Semana
03:17:00 – Sétimo Selo
03:24:10 – Música de Encerramento

Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

 

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

21 Comentários

  • José Leonardo Ferreira
    Avatar de José Leonardo Ferreira

    Como assim menos de 3 horas e meia de podcast, o que tá acontecendo? O Xadrez tá perdendo a essência. Eu e o Pirula certamente estamos decepcionados.

    Brincadeira gente. Queria agradecer vocês, pois, o Xadrez me ajudou demais nas aulas de Políticas de Estado na faculdade Pedagogia (UFPE) e também, nos debates no barzinho com os amigos.

  • Avatar de Rafael botelho

    Filipe/Matias, estou em Seoul e hoje (08/03) foi um dia intenso de protestos, tanto a favor do ex-presidente quanto contrário. Participei por mais tempo do protesto a favor da democracia e posso dizer que era pelo menos 3 vezes maior do que o a favor do ex-presidente. Sobre as pessoas, diria que é muito similar ao fenômeno visto no Brasil.
    Me ocorreu algo, que por estar no protesto a favor da democracia me entregaram um placa com alguns dizeres contra o presidente. Mantive ele para guardar de recordação e ao retornar pro hotel, um casal de idosos me parou para me chamar de comunista porque segurava a placa. Expliquei que não era daqui e não entendia bem o que estava escrito. Mesmo assim foram momentos de desconforto.
    No mais, até a parte que acompanhei foram bem pacíficos

    • Avatar de Rafael Botelho

      (continuando) pacíficos os protestos.
      Do lado dos democratas uma coisa que reparei foi que o nome do ex-presidente Lee Jae-myung era o mais presente nas bandeiras e adesivos. Durante os discursos, o dele foi um dos mais aplaudidos.
      Grande abraço.

  • Avatar de Felipe Tessarolo

    Olá Filipe e Matias! Acompanho vocês todas as semanas aqui de Towcester, Inglaterra. No programa passado, vocês falaram sobre os amigos do futebol na época da universidade, e fiquei curioso: em que posição vocês jogavam?

    A propósito, Towcester tem uma história bem interessante – começou como Lactodurum, um assentamento romano ao longo da antiga via Vicus Britanniarum. Séculos depois, os vikings passaram por aqui deixando sua marca, e, mais tarde, a cidade foi palco de batalhas durante a Guerra Civil Inglesa. Hoje, é um lugar pacato, mas cheio de histórias!

    Abraços e continuem com o ótimo trabalho!

  • Avatar de Anderson Subtil

    O correto é Ligga Arena. A empresa paga 200 milhões para ter seu nome vinculado ao estádio e paulistas ainda não sabem…Paulistas…

    Cadê o Fronteiras????? Sou um órfão do Fronteiras. Tem episódio lá que já escutei três vezes. Agora mesmo estou pesquisando para ilustrar um livro sobre a Guerra na Bósnia e para começar a imersão comecei a escutar novamente o #29, um dos meus preferidos.

  • Avatar de Júlia Prado

    Olá, Xadrez Verbal!

    O meu curto comentário da semana é: sorteia uma fã para acompanhar vocês na Groenlândia! Obrigada!

    Brincadeiras a parte, maravilhoso episódio e culpo vocês por me recordar da situação da sala oval.
    Um beijo para toda a equipe e muito sucesso.

  • Alexandre Joás Heger
    Avatar de Alexandre Joás Heger

    Buenas!!! Acompanho o Xadrez há anos. Sempre bom estar em companhia de pessoas inteligentes. Vivi para escutar o sr. Matias Pinto falar o nome de minha cidade, maravilhosa Venâncio Aires! Obrigado por todos estes anos de informação séria! Vocês são demais. Bj no coração!

  • Eduardo Toffoli Pandini
    Avatar de Eduardo Toffoli Pandini

    Olá Filipe e Matias!

    Sobre história das armas nucleares no Civilization I comentada no programa, ela acontecia quando se jogava especificamente com a civilização indiana. Quando o país adotava a democracia, já na era final do jogo, o nível de agressividade do Mahatma Gandhi se tornava negativo. Isso causava um bug, e como não existia agressividade negativa, o jogo interpretava esse número como uma agressividade de 255, a maior possível. Basicamente, Gandhi virava um cachorro louco que ameaçava todo mundo com armas nucleares. Essa história virou um dos memes mais conhecidos do Civilization e já foi referenciada em outros jogos da franquia.

    Parabéns pelo bom trabalho!

  • Avatar de Luciano Vieira

    Boa tarde queridos Matias e Filipe, apenas gostaria de apontar ao fato de vocês não terem abordado o Oscar de melhor animação pelo filme “Flow”, que foi o primeiro Oscar da Letônia. É um lindo filme que assisti com minha mãe, irmã e primas e quase  todas choraram na sala do cinema.

  • Avatar de rictagu2

    02:19:10 “Talvez eu não devesse usar o termo ‘Eixo’ ao falar da Alemanha”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Avatar de Artur Liberato

    Sobre o estado da guanabara, tenho aqui um exemplar do grande “Manual do Zé Carioca” de 1974, feito um pouco antes da copa do mesmo ano, onde tem uma parte que ele mostra os times com o “GB” na frente , por exemplo America (GB). Mas o ponto alto do manual é a divisão dos grupos da Copa, onde o Grupo 1 está a bandeira da Alemanha Ocidental e Oriental, e no Grupo 2 (do Brasil), temos a Iugoslavia e o Zaire!

