Xadrez Verbal Podcast #360 – Giro de 360 graus!
E o referendo de Guiana Essequiba? Matias Pinto, Filipe Figueiredo e Sylvia Colombo discutem a crise entre Venezuela e Guiana, a posse de Milei e outras notícias de nossa quebrada latino-americana. Passamos pela Europa, com mais da guerra na Ucrânia. Vamos até Gaza, com fim da trégua. Giramos pelo mundo, a semana na História, Economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Em breve
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
00:09:00 – Giro de Notícias #01
00:38:50 – Coluna Aberta: Conflito na Faixa de Gaza
01:52:25 – Efemérides: A Semana na História
02:00:00 – Match: Europa
02:37:55 – Xeque: América Latina
03:50:25 – Gambito da Dama: Guiana Essequibo, COP28 e energias renováveis; resultados do PISA
04:03:25 – Giro de Notícias #02
04:23:10 – Peões da Semana
04:24:40 – Sétimo Selo
04:35:40 – Música de Encerramento
Você também pode assinar o podcast via RSS, além, é claro, de acompanhar o site.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Poxa gente, claramente a situação das presidentas da Ivy League foi porque os Republicanos tavam fazendo uma armadilha pra elas né?
Ou elas censuravam protestos contra a guerra ou supostamente admitiriam apologia ao genocídio de judeus, pois é o que eles estão tentando emplacar na opinião pública aqui na América do Norte, que todo protesto universitário é na verdade um apoio ao genocídio de judeus.
Adicionando a esse comentário alguns trechos dos questionamentos pela congressista Stefanik (R-NY) retirados de um artigo do Washington Post (https://www.washingtonpost.com/education/2023/12/06/3-elite-college-presidents-answered-questions-antisemitism/).
Primeiramente ao questionar a presidente de Harward.
STEFANIK: And there have been multiple marches at Harvard with students chanting, quote, There is only one solution intifada, revolution, and, quote, globalize the intifada. Is that correct?
GAY: I’ve heard that thoughtless, reckless and hateful language on our campus. Yes.
STEFANIK: So based upon your testimony, you understand that this call for intifada is to commit genocide against the Jewish people in Israel and globally. Correct?
A congressista começa definindo intifada com o genocídio do povo judaico, eventualmente abandonando o termo e usando somente o “genocide of Jews”, ela estava igualando o apoio à luta contra a ocupação Israelense da Palestina a antisemitismo.
Em outro trecho, ao questionar a presidente do MIT ela novamente igualou intifada a genocídio.
STEFANIK: Dr. Kornbluth, at MIT, does calling for the genocide of Jews violate MIT’s code of conduct or rules regarding bullying and harassment? Yes or no?
KORNBLUTH: If targeted at individuals, not making public statements.
STEFANIK: Yes or no: Calling for the genocide of Jews does not constitute bullying and harassment.
KORNBLUTH: I have not heard calling for the genocide of Jews on our campus.
STEFANIK: But you’ve heard chants for intifada.
KORNBLUTH: I’ve heard chants which can be antisemitic depending on the context when calling for the elimination of the Jewish people.
STEFANIK: So those would not be, according to the MIT’s code of conduct or rules.
Como disse o comentário acima, eles querem que o público associe atos pró
Palestina a atos pró genocídio Judaico, efetivamente igualando antisionismo a antisemitismo.
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Parabéns por mais uma edição do XV. Esse podcast é um oásis de lucidez nessa terra de ninguém chamada internet. A cobertura da crise envolvendo Venezuela e a Guiana Essequiba foi muito boa pela sobriedade dos comentários. Uma das coisas que mais me irritam em boa parte da imprensa brasileira é a “patologização psicológica” do Maduro, entre outras palavras, chamam ele de doido mesmo, abordagem rechaçada por aqui. O presidente venezuelano merece uma série de críticas, mas definitivamente apelar para o estado de saúde mental dele não é o caminho. Gostaria só de aproveitar o espaço para despertar essa reflexão em quem ler o comentário.
Abraços de BH.
Não sei Marapi no Cariri, mas Marapé tem, é um bairro de Santos.
https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/marape-completa-50-anos-de-historia#:~:text=DE%20PARAP%C3%89%20A%20MARAP%C3%89%20%22Para,%C3%A9%20o%20Centro%20da%20Cidade.
Onde moro, no litoral do extremo sul brasileiro, também apareceram vários lobos-marinhos mortos na praia, com suspeita de gripe aviária As autoridades sanitárias pediram para as pessoas não se aproximarem . Isso já faz uns 2 meses, depois disso a situação aparentemente normalizou.
Não sou exatamente um correspondente de vocês, mas toda semana sempre acompanho o programa enquanto estou de peripécias viajando por aqui pela Europa. O programa é ótimo, sempre me deixa atualizado e é sempre muito bem feito 😊. A última vez que escrevi foi quando eu estava cruzando o corredor de Suwalki entre a Lituânia e a Polônia (estava com um pouco de receio por causa do grupo Wagner), desde então, por causa do trabalho remoto tive a oportunidade de passar por vários outros países.
