Xadrez Verbal Podcast #386 – Eleição na França
E as eleições na França, hein? Recebemos o professor Thomás Zicman de Barros para comentar e analisar o pleito francês. Também passamos pela cúpula da OTAN e por outras notícias europeias. Damos uma volta pela nossa quebrada latino-americana. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
00:02:30 – Giro de Notícias #01
00:22:05 – Coluna Aberta: Eleições na França, com Thomás Zicman de Barros
01:22:30 – Efemérides: A Semana na História
01:30:20 – Match: América Latina
02:20:05 – Xeque: Europa
03:08:20 – Giro de Notícias #02
03:29:10 – Peões da Semana
03:30:05 – Sétimo Selo
03:39:50 – Música de Encerramento
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

enquanto assistia ao PodCast o Trump tomava um tiro no palanque ao vivo, o mundo está pegando fogo, vamos comprar bitcoin e ir para Vanuatu.
História sem fim é um clássico! Muito legal o convidado do colega universitário que está aqui em Portgual!
Rapaz quando o professor Thomas falou do republicano lá se trancando na sede do partido e falou “uma situação digna de…comédia”… eu jurava que ia vir um “uma situação digna de…America Latina”
Enquanto ouvia o programa, fui visitar o (re)inaugurado Museu do Futebol, e no caminho me deparei com uma praça BUENOS AIRES no meio de São Paulo, feita em homenagem justamente à colônia Argentina por aqui. Foi impossível não lembrar do Matias na hora, por mais que ele com certeza já deve conhecer o espaço hahaha
A maioria dos jogadores (e das jogadoras) de rugby são exemplo de conduta. Para quem não acompanha o esporte, parece que é um antro de pessoas racistas e assassinas porque esse tipo de notícia é o que acaba “saindo da bolha”. Inclusive vi diversos jogadores e jogadoras em defesa da Palestina, um deles o Siya Kolisi, o primeiro capitão negro dos Springboks (África do Sul) e um dos jogadores de rugby mais populares no mundo. Enfim, uma vez que começamos a entender as regras do jogo (que são um pouco estranhas e complicadas, tenho que admitir), é um esporte bem legal de se acompanhar, então quem sabe vocês não possam dar uma chance 🙂
mestres
No xadrez 172 vocês mandaram um carinhoso abraço pro meu então recém nascido filho , Conrado Pimenta , agora com 5 anos e recém presentado com uma irmãzinha Lívia Pimenta .
Tenho certeza que vocês não querem ser responsáveis pela primeira crise de ciúmes entre irmãos então peço a gentileza de mandar aquele abraço pra Lívia !
Abraços de um grande fã e ouvinte! Viva o Xadrez Verbal e O meio campo.
Vcs são demais. E me acompanham durante as madrugadas quando meus gêmeos acordam… Já trocaram muitas fraldas viu?
E vcs só não falam de Rúgbi pq a FFLCH só tomava pito…
Um abraço enorme!!!
Caros Filipe/Matias. Dizer que esta revista semanal em formato podcastal é o melhor do universo, é chover no molhado. Momento Denúncia!: Passando para informar que ambos foram citados no programa Linha de Passe, da ESPN Brasil a alguns dias atrás, mas não vi aqui o registro (minutagem: 40m:40s). Tema: A melhor definição sobre saudosismo.
Desabafo de Bielsa, futuro do futebol e os 10 anos do 7 x 1 – Linha de Passe
Grande Abraço!
Estou ouvindo este episódio durante uma viagem para minha cidade natal, e precisava dizer que adorei a participação do gatinho no início do Match. Um amor!
Abraços Filipe, Matias e Sylvia, e obrigado pelo mais grandioso podcast da podosfera, vocês são show!
Olá pessoal,
Vocês citaram o Tony Blair, e não sei se vocês sabem ou já falaram disso, mas teve uma moda no Kosovo de dar o nome pra meninos de Tonibler (desse jeito), como homenagem pelo papel que ele desempenhou na Guerra do Kosovo. Ele inclusive já tirou foto com um monte de menino (hoje adultos) com esse nome.
Segue artigo da Wikipedia de referência: https://en.wikipedia.org/wiki/Tonibler
Abração!!!
Sempre me lembro de vocês quando leio sobre relações entre Coreia do Sul e Japão.
Vi aqui que ano que vem vai rolar a Copa do Leste Asiático de Futebol Feminino com Japão, China e Coreia do Sul (pré-classificados) e a Coreia do Norte, vencedor do quali.
Anisoso para ver quem o público vai torcer no jogo entre Japão e Coreia do Norte hahaha
https://en.wikipedia.org/wiki/2025_EAFF_E-1_Football_Championship_(women)#Preliminary_round
O próximo programa tem tudo para ser espetacular, pois no dia 18/07/2024 (provável dia da gravação), a capital do Globle Capitals foi Porto Villa, a capital da Gloriosa República de Vanuatu
Saudações alvinegras ,não perco um podcast de vocês desde 2018. Gostaria de compartilhar com vocês algumas “Dicas Culturais” da minha cidade , com alguns pontos não tão conhecidos dos circuitos turísticos tradicionais, feitas por mim e pela minha namorada Marcelle . Espero que possa ajudá-los caso visitem nossa antiga capital e aguardo o Fronteiras Invisíveis do RJ !!
Lugares legais para passear no Rio de Janeiro
Zona Sul
Zona Norte – Tijuca e São Cristóvão
Centro da Cidade
Saudações por parte de mais um ouvinte caboverdiano, parisiense convertido desde 2014.
Sobre a questão do La France Insoumise ser de extrema-esquerda ou não : embora o próprio Macron tenha utilizado o argumento de barrar os extremos no primeiro turno das legislativas, referindo-se ao RN e à La France Insoumise, o ministério do interior francês classificou o LFI como um partido de esquerda num documento publicado em Agosto de 2023.
Esse mesmo documento foi contestado pelo RN que nele é classificado de extrema-direita. Ficou então a cargo do concelho de estado à validação do dito documento, validação esta que veio em Março deste ano.
Ou seja, por pura demagogia o Macron contradisse o seu próprio governo, contribuindo com o clima de desinformação e tensão política actual, em grande parte alimentada pelos médias do magnata Vincent Bolloré.
Segue aqui um artigo do Le Monde que aborda a questão : https://www.lemonde.fr/comprendre-en-3-minutes/video/2024/06/21/la-france-insoumise-est-elle-d-extreme-gauche-comprendre-en-trois-minutes_6241916_6176282.html
Aproveito para agradecer-vos pelo conteúdo de qualidade ao qual eu seu completamente viciado desde 2018.
Um abraço de morabeza
Análise tão foda do professeur Thomás q eu tive que voltar várias e várias vezes pra absorver direitinho. Brabo demais