Xadrez Verbal Podcast #393 – Putin visita a Mongólia

Recebemos o historiador João Koatz Miragaya, do podcast Do lado esquerdo do muro, para um papo sobre Israel e sobre o governo Netanyahu. Voltamos os Jogos Paralímpicos, com as principais notícias políticas do mundo esportivo. Também damos uma volta pela Europa e comentamos a visita de Putin à Mongólia. Damos um peão pela quebrada latino-americana, com Maduro, Bolívia e mais. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

E esse programa tem o apoio da Alura!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Em breve

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

00:03:00 – Giro de Notícias #01
00:15:35 – Coluna Aberta: manifestações em Israel, com João Koatz Miragaya
01:23:50 – Efemérides: A Semana na História
01:30:35 – Match: Jogos Paralímpicos 2024
02:24:25 – Xeque: América Latina
03:36:00 – Gambito da Dama: Desigualdade de renda
03:44:50 – Giro de Notícias #02
04:02:35 – Peões da Semana
04:05:25 – Sétimo Selo
04:16:55 – Música de Encerramento

Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

 

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

14 Comentários

  • Avatar de Felipe

    Vai rolar transmissão do bate-papo que o Matias vai participar, na Bienal do Livro (no Anhembi)?

  • Avatar de Hugo Carneiro

    Estava ouvindo o episódio quando ouvi o exemplo do Brasil dar um calote no aluguel de um consulado em uma cidade da Alemanha. O Felipe tinha dado como exemplo o consulado de Munique, mas depois ele corrigiu dizendo que cria não haver consulado em Munique, mas sim em Hamburgo. No caso, tem sim um consulado em Munique, mas não tem em Hamburgo. Moro em Hamburgo e fiquei incrédulo quando me mudei para cá e descobri que a cidade com a segunda maior população da Alemanha (só perdendo para Berlim) não tem um consulado em Hamburgo. Graças a isso paguei a mais cara autenticação de cópia de documento da minha vida para ter de na embaixada para autenticar uma cópia de documento da minha esposa. Tivemos de pagar passagem de ida e volta para Berlim em cima da hora para os dois só para autenticar uma cópia. Foram 64 euros pagos no total das passagens mais 5 euros pelo serviço de autenticação.

  • Avatar de Vitorio Silvestre

    Fui atleta do paraciclismo e fico muito feliz com a cobertura dos jogos paralímpicos pelo Xadrez Verbal. A única observação que faço é que vocês devem utilizar o termo “classe paralímpica” ao inves de “categoria”.

  • Avatar de Luciano Córdova

    Se diz “classe paralímpica” e não “categoria”, e não existe os “cinco anéis paralímpicos”, visto que o símbolo dos Jogos Paralímpicos não são anéis.

  • Avatar de Caio San

    Fala pessoal, olha só o Filipe tem a dúvida dos alimentos mais comuns na Venezuela no natal, além dos citados pela Silvia, eles nessa época fazem o famoso “Pan de Jamon” que é um pão sovado enrolado tipo rocambole com recheio de presunto, azeitonas verde e uvas passas. É bem gostoso, apesar da uva passa com a azeitona gerar uma mistura estranha. Aqui no Chile os venezuelanos sempre fazem e vendem perto do Natal. É isso, um abraço do Chile e venham pro Bluesky, lá dá pra mostrar foto do dito pan de jamón venezolano!

  • Avatar de Edu Starling

    Bom dia caros Filipe e Matias!
    Vim só para dar um adendo quanto a menção ao meu esporte (remo) neste episódio, quando citaram a notícia do italiano desclassificado no single PR1: no remo a gente chama de “barco”, mesmo. Canoa só mesmo na canoagem (as olímpicas K de kayak e C de canoe, e fora dos jogos as canoas polinésias que chamam de va’a ou wa’a).

    Aproveito também que minha carteira de identidade é de 1 década antes de vocês para dizer que tanto Banzé no Oeste (muito bom, mas não chega aos pés do nosso messias Brian, de A Vida de Brian) quanto Túnel do Tempo estão no serviço de streaming Oldflix.

    Grande abraço a vocês e às meninas Sylvia e Vivian!

  • Avatar de Maicon Strey

    Sobre o natal antecipado da Venezuela, ficou a dúvida: O que vai acontecer no dia 25 de dezembro? eles vão ignorar o resto do mundo e só farão o próximo natal depois de 14 meses (seu madruga não vai pagar o aluguel) ou farão um segundo natal?

  • Avatar de Ricardo

    Ainda na campanha para trazer vocês para o Fediverso, recomendo o blog Fediversando que vai ser muito mais eficiente do que eu com argumentos. Não somos muitos, mas somos uma comunidade bem engajada!

    Essa do Natal adiantado na Venezuela é pra figurar no manual do populista moderno 😀

  • Avatar de Pedro Rosa

    Saudações Filipe e Matias, vcs comentaram sobre a migração de votos, mas é algo mais complexo… existem algumas pesquisas amostrais de como isso evolui, e da última eleição em Thüringen teve este: (https://www.tagesschau.de/wahl/archiv/2024-09-01-LT-DE-TH/analyse-wanderung.shtml)

    Pra dizer que a grosso modo, eleitores que declararam votar no FDP não vão todos imediatamente para a AfD; muitos vão se identificar com o “Mainstream conservador” e mudar para a CDU, até por conta das políticas econômicas mais próximas. De forma semelhante, muitos eleitores de CDU e SPD, que eram historicamente conhecidos como “partidos do povo”, vão migrar para AfD e BSW, na busca de representantes seus.

    Acho que vcs já comentaram um fenômeno semelhante em outras eleições… É isso só, um abraço!

    • Avatar de Pedro Rosa

      Corrigindo o meu próprio comentário e explicando a informação do link:

      Na eleição de Thüringen (estimativa):

      Os votos dos ex-FDP teriam ido para CDU (16.000), AfD (8.000) e BSW (6.000)

      Os votos da BSW vieram de vários partidos, mas principalmente dos ex-Linke (84.000) e novos eleitores (27.000)… Logo depois vem CDU (18.000), SPD (12.000) e AfD (11.000)

      Mas a maior parte dos votos que o SPD perdeu migrou para a CDU (15.000), seguido pela BSW (os mencionados 12.000) e AfD (5.000)

  • Avatar de Rodrigo Fernandes

    393 bangu x centro

  • Avatar de Ricardo Berlim
    1. Agora que o Fujimori se foi, o Fujimorismo fica mais forte, mais fraco ou já era algo independente dele?

      2. Complementando, em Brasília a linha 393 (de fato, 0.393) é a Samambaia Sul – Taguacenter. Como sou “playboyzinho do plano”, nunca usei essa linha 🙂

  • Fernando Miguel Escribano Martinez
    Avatar de Fernando Miguel Escribano Martinez

    Olá Filipe e Matias!

    Se valer uma dica para o 7° Selo, que por coincidência assisti com a minha esposa nesta semana:

    Dr. Fantástico de Stanley Kubrick.

    Está fazendo 60 anos e continua muito atual.

    Claro tem a grande múltipla atuação de Peter Sellers, mas temos também o agora saudoso James Earl Jones.

    Que por um dia iria coincidir com o Star Trek day.

    Abraços

    https://youtu.be/Y9RaWuTHuok?si=mYb8bT9buXcL_oZA

  • Gilberto Magalhães Leite Filho
    Avatar de Gilberto Magalhães Leite Filho

    Um episódio com 4:20h de duração deveria homenagear Bob Marley. Abraços de Uberlândia!

Deixe um comentário