Mas hoje gostaria de comentar um pouco a minha experiência aqui no Cairo / Egito. É simplesmente incrível quantos cartazes você encontra do Al Sisi aqui, em alguns lugares, sem exagero, vc encontra um, dois, três, mais, muito mais, em menos de 100, 200 metros. Está espalhado por toda a cidade e só tem a foto dele, de ninguém mais. Acho que um bom jogo é contar quantos vc vê no seu percurso, facilmente vc verá de dez a vinte 🤭
Hoje vi em loco uma passeata em apoio, achei tímida, relatos me disseram que não gostam muito dele aqui, mas não entro tanto nesse assunto, mas de qualquer modo os 97% que vcs comentaram acho bem difícil. Mas vir e ver as pirâmides vale muito a pena 😊.
No mais gostaria de pedir para meu Álvaro e meu irmão Darley, meus companheiros de equipe. Também meu pai e minha mãe hehe. E um grande abraço para todos vcs, Filipe, Matias, Sylvia, Vivian. Por favor continuem sempre com o bom trabalho 😃
De longe, a melhor cobertura em Língua Portuguesa sobre o que está ocorrendo em Gaza é a do Xadrez Verbal. Sem ficar com panfleto político-partidário neocon (que é o que a “direita” brasileira normalmente segue) ou o contrário, pró-Hamas.
Muito bom mesmo, parabéns.
Então o Xadrez Verbal vai entrar de férias…
Já vi que a Venezuela vai invadir a Guiana e o negócio vai ser feio!
Mais um excelente episódio! Ouvinte desde há muito (realmente, não lembro, foi antes da pandemia).
Um comentário: o livro mais divertido que já li na vida foi do Moacyr Scliar, “A Mulher que Escreveu a Bíblia”, fica a recomendação.
E, por conta do ataque gratuito a um dos meus times, o eterno Santos Futebol Clube, peço que sejam enviados ósculos à minha filha Beatrice (também santista) e um amigo especial que nunca vi, o Hildon Carrapito, do CommiesBR (torcedores do Washington Commanders), que será pai em breve.
Amplexos a todos: Filipe, Matias, Sylvia e Vivian. Obrigado por fazer minha semana melhor, com o melhor podcast de política internacional de toda a podosfera!
Sobre o comentário sobre o History channel, não faz sentido os indonésios irem de barco até o Pará se eles podem entrar no portal intraterreno que conecta os dois locais de forma imediata. 🤪
Muito bom episódio, como sempre!
Sobre a chegada de vietnamitas ao Brasil em grandes grupos, o “coyote” brasileiro não seria nesse caso o lobo-guará? 😂
Não é a primeira vez que a Nigéria bombardeia os próprios civis, eles mataram 52 pessoas em um campo de refugiados em 2017. https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/17/internacional/1484673835_797792.html
Boa Noite amigos,
Mais uma vez o Matheus Monte 😀 Queria agradecer o trabalho e dizer que na verdade os episodios parecem estar passando mais rapido! Meu cachorro ja ta reclamando que os passeios estao durante menos. sou time episodios de 7 horas por favor!
Abracam!
Olá novamente Filipe, Matias, Silvia e Vivian.
Inicialmente gostarias de deseja boas ferias a vocês e que próximo o podcast continue a crescer e mais pessoas tenham a oportunidade de terem as suas faxinas bem acompanhados.
Por ultimo quero deixar a noticia curiosa de que o governo da Malásia entrou em contato com o governo Japonês, para encontrar com o autor do anime jujutso kaisen e perdi permissão para a construção de um memorial para um dos personagens que menciona a praia de Kuantan, após isso varios fã começaram a marcar no google maps como sendo um local real (o memorial) o que atraiu vários turistas a região o que fez Leong Yu Man, que é presidente do comitê de turismo e cultura do estado de Pehang, se pronunciar dizendo que devido a popularizdade vinda pelo anime é um oportunidade de promove a praia/região.
Bom dia! A Juanita Castro se encontrou com a CIA por intermédio da embaixatriz brasileira no Mexico. O marido, Embaixador Pio Correia, criou uma agência de informações no Itamaraty (CIEX) e foi apontado como agente da CIA no livro Inside Company do ex-agente Phillip Agee.
Queridos ! Acompanho o trabalho de vocês a muito tempo ! E só hoje vim aqui escrever um comentário ! Queria agradecer por tanto conteúdo e por fazer eu me tornar um tudologo !
Tamo junto !
Manda um salve pra Parauapebas , Capital do minério !
Não teria o Zelenskyy vindo à posse do Milei na expectativa de encontrar-se com outros líderes mundiais?
Gostaria de enviar um abraço ao meu amigo Daniel Bahia, que descobri ser um “enxadrista” devido a retrospectiva da Discoteca Sueca que ele postou.
