Xadrez Verbal Podcast #353 – Argentina, Europa e Kevin McCarthy

Evento histórico nos EUA! Matias Pinto e Filipe Figueiredo vão atualizar você do que ocorre na Europa, com muitas eleições e prêmios Nobel. Também giramos pelo Pacífico, com a deposição de Kevin McCarthy e outras notícias. Junto com Sylvia Colombo vamos girar pela nossa quebrada latino-americana, com debate presidencial na Argentina. Giramos pelo mundo, a semana na História, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.

Podcast El Hilo

Filme Caminhos Perigosos

Filme A máfia só mata no verão

Campanhas UGAB Brasil (União Geral Armênia de Beneficência)

Coluna na Gazeta do Povo A China conquista um possível aliado na disputa com a Índia

Livro Que paraíso é este? Entre os jihadistas das Maldivas, de Francesca Borri

Minissérie 1994

Coluna Com atraso de 5 anos, Brasil começa a cumprir sentença por morte de Herzog, por Jamil Chade

Coluna Governo adia visita acertada por Bolsonaro de relatora da ONU para mulheres, por Jamil Chade

Matéria Lula atuou em operação para banco emprestar US$ 1 bilhão à Argentina e barrar avanço de Milei, por Vera Rosa (sem paywall)

Coluna na Gazeta do Povo A adorável arma chinesa na guerra comercial com os EUA

Podcast Trivel #564 – Libertadores cardíaca e palhaçada da Fifa

Música de encerramento Redbone, por Childish Gambino

Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify

Canal do Xadrez Verbal no Telegram

Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal

  • 00:08:20 – Giro de Notícias #01
  • 00:23:30 – Coluna Aberta: América Latina
  • 01:56:50 – Match: Invasão Russa à Ucrânia
  • 02:59:10 – Xeque: Bacia do Pacífico
  • 03:31:50 – Giro de Notícias #02
  • 03:52:05 – Peões da Semana
  • 03:54:20 – Sétimo Selo
  • 04:03:35 – Música de Encerramento

Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)

Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.

A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)

E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

23 Comentários

  • Avatar de afonsobucco

    opa. o link “BAIXAR” tá errado. tá com o link da semana passada.

  • Avatar de Eduardo Vitorino

    O “Ouça o podcast aqui” tambem esta errado

  • Avatar de Jeferson Fonseca

    E aqui está o link do Pedro Burgos sobre a história do empréstimo para a Argentina https://x.com/Burgos/status/1709625443844759984?s=20

  • Avatar de Diogo Maia

    Bom dia, boa tarde, boa noite.

    Mais um excelente episódio como sempre.

    A análise sobre a “matéria” do Estadão ficou muito boa também, penso exatamente o mesmo que vocês.

    Abraços de BH.

  • Avatar de Felipe

    Dolarizar não é delírio. Delírio é justamente o arranjo monetário atual da Argentina, a Teoria Monetária Moderna, que lamentavelmente muitos acadêmicos da Economia acham uma maravilha, sendo que o país voltou à hiperinflação.

  • Avatar de Andrej

    Olá,

    eu sou eslovaco mas moro no Porto em Portugal. Sempre escuto vocês e gostei muito de ouvir sobre as eleições eslovacas no programa 🙂

    Só uma pequena correção – a pronúncia do nome do chefe do partido SMER é “Fitso”.

    Também queria mandar um beijo para minha namorada de João Pessoa.

  • Avatar de Guido Jabdo

    Filipe,
    Avisa o Mathias que VIP aqui no Brasil significa Você Importa Pouco 😉

  • Avatar de Pedro

    Amigos,.boa noite. Ouço o podcast desde 2014 ou 15, enfim…só início. Essa época servi no Haiti e posso dar um pitaco sobre. Primeiramente, o país tem ZERO infraestrutura de qqr espécie. Saneamento, pavimentação, enfim, qqr coisa q imaginar, lá está em muita falta. Botar militar lá é molinho. Qro ver chegar com rede de esgoto, captação de água (pq chove td dia), etc etc. Boas memórias…nunca vou me esquecer da minha época lá. Foi gratificante demais. Forte abraço

