Xadrez Verbal Podcast #346 – Assassinato no Equador
Um assassinato político abala as eleições no Equador! Matias Pinto, Filipe Figueiredo e Sylvia Colombo vão até o país andino comentar tudo o que você precisa saber. Giramos pela África, com destaque a escalada na crise no Níger. Vamos até a Europa, com mais notícias sobre a guerra na Ucrânia. Giramos pelo mundo, a semana na História, economia com a professora Vivian Almeida, peões da semana e dicas culturais fecham mais um programa da sua revista de política internacional em formato podcastal!

Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no Mundo, ainda mais porque o planeta está uma zona. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate. Toda sexta-feira você se atualiza e se informa.
Dicas do Sétimo Selo e links
Livro Vivir en Los Andes: Poemas Ecuatorianos, de João Cabral de Melo Neto
Homenagem da ACNUR para Aracy Balabanian
Filme Operação França
Série documental Hip Hop Evolution
HQ Hip Hop Genealogia, de Ed Piskor
Filme Paraíso
Filme Hotel Ruanda
Nerdologia História – Impeachment de Bill Clinton e o caso Monica Lewinsky
Matéria The Mystery of Chernobyl’s Post-Invasion Radiation Spikes
Fronteiras Invisíveis do Futebol #73 – Croácia
Podcast Trivela
Podcast El Hilo #83 – ¿Qué hay detrás de la ola de violencia en Ecuador?
Filme Barbie
Site Tracklib
Notas à Imprensa do Ministério das Relações Exteriores sobre a Cúpula da Amazônia
Coluna na Gazeta do Povo Cúpula da Amazônia: Por que Brasil e Colômbia estarão em posições antagônicas
Documentário Amazônia Selvagem
Matéria Chefe de fórum da ONU pede ação contra crime na Amazônia, por Nádia Pontes (entrevista com Dario Mejia Montalvo)
Rádio Novelo Apresenta #38 – Eu quero acreditar
Música de encerramento Sugar Man, com Sixto Rodriguez
Playlist das músicas de encerramento do Xadrez Verbal no Spotify
Canal do Xadrez Verbal no Telegram
Minutagem dos blocos, cortesia dos financiadores do Xadrez Verbal
- 00:03:40 – Giro de Notícias #01
- 00:22:45 – Coluna Aberta: África
- 00:53:00 – Efemérides: A Semana na História
- 00:59:45 – Match: Invasão Russa à Ucrânia
- 01:46:15 – Xeque: América Latina
- 03:15:15 – Gambito da Dama: movimento sindical nos EUA
- 03:26:10 – Giro de Notícias #02
- 03:51:25 – Peões da Semana
- 03:53:40 – Sétimo Selo
- 04:08:40 – Música de Encerramento
Ouça o podcast aqui ou baixe o programa (clique com o botão direito do mouse e use a opção “Salvar como” para baixar)
Você também pode assinar o podcast via RSS ou no iTunes, além, é claro, de acompanhar o blog.
A revista de política internacional do Xadrez Verbal é feita na Central 3, que está no Apoia-se

Filipe Figueiredo é tradutor, estudante, leciona e (ir)responsável pelo Xadrez Verbal. Graduado em História pela Universidade de São Paulo, sem a pretensão de se rotular como historiador. Interessado em política, atualidades, esportes, comida, música e Batman.
Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.
Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?
Acompanhe o blog no Twitter ou assine as atualizações por email do blog, na barra lateral direita (sem spam!)
E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.
Caros leitores, a participação de vocês é muito importante na nova empreitada: Xadrez Verbal Cursos, deem uma olhada na página.

Warwar é um sobrenome de fato. Possivelmente parente do lendário detetive Jamil Warwar, O Baretta Brasileiro. http://www.curtagora.com/filme.asp?Codigo=309
Viva a mãe Rússia morte maldita seja a civilização ocidental
Estou passando apenas para dizer que aquela velha especulação de que o Ernesto Araújo foi comentarista do blog Impedimento foi desmascarada pelo podcast Rádio Novelo Apresenta, no episódio “Eu quero acreditar” publicado no dia 10 de agosto, último quinta-feira. O Xadrez Verbal é mencionado como um dos “apoiadores” da teoria (e confesso que só fiquei sabendo dela por conta do XV). Porém, o Rádio Novelo Apresenta faz um trabalho de jornalismo investigativo impecável e revela que o Ernesto na verdade era só um cara que curtia futebol e assuntos internacionais, e não o diplomata. Embora os fatos estejam aí, a piada permanece. We want to believe!
Acho que um fator importante para o uso do Equador pelo Narcotráfico, além do porto, possa ser porque a moeda usada no país é o dólar. Isso deve facilitar transações internacionais e lavagem de dinheiro.
Não tinha pensado nisso, faz sentido.
