Xadrez Verbal Podcast #373 – Lulacron
Aos trancos e barrancos chegamos lá! Com alguns problemas técnicos, Matias Pinto, Filipe Figueiredo e Sylvia Colombo discutem eleições na Venezuela, Lula recebendo Macron e as mais recentes notícias da América Latina. Giramos pelo Oriente Médio e pela Europa, a semana na História e Economia com a professora Vivian Almeida fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
00:07:20 – Giro de Notícias #01
00:20:40 – Coluna Aberta: América Latina
01:57:15 – Efemérides: A Semana na História
02:05:50 – Match: Europa
02:47:55 – Xeque: Oriente Médio
03:34:15 – Gambito da Dama: Economia e Inteligência Artificial
03:44:55 – Sétimo Selo
03:47:10 – Música de Encerramento
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

A gente ouvindo aqui os oerrebges com gravação e sentindo frio na espinha.
Mas aí, mesmo assim, 3h50 de programa.
Ces são demais gente.
*perrengues
Sobre o programa da semana passada..só tenho uma coisa a dizer: Vocês não me decepcionam jamais!!! Mesmo quando as coisas dão errado, elas acabam certo!! Fiquei ansiosa porque no sábado o Xadrez Verbal veio só para a “janta”!!! Eu só pensava: “duas semanas sem ouvir os guris e as gurias? Não!!!” Adoro escutar o Xadrez Verbal e sempre aprendo um monte!!! Sobre o que está acontecendo em Gaza, Palestina e sobre Assange, tenho escutado o Richard Medhurst, jornalista inglês que foi desmonetizado em seu canal do Youtube, por falar o que não sai na imprensa. E as notícias de vcs sobre estes assuntos, confirmam o que ele diz! …eu quero tanto que estas guerras acabassem… Admiro muito o trabalho exaustivo de vcs!! E adoro escutar a Professora Vivian Almeida!! E sou obrigada a rir sempre que escuto o “Erdogolum”!!! Beijos com carinho a vocês
Sobre inviolabilidade de templos, cabe recordar uma notícia de 2018, que se não me engano escutei aqui no XV com vocês, de uma igreja que completou 60 dias de orações ininterruptas para proteger uma família armena que seria deportada, no caso, a inviolabilidade do templo é restrita ao momento do culto, assim sendo promoveram um rodízio de orações e estenderam o culto por dois meses, enquanto a polícia montava guarda em frente a igreja para cumprir a ordem de deportação.
link da notícia https://g1.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2018/12/24/igreja-na-holanda-reza-ha-60-dias-ininterruptos-para-impedir-deportacao-de-familia-armenia.ghtml
forte abraço, Diogo Scherch, de Porto Velho Rondônia,
Só uma atualização. A pena máxima no Brasil passou de 30 para 40 anos.
Programa está excelente!! Obrigada por tanta dedicação!!
Excelente Programa! Sempre acompanho
Um acontecimento notório na relação Brasil Inglaterra foi o chamado incidente de Paranaguá, em 1850, em que A fragata HMS Cormorant adentrou o local próximo a fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres em Paranaguá/PR para intensificar o patrulhamento e fiscallização na repressão dos navios negreiros e tráfico humano.
Ao rebocar embarcações que praticavam o tráfico, houve troca de tiros de canhões entre o Cormorant e a Fortaleza
Dois meses após o Incidente foi
aprovado à lei Eusébio de Queiros.
Abraço ao Filipe e Matias, e todos do XV!
A gente não fica de saco cheio de te ouvir, Filipe! mesmo com os perrengues, o programa está excelente. Obrigado pela dedicação
Até quando dá zebra técnica, o programa fica bom…valeu, galera!
Um adendo ao “escuela sin partido” do Matias: há um movimento semelhante nos países da América “espanhola” que se chama “con mis hijos no te metas”. É a mesma matriz conservadora que se desenvolve no escola sem partido brasileiro.
Abraço
Filipe e Matias, passando só para deixar um breve relato: escuto vocês desde do primeiro semestre do meu bacharelado em Biologia. Me formei ano passado e hoje estou em um programa de mestrado em Patrimônio Cultural e todo o conteúdo de vocês tem me ajudado bastante nas discussões sobre política e patrimônio internacional. Amo vocês!
Oi queridos Filipe e Matias, tudo bom? Aqui é o João Carlos Villela, escrevendo agora de Hamburgo. Peço p vcs mandarem um beijo pra minha noiva a Erika e queria dizer q ela está putíssima c vocês. É brincadeira claro, mas vcs ofenderam o orgulho nacional dela qndo no último programa disseram q Borscht é tlvz polonês ou húngaro quando na verdade é obviamente russo hehehe.
Ela inclusive havia acabado de cozinhar borscht pra mim na semana passada como boas vindas qndo eu voltei do Brasil aqui pra Alemanha! Abração carinhoso pra vcs dois!
Queria so deixar umas linhas para dizer que fiquei muito feliz que tivessem encontrado valor no meu comentario sobre a situação política em Portugal. Muito obrigado Filipe e Matias, que me trazem as novidades de todo o Mundo, com uma cobertura sem igual. Um grande abraço a ambos!
Uma pequena nota sobre este programa, quando falaram do general Nathan Bedford Forrest, deixaram de fora que foi antepassado do inigualavel Forrest Gump, que recebeu o nome em sua homenagem.
Novamente um abraço para o amigo Victor também!
Oi! Achei bem divertida esta matéria do The Guardian!!!
https://www.theguardian.com/environment/2024/oct/29/some-unique-features-cop16-delegates-in-love-motel-as-cali-hotels-hit-capacity?utm_source=archives.internationalintrigue.io&utm_medium=newsletter&utm_campaign=the-world-holds-its-breath-again-as-the-us-votes&_bhlid=66829a98ef78b044c236f435fe95cf23e04762b0
Karin Potter