  • Avatar de Igor Coura de Mendonça

    Bom dia!
    Sobre Maurício de Souza: o que mais rola em livros de português dos meus filhos são tirinhas da turma da Mônica. Aqui em casa meus dois cromossomos (Alice de 8 anos e Gabriel de 3) são cheios de revistinhas da Mônica.
    A Alice lê varias vezes as mesmas historinhas.
    E ela lê turma da monica antes mesmo de saber ler: passava um tempão olhando quadro por quadro da revistinha ainda bem pequenininha.
    A gente costuma ter uns probleminhas brigas entre cebolinhas e mônicas, mas nada ainda muito grave.
    E falando em educação, os dois estao numa escola que promoveu um desfile de alunos para comemorar seu aniversário. A turma da Alice destilou homenageando países anglófonos, significando a nova estrutura bilíngue do currículo, com bandeiras de países.
    O que me surpreendeu foi que, dentre as bandeiras, estava a bandeira do Quênia! Perguntei para a professora e ela me explicou que a ideia era uma bandeira por continente. Gente, isso jamais teria acontecido nos anos 90, pelo menos na minha escola!
    Aqui em casa eu tenho o hábito de sempre falar os nomes de países africanos ao invés de simplemente falar “África”, porque acredito que isso ajuda minimamente a lembrar que o continente é mais diverso do que fazem parecer.
    Ainda sobre educação: eu sempre quis ser um leitor rotineiro, mas é um hábito que demorou a ser absorvido. Já para meus cromossomos eu me inspirei na história de um amigo, este sim um leitor voraz. Apesar de ler muito digitalmente e via audiolivros, eu fiz questão de ter estantes com livros: quadrinhos, RPG, não ficção, romances, e Atlas ilustrados. Esse amigo me explicou que aprendeu a ler com as estantes do pai dele.
    E digo que aqui em casa deu muito certo: eu já flagrei meus dois pequenos com livros e revistinhas nas mãos “lendo” em voz alta antes de serem formalmente alfabetizados! Se pudesse mandava os vídeos aqui: Eles literalmente pegaram livroa, passando o dedinho nas letras e inventando histórias em voz alta, literalmente brincando de ler. Casos separados, a Alice quando criancinha ainda, e o Gabriel recentemente.
    E a cereja do bolo, Filipe! Eu apoei o livro do Carlos Ruas sobre mitologias diferentes, que é LINDO e bastante educativo. Dei para a Alice, e ela já leu e folheou inúmeras vezes, inclusive pregou adesivos e PÔSTER de ‘Um sâbado qualquer’ no quarto fela! Como agnóstico cercado de católicos devotos como minha mãe, eu sinceramente não sabia como falar para meus filhos sobre a diversidade da espiritualidade no mundo sem ofender ou parecer que estava tentando influenciar minha filha a abandonar a religiosidade cristã que a família deseja a ela. Além disso, o Ruas foi sensacional ao falar de Darwin de uma maneira tão graciosa nesse mesmo livro. Até poster valorizando e explicando o método científico ele fez. Ter uma filha querendo ser “cientista”me deixa com a sensação de estar fazendo meu real papel de pai.
    Então, ficam aqui recados que eu gostaria que fossem mencionados, se possível:
    A obra de Maurício de Souza literalmente educa crianças;
    Quem tem filhos pequenos: junto com livros infantis, quem puder que coloque vários livros de gente grande em altura que eles vejam. Nossos filhos adoram nosso exemplo, e vão se sentir acostumados com a ideia de que literatura é uma parte da vida. Se tiver coragem, deixe em uma altura que eles possam fuçar nos livros mesmo sem vocês por perto (com o alerta de que existe o risco de que estraguem alguns). E Atlas! Grandes, com mapas e bandeiras.
    Agradeça o Carlos Ruas, Filipe. Ele fez MUITO para a educacão da minha família de uma maneira sutil, divertida e delicada.
    E, se ouder incluir uma dica cultural: esse livro/quadrinho do Ruas, “De onde viemos”. Nele, todos os deuses se reúnem no boteco dos deuses para disputar quem cricou o mundo. Daí a história para vários desses deuses contando a história de como criou o mundo (egípcio, iorubá, grego, cristão, etc). E cada gênese é desenhada por um artista convidado. É um livro LINDO!
    Manda um abraço ao meu cromossomo Y, Gabriel, e à minha cromossomo X, Alice. Além da minha esposa Ana Carolina (que confunde muita gente que se interessa pelo prêmio Nobel pq usa o nickname “Karolinska” na Internet)
    Um forte abraço para todos vocês, e que o doce de leite de Viçosa resista a essa propaganda blasfêmica que vocês fazem do doce de leite uruguaio (#somos_todos_trens)

