Xadrez Verbal Podcast #364 – Carta do Hamas e protestos contra Milei

E mais protestos na Argentina! Matias Pinto, Filipe Figueiredo e Sylvia Colombo discutem o governo Milei, a pronúncia do palácio do Paraguai e outras notícias de nossa quebrada latino-americana. Damos uma volta pela Europa, com eleições e guerra na Ucrânia. Vamos a Haia, com a acusação de genocídio contra Israel pela África do Sul e a carta do Hamas. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Em breve

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:02:55 – Giro de Notícias #01
  • 00:36:50 – Coluna Aberta: Europa
  • 01:21:30 – Efemérides: A Semana na História
  • 01:29:00 – Match: América Latina
  • 02:31:50 – Xeque: Oriente Médio
  • 03:17:30 – Gambito da Dama: proposta de reforma tributária da OCDE
  • 03:32:25 – Giro de Notícias #02
  • 03:48:10 – Peões da Semana
  • 03:50:30 – Sétimo Selo
  • 04:00:10 – Música de Encerramento

Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

 

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

22 Comentários

  • Avatar de Gil Milnitsky

    Aos líderes da Autoridade Palestina e aos meus irmãos e irmãs palestinos em Israel e em todo o mundo,

    Como um israelense judeu de raízes latino-americanas e humanista comprometido, escrevo esta carta em meio a uma profunda tristeza e com um sentido urgente de necessidade. Os eventos dolorosos do dia 7 de outubro e a narrativa que se seguiu, criada pelo Hamas, exigem mais do que simples reflexão; demandam um chamado firme e decidido à ação pela paz e justiça incontestável.

    O atentado de 7 de outubro, que tirou a vida de mais de 1.200 inocentes, não foi um mero acaso. Foi um ato calculado de crueldade, um ataque direto à santidade da vida humana. A narrativa divulgada pelo Hamas em seu documento “Esta é a nossa narrativa – Por que a inundação da Al-Aqsa?” não é apenas uma distorção da verdade, mas um claro testemunho de sua falência moral e desvio de caminho.

    Na minha busca por paz e respeito mútuo, imploro à Autoridade Palestina para adotar uma posição firme e clara contra a agenda destrutiva e extremista do Hamas. Este pedido não é um apelo à capitulação, mas um grito por liderança corajosa e a busca da verdadeira liberdade – uma liberdade fundamentada na paz, no respeito mútuo e na busca conjunta pela coexistência.

    O massacre de 7 de outubro vai além de uma simples luta pela independência; foi um pogrom, um ato repreensível de barbárie que se opõe totalmente à própria essência da humanidade e da justiça. As ações do Hamas, impregnadas de violência e extremismo, traem as verdadeiras aspirações do povo palestino por autodeterminação e respeito.

    Faço um apelo à Autoridade Palestina para se afastar decisivamente do Hamas e reassumir sua posição como representante autêntico e legítimo do povo palestino. Um representante que defenda a paz não através da força das armas, mas por meio do diálogo construtivo, do entendimento mútuo e do reconhecimento. É essencial que a Autoridade Palestina adote estratégias diplomáticas e renuncie a quaisquer formas de extremismo e agressão.

    O destino de nossa região e a esperança de uma solução justa e duradoura dependem enormemente da coragem e visão da Autoridade Palestina em confrontar e rejeitar as táticas malignas do Hamas. Sem essa mudança persistente, a resolução deste conflito permanecerá um sonho distante e ilusório.

    Como um israelense judeu de herança latino-americana e humanista dedicado, estendo minha mão em solidariedade, comprometendo-me a lutar por um futuro em que israelenses e palestinos possam coexistir em paz e dignidade. Juntos, temos o poder de superar o legado sombrio do nosso passado e trilhar um caminho em direção a um futuro iluminado pela paz

    Gil Mildar

  • Avatar de Johannes de Bxl

    eu fui nesse jogo Köln vs Borussia Dortmund na Bundesliga que voces mencionaram e não foi interrompido por causa dos protestos contra a AfD. Teve protesto das organizadas sim, mas foi contra o accordo da liga de futebol alemão com finaciadores que na visão de muitos “ultras” é uma liquidação do futebol alemão professional. Mesmo sendo verdade o que voces comentaram que muitos ultras são politicamente de esquerda, os de Dortmund particularmente não são.

    Seria legal se voces poderiam mandar abraços pro meu amigo tbm grêmista de Bogotá (Felipe) – obrigado

  • Avatar de Fefinho

    Plot twist da crise constitucional dos EUA: na verdade é uma ação comercial para promover o filme “Civil War” com o Wagner Moura

  • Avatar de Moises de Paula

    Olá pessoal!
    Acho que tive uma pequena cãibra mental no meu comentário do episódio passado. A equipe de curly não ganhou a medalha, apesar da vitória sobre a Alemanha as demais partidas houve derrota. Mas para um país tropical estamos tendo bons resultados além 3° lugar no snowbord( 1ª medalha do pais nos jogos de inverno em geral) temos o 9ª na patinação de 1km e 10° no bobsled (monobob ou individual).

