Xadrez Verbal Podcast #381 – Girão eleitoral pelo mundo

Tem eleição em todo canto do mundo! Recebemos nosso Augusto Chidozie e mais um convidado para falarmos da África do Sul, passamos pela vitória de Modi na Índia, damos uma volta pelos vários pleitos europeus neste próximo dia nove e comentamos a vitória de Claudia Sheinbaum no México. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

E esse programa conta com o apoio da Alura, garanta agora a sua matrícula com 15% de desconto!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Em breve

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:30 – Giro de Notícias #01
  • 00:16:55 – Coluna Aberta: Eleições na África do Sul, com Augusto Shidozie e Ilídio Nhantumbo
  • 01:06:10 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:12:30 – Match: Girão Eleitoral
  • 01:54:40 – Xeque: América Latina
  • 02:26:05 – Gambito da Dama: Responsabilidade fiscal
  • 02:36:50 – Giro de Notícias #02
  • 02:49:10 – Peões da Semana
  • 02:51:30 – Sétimo Selo
  • 02:59:55 – Música de Encerramento

Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

 

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

5 Comentários

  • Mateus Felipe Bernard

    Muito bom dia meus amigos e companheiros. Prevejo munícipes da cidade de Xangri-lá -RS chateados com o Filipe 😅. Graças à parte, um abraço de um ouvinte Portolucenense, que mora em Satolep há três anos.

  • Rogério Calsavara

    Muito bom a participação dos convidados sobre as eleições na África do Sul.

    Deixo aqui uma sugestão de melhoria. Na apresentação do tema o Matias fala do CNA (Congresso Nacional Africano), mas depois passam a falar em ANC. Isso pode ter confundido alguns ouvintes. Sei que o ANC é o CNA, mas na sigla em inglês. Não custa nada fazer esse esclarecimento e estaria evitado esse ruído na comunicação.

    Mas esse detalhe não diminui em nada a qualidade do programa. É só um toque mesmo…

  • Rodrigo Fernandes

    Estamos juntos nessa Mathias! HUAUHAH! Em vários momentos as pessoas me perguntam de como eu conheço alguns lugares não tão populares na América latina e na Europa e eu sempre respondo, é a geografia da Libertadores / sulamericana e Champions League / Europa League / Conference, fora os times estranhos que eu jogo no Fifa, nas divisões inferiores, só para o jogo ter longevidade uahuah. Daí como eu sou doente, eu sempre pesquiso sobre o time, a cidade e tudo mais, e dai, tem mais uma nova cidade para a minha geografia da bola. kkk valeu pessoal, grato por mais um belo programa.

  • Eu queria falar da facada que houve em Mannheim, na Alemanha, já que foi algo que ocorreu num lugar pelo qual eu passo várias vezes na semana. Vocês comentaram que o cara que deu a facada foi levado pra uma instituição psiquiátrica, e aí sugerem que, por isso, ele era branco com cidadania alemã. Mãããsss… na real…

    O cara era um afegão que morava na Alemanha (em Heppenheim, pertinho daqui) desde 2014, casado, com dois filhos, 25 anos, barbudo (teve vídeo do ocorrido e dá pra ver que certamente não era branco). A polícia agora trabalha com a crença de que o ataque foi islamista. O policial que interviu no meio do ataque acabou tomando facadas na cabeça e morreu durante a semana. Por isso, fizeram um “memorial” pra ele na praça (muitas flores), e o clima na cidade tem andado SUPER tenso. Teve dois protestos dum pessoal de extrema-direita na praça depois, e em ambos os casos fizeram “contra-protestos” “antifascistas” na mesma hora e bem pertinho. Tudo muito tenso…

    Só mais um contexto: a praça fica numa região que é majoritariamente muçulmana, e as pessoas atacadas eram de um grupo chamado Pax Europa, que tava fazendo um protesto ali, e é conhecido por ser meio anti-Islão.

    Aliás, pelo vídeo, eu *acho* que ele tava com um facão, e não um canivete.

  • Leonardo C Sampaio

    Assino o Estadão e vi uma chamada que finalizava com “…avalia o criador do Xadrez Verbal”.

    Fico super feliz de saber que “Filipe Figueiredo é o novo colunista do Estadão.” Mas você poderia explicar melhor o que isso significa em termos de que tipo de conteúdo e com qual frequência você terá manchetes lá?

    Fico emocionado em ver vocês chegando ao mainstrem e digo com orgulho que acompanho o trabalho de vocês desde 2016. Parabéns por tudo e continuem sendo sensacionais.

    Em paralelo, você poderia mandar um beijo para minha esposa Nani que é obrigada a ouvir os episódios durante nossos almoços?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.