Eu tava lendo sobre o Equador esses dias e não lembro de ninguém comentar algo tão importante. Se usa dólar lá. Hahaha.
uma notícia que repercutiu recentemente entre fãs de música e que tem relação com a situação do Niger foi essa:
https://pitchfork.com/news/mdou-moctar-launches-gofundme-to-remain-in-united-states-amid-nigerien-coup/
o Mdou Moctar é um baita músico de rock/blues tuareg e o último álbum dele (Afrique Victime) ganhou destaque em várias publicações ocidentais de música. ele estava fazendo uma turnê mundial, tendo inclusive feito show em são paulo esse ano (no C6 fest no parque ibirapuera) e nesse momento está nos EUA tentando arrecadar dinheiro para não precisar retornar para o Niger depois do golpe de estado.
situações similares aconteceram com artistas do Mali (como a banda Tinariwen) quando houve o golpe lá também.
de qualquer forma, fica a recomendação de um artista foda e um disco com uma sonoridade incrível.
Conhecia o Tinariwen, mas não o Moctar, obrigado pela recomendação! Mas imagino que então eles não vejam com bons olhos o que está acontecendo lá, se não pretendem voltar.
Saudações, Matias e Filipe!
Dois comentários sobre esse episódio:
1) uma boa tradução de “windfall” pro português é “caiu no colo”, então uma “windfall tax” é o “imposto [sobre o que] caiu no colo”. Por exemplo, aqui no Reino Unido houve uma discussão – renovada recentemente devido ao seu fim (https://www.bbc.co.uk/news/business-60295177) – sobre uma taxação especial aos lucros adicionais das empresas petrolíferas, que ganharam *muito* dinheiro com o aumento do preço do gás e do petróleo devido à guerra na Ucrânia — ou seja, essas empresas obtiveram lucro que “caiu no colo” delas, ao contrário de um lucro advindo de planejamento, investimentos ou desenvolvimento tecnológico.
2) sobre a questão que o Filipe comentou de esportes e vistos, é uma discussão extremamente pertinente no âmbito acadêmico/científico (https://www.science.org/content/article/visa-bureaucracy-makes-scientific-conferences-inaccessible-many-researchers): muitos pesquisadores – quase unicamente com passaportes de países “emergentes” – rotineiramente têm seus vistos negados, ou enfrentam imensas burocracias, caso tentem apresentar seus papers em grandes conferências internacionais, que quase sempre ocorrem em países com regimes de vistos particularmente restritivos. Os Estados Unidos, provavelmente o maior destino de conferências internacionais do mundo (*talvez* a União Europeia enquanto bloco supere), divide com o Iraque a posição 80 (de 92) no ranking de países mais receptivos do mundo do Passport Index (https://www.passportindex.org/byWelcomingRank.php).
Quando eu estava organizando conferências na minha área de estudos era algo que eu fazia questão de frisar: a decisão sobre onde sediar um evento desses é também uma decisão sobre quais pesquisadores queremos que participem ou não. Para não mencionar, obviamente, a questão de custos de viagem e estadia, que renderia outro comentário ainda mais extenso!
Um grande abraço desde Manchester!
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Em primeiro lugar, parabéns por mais uma edição do XV.
Passando aqui apenas para comentar e elogiar a participação do Filipe no “mesacast” Os Três Elementos. As quatro horas passaram voando.
Abraços de BH.
Oi pessoal, tudo bem?
Parabens novamente por mais um episódio fantástico!!
Só queria fazer um comentário a respeito dos vistos americanos e curioso que o Filipe falou de Irã. Porque recentemente o país negou visto para vários jogadores de vôlei (masculino) do país que foram disputar uma etapa da Liga das Nações de Vôlei. A Federação Internacional de Vôlei inclusive não contou as derrotas do Irã nestas rodadas na fórmula do ranking para não prejudicar a equipe. Aqui um link para a matéria: https://en.mehrnews.com/news/201095/Iran-slams-US-after-three-volleyball-players-denied-visas
Olá Filipe e Matias
Trabalho na indústria mineral aqui em WA e acompanhei a mudança da Heritage Act. Houve muito barulho tanto de grandes empresas quanto de pequenas empresas de exploração, além dos fazendeiros como mencionado! Um grande problema aqui, além da reclamação por parte das empresas é a alta demanda por levantamentos etnográficos/arqeológicos, que necessitam a presença dos TOs (Traditional Owners)
Uma curiosidade é que o nome do tenente russo Korolev se lê como Karaliof, um belo nome para todos da quinta serie
Queridos, o nome correto do querido Professor de Geografia Econômica da FFLCH é Armen Mamigonian.
P.S: ainda que o Brasil seja PhD em racismo, pelo tratamento dado aos torcedores brasileiros – aqui e lá – prefiro o termo “vizinhos” a “irmãos” para denominar os países sul-americanos.
Grande abraço!
Sabe pq a diferença dos sobrenomes, se eles eram irmãos? Balabanian não me soava conhecido mesmo, ao contrário de Mamigonian, quase ctzq que li algum texto dela nas ótimas matérias de literatura e cultura armênia na FFLCH.
