Xadrez Verbal Podcast #405 – Fim de 2024
Depois de um hiato forçado, encerramos o ano com um programa especial bastante recheado! Tudo o que você precisa saber sobre a queda de Bashar al-Assad na Síria. Uma conversa com o teólogo e historiador André Daniel Reinke sobre Israel e religião. Um giro pela nossa quebrada latino-americana, incluindo o anúncio da nova parceria UE-Mercosul. Tudo sobre as crises e eleições pelo mundo, como a tentativa de autogolpe na Coreia do Sul. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
E esse programa tem o apoio da Alura!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
00:04:05 – Giro de Notícias #01
00:17:25 – Coluna Aberta #01: Israel e religião, com André Daniel Reinke
01:10:20 – Efemérides: A Semana na História
01:20:40 – Coluna Aberta #02: Oriente Médio
02:35:05 – Match: América Latina
04:21:25 – Giro de Notícias #02
04:39:05 – Xeque: Crises governamentais e eleições pelo mundo
05:55:00 – Gambito da Dama: Retrospectiva 2024
06:15:35 – Giro de Notícias #03
06:29:10 – Peões da Semana
06:30:15 – Sétimo Selo
06:36:55 – Música de Encerramento
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

6 horas de episodio, que delicia para escutar no meu voo amanhã. Só gostaria de fazer um comentário (bem atrasado) sobre o episório passado. Sobre a matéria do banimento de crianças e adolecentes de redes sociais, embora essa demografia seja muito sucesstivel aos maleficios das redes acredito que a medida seja pouco mais que tapar o sol com a peneira.
Com o fim do flash, sites e espaços digitais dedicados exclusivamente para crianças e pré-adolecentes, esses grupos entrarão em redes sociais independentemente de legislação. O fim desses espaços e maior uso das redes sociais por esses grupos não é por acaso
Gibram, Gibram , ri do Adalberto e morre …
Mais um ano com Xadrez Verbal!
Episódio maravilhoso, com uma aula de teologia, no qual nunca me atentei ao detalhe do estudo religioso e com a situação geográfica atual.
Um grande beijo para toda a equipe, obrigada por esse ano de informação e carinho, que vocês nos proporciona.
Feliz natal e feliz ano novo à todos!
Estive em Macau em 2015, ainda existem vários letreiros e cartazes pelas ruas em português, mas ninguém fala português por lá. Fiz questão de comer um pastel de Belém por lá 🙂
Estive em Macau em 2015, ainda existem vários letreiros e cartazes pelas ruas em português, mas ninguém fala português por lá. Fiz questão de comer um pastel de Belém por lá 🙂
Ainda vão disponibilizar no YouTube? ouvi os últimos por lá
muito obrigado pelo trabalho de informação que vocês tem feito com este podcast.
Continuarei antenado em vocês nos anos que virão
Fortes Abraços
Ouvindo a efeméride do sistema métrico decimal, lembrei de uma esquete do Saturday Night Live. Pode procurar no YouTube por “Washington’s Dream”
Israel sendo considerado um estado laico na Coluna Aberta? Tem que ver isso aí hein…
Saudações de Ottawa, tio Trudô mandaria lembranças se o Jenga dele não estivesse tão complicado aqui
A história de premiação que não altera a cotação do dólar vai ter que ser revista já já. Qualquer espirro tá alterando cotação do dólar.
Sempre um episódio rico de informações. Parabéns, Xadrez. Eu indicaria a Prof Juliana Cavalcante para complementar a questão religiosa/israelense, por se tratar de uma historiadora que faz análises a partir do método científico, mas que ao mesmo tempo conhece profundamente a teologia. Juliana tem um canal no YouTube que é excelente e que conta com episódios do Boteco da História que traz pesquisadores muito interessantes ao debate. O Miragaya vocês já levaram, e ele é muito qualificado, já fiz cursos com ele. Não sei se levaram o Gherman que é muito top, também historiador e muito coerente em suas pesquisas.Também o Gabriel Mizahim e Karina Calandrin, excelentes. O Prof Bruno Szlak é exímio docente sobre cinema israelense e sua sociedade e costumes. Nesse momento é muito importante entender o que ocorre no Oriente Médio. Gratidão pelo trabalho de vocês.