    PS: Tamarindo é muito gostoso seja o fruto ou o suco, abraço a todos os apreciadores de tamarindo.

  • Avatar de Diogo Maia

    Bom dia, boa tarde, boa noite.

    Em primeiro lugar, parabéns por mais uma edição do Xadrez Verbal!

    Passando apenas para dizer que estou muito contente pela volta da galera da Trivela no novo podcast Meio de Campo. Desejo muito boa sorte a todos os responsáveis pelo programa e vida longa a essa nova empreitada da Central 3!

    Abraços de BH.

  • Avatar de Ian Zaghete

    A questão BYD se dá pela mão de obra barata, mas também pela necessidade da substituição ao menos em parte da dependência de petróleo por parte dos chineses, justamente devido ao tamanho de sua população, muitas cidades chinesas estão dificultando o licenciamento de veículos a combustão novos e facilitando para elétricos, em Guangzhou, praticamente não há mais carros a combustão e se você quiser ter um vai pagar 3 vezes mais o valor de um automóvel equivalente novo, já o Mr. Musk cresceu com a Tesla, não pela necessidade mas pela especulação, e diga-se de passagem, o acabamento interior dos Teslas são um lixo.

    Abraços

  • Avatar de Fabrício Bezerra

    Olá! Sabiam que Bobby Farrell, o dançarino da banda Boney M. morreu dia 30 de dezembro de 2010, em São Petersburgo e o Rasputin morreu 30 de dezembro de 1916 em São Petersburgo?

  • Avatar de Gustavo Oliveira

    Bom dia queridões !

    Primeiro ministro Australiano amplamente vaiado na final do Australian Open !

    Será que tá bem na fita ?

    Abraços e beijos de luz !

  • Avatar de Diego Andrade

    Sobre o nome da residência do presidente do Paraguai, Mburuvicha Róga, a pronúncia é algo próximo de “imburuvixarôga”

    O “Mb”, como em Mbapé, se fala com o som do “M” mudo. Como quem vai falar “mamãe” e segura o som do “m” e em seguida “explode” o “B”.

    Em São Paulo temos a estrada do “Mboi Mirim” que todos chamam de “M Boi Mirim”, mas que deveria ser dito da mesma forma: o som do “M” seguido do “B”.

    A tempo: Mboi significa “cobra” e mirim, “pequena”. Então, estrada do Mboi mirim é a estrada da cobrinha! Embu, como Embu das Artes ou Embu Guaçu, é uma corruptela de Mboi

    O “R” mesmo que no começo da palavra, se fala como em “Arara”, então o “Róga” é com o som do “R” no meio de duas vogais.

    Esse “R” é o que indica “posse”. Em guarani, casa é “oga”, “mburuvicha” é governante o “R” em “roga” indica que a casa é do governante.

  • Avatar de Luan Gabriel

    O incêndio do edifício Joelma ainda é o segundo pior incêndio em prédios arranha-céu na história (atrás só do World Trend Center), mas não é o incêndio mais fatal do Brasil desde o acidente da boate Kiss em Santa Maria que matou 242 pessoas.

  • Avatar de Francisco S

    Texas Rangers que além de ser uma agência de polícia do estado (foi fundada ainda quando o Texas era parte do México), também é uma franquia da Major League Baseball com dois presidentes Moita (Bush) como célebres torcedores. PS: é o atual campeão da world series que foi a sua primeira aliás

  • Guilherme Ramos Barcelos
    Avatar de Guilherme Ramos Barcelos

    A guerra entre Inglaterra e Escócia e fala da batalha de culoden que é retradata na série documental Outlander que está no Starplus.
    Estou Payetzado!! Saudações Vascainas!!!

  • Avatar de Ismael Grilo

    Quando o Gustavo Rebelo chamou os caminhoneiros de hezboleia? A @michellebarouki fala assim no twitter desde maio de 2018.

  • Mario dos Santos Goncalves
    Avatar de Mario dos Santos Goncalves

    Depois da posse do Milei passei a acompanhar diariamente a Argentina. Na sexta-feira (26) o ministro da Economia anunciou a retirada da parte econômica da Lei Ônibus, que oficialmente se chama “LEY DE BASES Y PUNTOS DE PARTIDA PARA LA LIBERTAD DE LOS ARGENTINOS”. A intenção é facilitar a aprovação da lei no congresso, que anda meio travada. Um dos artigos polêmicos dessa lei declara emergência em vários setores e delega poderes legislativos ao presidente da república para resolver essas questões, assim, o congresso pode rejeitar todos os 600 e pico artigos da lei ônibus; basta que o Milei tenha poderes delegados e poderá instituir o que quiser sem passar pelo Congresso.