  • Avatar de Humberto

    Salve pessoal!

    Programa sensacional como sempre. Sobre a notícia da compra dos portos do Panamá pela Blackrock, apenas um complemento. A mídia repercutiu mais a concessão dos portos do Panamá por conta da evidência que o Trump tem dado pra situação do canal, mas a notícia é maior que isso.

    A Blackrock fechou um consórcio com a MSC-Til (empresa do grupo MSC que toca a divisão de terminais portuários do grupo) pra comprar os ativos da CK Hutchison (empresa de Hong Kong), que é uma das maiores operadoras portuárias do mundo. Essa operação envolve 43 portos ao redor do mundo todo (com exceção de portos chineses) e as concessões ainda devem ser aprovadas caso a caso por cada país envolvido. O próprio CEO da CK Hutchison negou que a compra dos portos do Panamá tenham sido motivadas pelas falas do Trump e disse que o timing é só uma coincidência.

    Não é de hoje que os 3 maiores armadores (MSC, Maersk e CMA-CGM) vem investindo em horitonzalizar a atuação deles nas cadeias logísticas comprando terminais, transportadoras, agentes de carga, etc, mas essa operação deve despontar a MSC como maior operadora portuária do mundo. Eu que trabalho na concorrência já afirmo que não tiro o chapéu para o monopólio kkk.

    https://www.seatrade-maritime.com/ports-logistics/ck-hutchison-in-22-8bn-ports-deal-with-blackrock-and-msc

  • Avatar de João Maia

    Oi Filipe e Matias. Tem algum ep. que vocês falam os nomes de todas as músicas dos blocos do programa? PS: não consigo mais ouvir War Pigs sem lembrar de vocês haha. Abraços!

  • Avatar de Misia

    Atualizem as indicações do setimo selo!!! Sempre entro aqui pra ver e esse ainda nao tem 😭 Só quero lembrar o nome do artigo que o Filipe falou e eu nao anotei

    • Avatar de gregoryrlp

      Olá equipe do XV, a bebida típica do Canadá é o Caesar, que é basicamente um Blood Mary com suco de molusco, soa estranho mas é bem interessante e os canadenses adoram.

      Obrigado por mais um ótimo episódio. Abraços de London, Ontário.

  • Avatar de Fabio Paolini

    Sobre armas nucleares na alemãnha houve um caso nos anos 50 quando a alemanhã ocidental tinha intenção ou de instalar armas nucleares no seu território ou produzi-las (não sei ao certo).
    4Nessa época um grupo de físicos alemães renomados publicaram um manifesto contra essa decisão e por fim foi decidido em não dar continuidade a esta ideia. O manifesto ficou conhecido como
    5″Göttingen Manifesto”. Em seu livro “Der Teil und das Ganze” o físico Werner Heisenber comenta este caso e relata uma discussão travada com o político Konrad Adenauer (que defendia o desenvolvimento nuclear na
    alemãnha) sobre este caso.

  • Avatar de Marcus França

    Não tenho Instagram e saí do X há alguns meses, então não tinha como saber que não teríamos programa nesta semana. Fiquei ontem e hoje aguardando até descobrir que vocês só retornarão na próxima semana. Já estou no aguardo, um abraço.

  • Avatar de Ricardo Berlim

    Lembrei muito do podcast esse final de semana ao participar do #monsterdon (https://wiki.neuromatch.social/Monsterdon) em que assistimos uma pérola do globalismo da década de 70. Um filme italiano, filmado no Canadá, dublado em inglês com legendas em português. O nome desta grande realização do cinema italo-canadense? Yeti: O Gigante do Século 20!
    O filme é terrivel, o que garantiu uma boa diversão nos comentários do mastodon.
    Abraços!

  • Avatar de Henrique Pinheiro

    Dada sua visita à cidade, chegou a vez do DF brilhar:

    A linha de ônibus 413, uma das mais longas do DF, sai do Terminal Rodoviário de do Setor Veredas, em Brazlândia, no extremo Noroeste do quadradim, segue mais de 50 km até o início da Avenida W3 sul, passando por Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Guará, Sudoeste, Setor de Industrias Gráficas (SIG), até retornar para o ponto de partida, totalizando cerca de 115 km percorridos. A passagem custa R$ 5,50, exceto domingos e feriados já que agora temos passe livre para esses dias em Brasília, desde o carnaval.

  • pleasantlysoulde29196cc5
    Avatar de joaovictorpereira14

    Comecei assistir star trek do tanto que um participante do presente podcast indica. Queria dizer que é uma série legal, tem boas discussões em geral, algumas bem “estranhas”, mas gostaria de ressaltar o como hipocrisia irrita. Kirk fica possesso quando alguem interfere nas civilizações, porem ele interfere sempre que pode. Enfim, acho que já foi comentado isso antes, então me junto a vozes e faço coro a eles. ( mas é boa, assistam, mas tem que ir de bom coração)

Deixe um comentário