  • Avatar de João Mano

    Decepcionado com o Matias não ter feito piadinhas com o prêmio nobel!!!!!

    Um dos cientistas se chama Ekimov e ele não meteu que “ele ekimov a ciência pra frente”

    E sobre os pontos quanticos tinha que ter falado que “é onde os átomos pegam o busão”

    O título da copa do Brasil mudou ele.

  • Vinicius de Lima Passos
    Avatar de Vinicius de Lima Passos

    Filipe e Mathias, por favor tirem uma dúvida, o mandato de Volodymyr Zelensky termina no próximo ano certo?

    Como vc acha que fica a questão das eleições na Ucrânia com parte ocupada ?
    Além disso uma possível reeleição do atual mandatário é plausível?

  • Avatar de Victor Zeefried

    Ola Filipe, Matias! Um pouco fora do tema do episodio, que sera abordado apenas no #354, presumo eu, mas vi a postagem no Instagram do Filipe sobre as distancias na regiao de Israel, Cisjordania, Gaza e Libano, e pude comprovar o quao poroso e instavel elas sao. Estive ha duas semanas no Libano, em visita ‘a familia de minha esposa, no sul do Libano, e passamos por areas que antes foram ocupadas por israel. Os limites sao bem dificeis de se definir, e ve-se que os conflitos geram muita inseguranca e incerteza ‘a populacao local. No mais, um local lindo, historico, e que pesa o coracao perceber a falta de paz que afeta a regiao. Obrigado pelos tantos temas abordados sobre o oriente medio, o que me ajudou a entender um pouco mais sobre algo tao complexo. Um abraco de Vancouver, Canada.

  • Avatar de Rodrigo Landim

    A atuação dos pandas como elementos da diplomacia chinesa também já apareceram no CACD de 2018 na prova de inglês. Panda também é cultura.

    Abraços a vocês, meus caros. Se puderem, mandem um abraço ao Breno Fostek, que está voltando a ouvir o Xadrez forçadamente (por mim).

  • Avatar de Denise Costa

    Olá Felipe e Matias! Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho, acompanho o podcast a alguns anos e essa é a primeira vez que posso fazer uma contribuição.

    Sou Engenheira Civil e trabalho aqui no Brasil em uma empresa francesa no projeto HS2, citado no programa no minuto 2:54:20 e gostaria de fazer uma pequena correção:

    O projeto HS2 como bem dito no programa, é uma linha de trem de alta velocidade que será construída na Inglaterra, e que para efeitos de contrato e construção é dividida em 2 Fases, a Fase 1 que conecta Londres a Birmingham e a Fase 2 que iria até Manchester, mas foi cancelada pelo Rishi Sunak.

    Os contratos estão garantidos para a Fase 1, e atualmente continuo tendo um emprego e trabalhando nos projetos das pontes da linha de trem, que tem inauguração prevista para 2031-2033.

  • Avatar de Thiago

    Felipe e Matias, parabéns pelo trabalho maravilhoso! Sou um ouvinte recente mas já assíduo, graças à influência da Mari e do Daniel – Mari que é parte do clã do Matias.

