Xadrez Verbal Podcast #379 – Irã, Palestina, Israel e TPI
Nosso querido Jeff Nascimento já entra no adicional de insalubridade e está mais uma vez aqui para explicar tudo sobre o Tribunal Penal Internacional e o pedido de prisão de líderes de Israel e do Hamas. Matias Pinto e Sylvia Colombo discutem as mais recentes notícias da América Latina, incluindo a retirada da embaixadora espanhola na Argentina. Filipe Figueiredo dá uma volta pelo Oriente Médio, com a morte de Ebrahim Raisi. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!
E esse programa conta com o apoio da Alura, garanta agora a sua matrícula com 15% de desconto!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
00:05:55 – Giro de Notícias #01
00:31:00 – Coluna Aberta: Tribunal Penal Internacional (TPI), com Jeff Nascimento
01:04:00 – Efemérides: A Semana na História
01:08:50 – Match: América Latina
01:50:45 – Xeque: Oriente Médio
02:25:50 – Gambito da Dama: inflação na Argentina
02:40:35 – Giro de Notícias #02
03:00:35 – Peões da Semana
03:02:25 – Sétimo Selo
03:10:20 – Música de Encerramento
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

crítica fraterna de um ouvinte assíduo:
o áudio do bloco sobre o TPI estava muito debilitado (estourado e com muitos “P’s” e respirações.. dói o ouvido. Não deu nem para ouvir.
Abraço e tamo junto
Tal qual foi minha surpresa saber que é muito mais complexo e profundo, o quanto de Geopolítica e Soft Power envolvidos o negócio mexe.
Mas eu imagino que sempre deve ter sido assim.
Sucesso
Caros…
Será que os membros da AfD sabem que são conhecidos aqui como FDP?
Granda abraço!
Acho que você deveria, por questão de justiça, complementar: “peço antecipadamente desculpas a todas as put@s (provavelmente todas, mesmo) que se sentirem ofendidas. KKKKK
Então, Sérgio, por questão de justiça, eximo as filhas, filhos e às mães envolvidas de qualquer culpa, apenas usando a expressão corrente. Hehehe
Fato aleatório: a brasileira que participou do Eurovision pela Letônia é bisneta de Herbert Cukurs, conhecido pela alcunha “açougueiro de Riga”.
Boa tarde, meus jovens. Já lhes disse antes, e reafirmo agora, que admiro pessoas tão jovens, com tanto conhecimento e, principalmente, tanto bom senso. Dois comentários: primeiro, sobre a vultosa doação do Timor Leste. Se foi mencionado, desculpem; se não foi comentado, lembro que, além da lusofonia, o Timor Leste tem com o Brasil outro laço bem forte. Está na memória da nação uma pessoa específica, a que liderou a missão da ONU entre 1999 e 2002, durante o período de sua independência. Nosso saudoso Sérgio Vieira de Mello, cujo trabalho ao longo de sua breve vida, interrompida com seu brutal assassinato por um atentado terrorista no Iraque, deveria servir de inspiração àqueles que tentam promover a paz e a liberdade. Era cotado para se tornar Secretário Geral ou Nobel da paz. Talvez ambos. O segundo é sobre a coluna da profa. Vivian. Que bela aula sobre o objetivo fim de um governo, que é o de melhorar o bem estar de seu povo. Responsabilidade fiscal é um remédio, às vezes amargo, que deve ser administrado ao paciente (no caso em tela, o Estado com finanças combalidas pela irresponsabilidade de governos anteriores), mas nas doses corretas. Como médico, sei bem que qualquer remédio que for usado em superdosagem, irá se tornar veneno. Qual a utilidade de se extinguir as bactérias de uma infecção se o paciente morre pelo tratamento? Muito obrigado, profa. Vivian, pela sábia e preciosa argumentação. Bem, já me estendi demais. Enorme abraço a vocês quatro.
Aos 01:05:00 o Filipe fala que Ricardo coração de leão morreu nas cruzadas, porem ele morreu devido a uma infecção que contraiu ao ser atingido por uma flecha ao suprimir uma revolta nas posses inglesas na França, parte da guerra dos 100 anos.
uma correção ao meu comentário ele de fato morreu na França mas não foi dentro do contexto da guerra dos 100 anos.
Excelente programa como sempre!
Queria aproveitar o comentário para mandar um feliz aniversário para o João Baião, amigo da Eng. Aeroespacial da UFMG.