Obrigado por outro excelente podcast, bom descanso, boas festas e nos vemos em 2024!
Gregory, Sydney.
Fala galera!
Passando para registrar a presença do texto da maravilhosa Sylvia Colombo, na segunda fase da Unesp. Era uma reportagem sobre “Las Madres da Plaza de Mayo” e ao ver o nome dela na legenda, passei a ficar bem mais tranquilo e confiante para responder as questões. De pronto, lembrei das conversas sobre o assunto e outros tópicos da nossa “quebrada latino-americana” que me ajudaram na realização da resposta.
Sou ouvinte do programa desde 2019, quando vi um post do Carter (Esse Dia Foi Louco) recomendando o Fronteiras. Apesar de não nos conhecermos fisicamente, agradeço pelo companheirismo, seja ao lavar a louça, nas caminhadas ou no trajeto do trabalho ao cursinho.
Não tenho palavras para agradecer o tanto de conhecimento e informação que vocês me proporcionam semanalmente.
Peço um abraço ao Rafa Mayrink, parceiro que após algumas recomendações, virou um ouvinte feroz do podcast.
Obrigado!!! Do fundo do coração! ♥️
Oi gente! Sou ouvinte assídua do XV há anos e agradeço muito por todo o conteúdo responsável e embasado que vcs trazem toda semana.
Vim comentar pela primeira vez aqui com um pedido: há uns muitos programas atrás o Filipe comentou que algum ouvinte estava fazendo um copiladão de todas as dicas culturais que vcs já deixaram nos programas, esse copiladão saiu? Eu não peguei se vcs compartilharam depois, ia ser perfeito agora pras férias *-*
Mais uma vez obrigada pelo conteúdo e grande beijo pro Filipe, Matias, Sylvia e Vivian!
Ótimas férias!
Ps: ah, se der mandem um beijo pro Vinícius? Meu marido que tmb é ouvinte passivo de vcs rsrs
Oi,
Duas coisas:
– Como chuva pode prejudicar o combate a um incêndio?
– Existe a possibilidade de alguns dos caças que escoltavam Putin ñ terem retornado a Rússia. Foram entregues em alguma nação que os comprou.
Sds
Olá Filipe e Mathias e a equipe da central!
Primeiramente devo elogiar a participação do Felipi no canal Quadrinhos na Sarjeta do Alexandre Link Vargas sobre quadrinhos que abordam questão Palestina e Israel. Não só os comentários e analises do Felipe tratados com seriedade e cautela, mas também, admiro ambos como “creators” não tratam ocorrido como um mero “trending” banal para conseguir relevância nas redes, seja para como alavanca politica!
Digo isso pois ultimamente anda difícil, acompanhar qualquer noticia ou fato pelas mídia tradicional no Brasil e seus arquétipos de guerra-fria, a coisa é mais repulsiva nas redes onde a desumanização, a banalização que reduz tudo um “fla-flu” para aderir um lado pra ofender o outro e o “racionalismo no derramamento de sangue”(solidariedade seletiva). Já os acompanho há 4 anos! Por causa disso, deliberadamente, só estou acompanhando XV (Felipi e o Mathias)! Não só na questão “Israel e Palestina” mas na Africa e Asia (sempre foi um quesito forte de vocês), como eu tenho tamanha confiança no trabalho de cobertura, nas analises e ate mesmo nos comentários pessoais (que alias sempre enfatizaram e nunca se esconderam no discurso cínico de “IMPARCIALIDADE” OU ISENÇÃO DE OPINAR”).
E POR FIM… desejo boas festas pra vocês e a equipe! Feliz 2024 e que O SOBERANO São Paulo e vai dar um belo CHOCOLATE no Palmeiras e tornará campeão nesse COPA FLORIDA (não to sendo irônico)!!!
Desculpe Filipe, mas time grande realmente não cai, pode invejar o Mengão e o SP
Eu posso até ser execrado por esse meu comentário aqui, mas não vou deixar de fazer, porque meu incômodo pode ser o de outras pessoas também:
Gente, pra quê Silvia Colombo no podcast? Ela não tem acrescentado nada e ainda destoa completamente do nível de debate do Filipe e do Matias. Ela passou muito tempo na mídia tradicional, leva consigo uma certa soberba e preconceitos que para esse podcast não tá combinando. Sem falar que ela muitas vezes, como nesse episódio, não trouxe NENHUMA informação nova relevante. Sobre a Argentina e o Uruguaia, prefiro os conhecimentos do Matias.
É bacana pensar no reforço do time, com participação de mulheres, mas a Silvia não dá, tá jogando pra baixo. Deixa ela na folha mesmo, falando mal do Lula e de todas as experiencias socialistas no continente. Ela parece que ainda tá dominada pelos Marinhos.
Desculpem o desabafo, tá muito estranho, muito ruim.
Levem essa crítica como construtiva, arrumem uma desculpa e se livrem desse problema.