A efeméride sobre a Rússia me lembrou uma série que assisti recentemente chamada “Adeus Camaradas”. Ela faz um bom apanhado do período soviético de 1975 até a sua queda. Tem bastante coisa interessante. Tem no youtube completo e legendado. https://youtu.be/wSpqnN5erAQ?si=Bf2KHPqvP5crS6xa
Tinha esquecido completamente que o Yeltsyn tinha mandado bombardear o parlamento russo nos anos 90. Os anos 90 foram realmente dificeis para os russos. Faz algum sentido o Putin ser popular e o Gorbachev ser tão odiado por lá depois do que a Rússia passou.
A Coluna Aberta com o André foi muito boa, mas na questão sobre u uso de símbolos judaicos pela IURD eu vejo uma razão mercadologica e não teológica. A IURD eh uma empresa novato no mercado religioso, então se cobre de símbolos da empresa mais antiga do mercado para se conferir legitimidade. A IURD usa esses símbolos pela mesma razão que a hambúrgueres de Um Príncipe em Nova Iorque imita o McDonalds.
A coluna do prof Reinke foi bem rica e me agregou muito, como um não-religioso (e que definitivamente não procura saber o que o Edir Macedo anda fazendo ou vestindo). Claro, com pequenas ressalvas tipo o “Israel estado laico” e “governo brasileiro atual totalmente a favor da Palestina”.
Olá, pessoal, muito obrigado por mais um ano de conhecimento compartilhado. Desejo um ótimo 2025, vocês são minha companhia diária em meus afazeres!
Destaco os comentários do Filipe sobre a situação na Coreia do Sul, já compartilhados em sua ótima participação no podcast “O Assunto”, e que desmistificam uma certa “ilusão” da mídia mainstream sobre a democracia neste país. Na verdade, é uma nação com uma tradição democrática recente e muito problemática, onde parece que suas instituições não acompanharam no mesmo ritmo o forte boom econômico das últimas décadas. Obviamente o permanente estado de guerra, com um forte aparato militar, não contribui para isto.
Saudações!
Filipe, o que aconteceu com o link do catarse? Deixa eu mandar um dindin para vocês.
Acho que a frase de que “Israel é um país laico” tem que ser posta em discussão.
Legalmente, Israel não adota leis religiosas e a extrema maioria da sociedade israelense não é religiosa.
Porém, não podemos esquecer que Israel aprovou leis basilares (israel não tem um a constituição) que se declara como um “Estado-Nação Judeu” e diversas, se não todas, as instituições israelenses buscam proteger/privilegiar o israelense judeu, mesmo que não religioso, de todos os outros grupos sociais. Há um componente religioso, mas principalmente étnico, que é a fundação das acusações nos órgãos internacionais de que Israel promove um apartheid.
Enfim, calorosos abraços e feliz ano novo para toda equipe que compõe o Xadrez Verbal
Filipe, ainda estou vendo o Xadrez Verbal, muito show mesmo o programa. Pretende comentar a acusação do Elon Musk de que o Reino Unido estaria sendo leniente com a investigação de casos de abusos sexuais de menores por estrangeiros? Eu sempre vejo essas coisas com muito ceticismo e tenho aversão à xenofobia.
Excelente programa! 2024 deve ter sido o ano com programas mais longos, mas sempre com qualidade!
Também agradecer a vocês por apresentar em algum programa sobre a Tailândia sobre a hipopótomo pigmeu Moo Deng. Passei as férias por lá essa virada de ano, entendi a idolatria que eles têm por ela e pude compartilhar essa cultura com minha esposa.
Esse ano passei uns meses trabalhando na China e num feriado fui para Macau, quase todas as placas tinham Cantonês e Português, 5a série pirou: “não trepar”, “passagem de peões”…
Acompanho o programa desde o início e torcendo pelo sucesso de vocês! feliz 2025