  • Avatar de Guido Jabdo

    Pô gente…
    Foi feno que espalharam no restaurante de fast food, não estrume.
    Quanto ao crime do poço, o local não é onde o ed. Joelma foi construído, fica distante uns cem metros.

    Vamos acabar com as Fake news
    Kkk

  • LUCAS MOREIRA DE LIMA
    Avatar de LUCAS MOREIRA DE LIMA

    Estou em busca de recomendações de leituras, de preferência livros, sobre a palestina e Israel. Mas muitos os livros que acho na Internet são extremamente tendencioso quanto ao conflito. Alguma recomendação?

  • Alvaro Carnielo e Silva
    Avatar de Alvaro Carnielo e Silva

    Olá Mathias e Filipe!

    Antes de mais nada, gostaria de parabenizar pelo excelente episódio. ouvi ele quase que inteiro no dia 30 de janeiro (meu aniversário 😁 , o último ano dos trinta – 39 anos).

    Estou em Toulouse e posso compartilhar um pouco sobre o que vivi sobre os protestos dos produtos rurais. Eles estão ocorrendo desde dezembro (inclusive isso quase atrapalhou um show que eu estava indo assistir, já que travou o transporte publico por quase 1h em um dia frio pra caramba).

    No último final de semana do ano eles voltaram a fazer mais protesto e continuaram a fazer da segunda semana do ano até agora.

    Em um dos protetos que fizeram nesse período chegaram a jogar estrume na prefeitura da região de Toulouse (outros brasileiros com quem trabalho disseram que o cheio era sentido a distância).

    Esses protesto se intensificaram agora com a difusão dos outros países também (acho que isso fez o acordo Mercosul -União Europeia subir no muro).

    Essa semana eu tirei uns dias de férias e na volta peguei outra greve, dos taxistas, que impediram o acesso de transportes ao aeroporto de Toulouse (nem público e nem privados até onde eu consegui ver … Isso atrapalhou minha volta das férias … Tive que andar 1km com mochila pesada).

    E pra completar, hj teve outro fechamento do aeroporto de Toulouse, dessa vez pelos agricultores. E

    sse movimento é grande de tal forma que as companhias aéreas pedem para que os passageiros estejam atentos a esses movimentos para não serem afetados em seus embarques.

    Era isso que eu queria compartilhar!

    Grande abraço!
    Álvaro Carnielo e Silva

    • Alvaro Carnielo e Silva
      Avatar de Alvaro Carnielo e Silva

      Acabei esquecendo de complementar um ponto, a indústria aeronáutica Argentina já foi bem forte até o final da década de 80/começo de 90.

      Basta lembrar de aeronaves como o AEROBOERO, ícone dos aeroclubes brasileiros (juntamente com o Paulistinha) e do enfadonho CBA123, um projeto desenvolvido em conjunto embora Brasil (Embraer) e Argentina (FMA). Um projeto à frente do tempo e fracassado por questões de custo (erraram o custo final para mercado e o desenvolvimento ficou muito caro). Isso quase quebrou a Embraer no período que ela ainda era pública ( trabalhei com pessoas que fizeram parte do projeto na empresa naquela época e eles falavam com pesar sobre faltar tudo pro trabalho, até caneta as vezes tinham que levar de casa).

      Um símbolo dessa quebra é que vários engenheiros aeronáuticos argentinos vieram para o Brasil na década de 90 e começo de 2000 (meu ex “jefe” é argentino e veio pro Brasil exatamente nesse período juntamente com vários colegas dele).

      Desculpe po comentário longo, mas achei importante adicionar isso.

      Grande abraço aos dois!
      Alvaro Carnielo e Silva

  • Avatar de Vinicius Rodrigues

    Falando no Benito, lembrei dos hipopótamos na Colômbia. Mandaram mesmo eles de avião para Índia e México?

    E lindo demais conhecer o Filipe no chá de fralda da filhota do Heitor, obrigado pela fotinha com um humilde tiete…e quando quiser aprender a pedalar chama nois!

  • Avatar de Henrique

    Seguindo a ideia apresentada no podcast cheguei na minha excelentíssima e perguntei “Como você batizaria uma girafa?”. A resposta foi maravilhosamente “Com água na cabeça, ué”.

    Excelente episódio e um abraço a todos hahahahaha

  • Avatar de javaped

    Não há problema algum em gostar ou não de Evo Morales. Aprendi na quinta série que poder moderador é incompatível com democracia, mas Sylvia acha que o Exército pode apontar uma arma na cabeça de um governante eleito e forçá-lo a renunciar. Por outro lado, ela ainda não consegue chamar Bukele de ditador. Parece que dentro das suas convicções políticos, só ditadura de esquerda a incomoda.

  • Avatar de Thales

    Bom dia, Filipe e Matias

    Poderiam comentar sobre o banimento do carro a combustão na Etiópia para esse ano já?

    Abraços!

Deixe um comentário