    Sobre o comentário do Felipe com relação a fronteira do Canadá com a Dinamarca, na verdade ambos tem sim uma fronteira terrestre, e não apenas marítima:

    https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/49-anos-depois-o-fim-da-disputa-entre-canada-e-dinarmca-por-uma-ilha-desabitada.phtml

    Abração!
    Thiago

  • Avatar de Thiago

    Fica na Ilha Hans, um negocinho de menos de dois quilômetros quadrados no meio do nada entre os dois países!

  • Avatar de Guilherme Muchon

    Olá Filipe e Matias!! Adoro o podcast, me fez companhia em momentos difíceis, e hoje, num momento muito melhor da minha vida continuo acompanhando (:

    Sobre o visto Mexicano, em Abril desse ano eu e um grupo de amigos fizemos uma viagem para o Japão (apenas com o visto do Japão) e tivemos o passaporte retido na ida e volta pelo México. Foi uma situação muito desagradável, ficamos impedidos de se locomover até mesmo pelo aeroporto e não deram nenhum tipo de explicação. 8 horas de espera ): , mas deu tudo certo!! Hehe

    Se possível, mandem um abraço para o grupo Presteszetes, grupo de amigos onde discutimos notícias e que sempre que possível eu tento apresentar o podcast para eles, eu confio que um dia vai dar certo. Valeu!!!

  • Guilherme Ramos Barcelos
    Avatar de Guilherme Ramos Barcelos

    Minha experiência com cigarro foi horrível, eu era criança e peguei um cigarro escondidos do meu pai, só que ele fumava uma marca muito forte ué não lembro qual é. No momento que acendi a fumaça me fez passar mal e tomei nojo de cigarro.
    Saudações Vascainas!!!
    O Vasco No va a bajar!!!!!

  • Avatar de BRENDO MARCIO CARDOSO BEZERRA

    Olá, meu nome é Brendo Marcio, sou ouvinte do Xadrez Verbal há bastante tempo, muito antes da praga (é assim que eu chamo a pandemia do COVID. “AC”, Antes do Covid, o velho testamento enfim…).

    Eu colei grau no dia 06/10/2023. Agora sou formado em Letras: Inglês/Literaturas. Gostaria de pedir um salve para todos do Instituto de Letras (ILE) da UERJ e todos os alunos que toparam alugar a beca de formatura em cima da hora.

    Obrigado Felipe, Obrigado Matias e Obrigado Sylvia Colombo por me acompanhar nas horas e mais horas de deslocamento à caminho da universidade, nas lavadas de louça etc.

    E manda aquele salve ai, amo vocês. ❤

  • Avatar de Digo Freitas

    Sobre Atlanta, concordo totalmente com o Matias! Excelente temporada e esse episódio da Disney é muito bom, faz um paralelo com o Pateta ser um personagem negro que eu nunca tinha pensado.
    Sobre os direitos do Mickey, houve uma recente reviravolta que o Mickey do Steamboat Willie já entra em domínio público em 2024, mas o nome “Mickey” é uma marca registrada, então se poderia usar aquele Mickey, só que sem o nome Mickey… Coisas do copyright. Tem mais na matéria de título “The copyright expires: Mickey Mouse goes public”
    Abraços e parabéns pelo sempre excelente programa.

  • WILLIAM DE OLIVEIRA MENEZ
    Avatar de WILLIAM DE OLIVEIRA MENEZ

    Olá Filipe e Matias! Parabéns pelo programa novamente! Só uma pequena correção. O Ailton Krenak, salvo engano, não foi constituinte. Ele esteve presente na Assembleia como líder da União dos Povos Indígenas e não como deputado eleito. Se eu estiver errado, peço desculpas.
    Grande abraço

  • WILLIAM DE OLIVEIRA MENEZ
    Avatar de WILLIAM DE OLIVEIRA MENEZ

    Olá. Parabéns pelo programa! Só uma pequena correção. Salvo engano, Ailton Krenak não foi constituinte. Ele esteve presente na Assembleia e fez aquele discurso histórico como líder da União dos Povos Indígenas, mas não era deputado eleito.

    Grande abraço Filipe e Matias e obrigado por tanto aprendizado.

Deixe um comentário