São meio-irmãos por parte de mãe. Seu comentário me lembrou dos meus tempos das aulas de cultura armênia e as de turco e georgiano da Letras, na década passada.
Olá pessoal!
Filipe comentou sobre as odds serem “bastante grandes” para a lorota russa. Na verdade, seria o contrário, pois quando um evento é mais provável de acontecer a odd é mais baixa.
A gente pode fazer um paralelo de:
odd mais baixa -> investimento de baixo risco -> retorno mais provável, porém baixo
odd mais alta -> investimento de alto risco -> retorno menos provável, porém alto.
Por isso que em sites de apostas nós vimos as odds dos times favoritos perto de 1 (ex: 1.02) e as dos azarões bem mais altas (ex: 10). Como o ganho seria o valor que apostamos multiplicado pela odd, se apostarmos 100 reais no favorito (1.02), ganharíamos 102 reais, mas se a gente quiser apostar no azarão (10) ganharíamos 1.000 reais.
Um abraço para vocês e saudações tricolores ao Matias de um torcedor do quase falido Santa Cruz.
Quando estava estudando espanhol (infelizmente abandonei antes de terminar o curso) assisti muito “El Ministério del Tiempo”.
É uma ótima premissa, com um estilo bem espanhol e de certa forma educativa, mostrando momentos e ícones da história do país Ibérico.
Obrigado a Silvia por destravar essa memória que eu tinha!
O que seria um estilo “bem espanhol”? A série parece interessante mesmo!
Tem alguns dramas que se criam e se resolvem em poucos episódios (bem novela mexicana). Por serem funcionários públicos, criticam o governo da série em gotas discretas (orçamento limitado, burocracia, tecnologias atrasadas, etc). Tem uma fotografia bem diferente do que se vê em séries americanas (que são as que mais assisto), o que é bem positivo pra mim.
Eu sou muito limitado nas obras que vejo, sempre tudo muito mainstream, americano e tal. Então é uma experiência bem diferente.
Ontem (14/8) fui ouvir o podcast #346 e notei que ele estava faltando 5 min para acabar. Eu não tinha ouvido ainda e não entendi por que já só tinha 5 min . Perguntei se minha esposa tinha ouvido e ela disse que não. nesse momento o meu gato pula na mesa e deita no teclado…e a voz do Filipe ecoa . Meu gato ouve xadrez verbal! Esse ouvinte vocês não tinham!!!
Divulgação:
Bill Clinton fará a palestra “Perjúrio x Fake News: dos anos 90 aos dias de hoje”.
Ela será realizada na Casa de Repouso Família Dinossauro.
Teremos gincana em seguida, com competições de passa ou repassa, banheira do Gugu e tazos
Mathias, existem 12 cidades chamadas Portland nos EUA, as mais populosas são as de Oregon, Maine, Connecticut and New York. Springfield são 34. Agora, o mais curioso, foi o fato dos comentários, sobre as cidades com nomes portuários auto-referentes, serem proferidos em português, a língua de Portus Cale. Um abraço pra todos o ouvintes de Porto, em Portugal.
Foi o fato de Springfield ser um nome tão comum que teria levado a nomear assim a cidade dos Simpsons rs
Depois de algumas temporadas uma brincadeira dos fãs era tentar adivinhar em qual estado ficaria.
Sempre tento fazer minha rota de voo no Flight Simmulator com base ordem do roteiro do XV, às vezes funciona, às vezes não, principalmente quando vocês “inventam” países. É muito bom voar enquanto escuto vocês. Aproveito a mensagem para pedir a vocês, que digam para a Juliana que a amo. E que ela é tudo na minha vida ❤ . Salve, Itapira/SP
Olá! Primeira vez que comento apesar de já acompanhar o podcast desde 2017 junto com o mozi (ele quem me apresentou o xadrez e desde então ouvimos o programa em viagens, preparando almoço, fazendo faxina, primeiro no Brasil e agora na Holanda, enfim).
O mês do cachorro louco, segundo recentemente ouvi de meu pai que veio nos visitar esses dias, é que agosto era o mês da vacinação dos cachorros contra a raiva.
Pode pedir salve por aqui?? Se sim, queria pedir pra mandarem beijos pro mozi, Felipe Vieira que me faz muito feliz e que fez aniversário recentemente (mas não gosta de celebrar muito)
Valeuu ❤
Fala pessoal! Meu primeiro comentário, então quero parabenizar todos os envolvidos e responsáveis por trazer esse conteúdo foda pro mundo!
Eu tive uma informação sobre a Catedral de Colônia. A empresa onde trabalha tem a sede lá, e em uma das visitas que fiz à Catedral (ou Dom, como eles dizem), um guia me disse que ela só ficou de pé porque servia de ponto de referência para os aviões que bombardearam a cidade. Ainda bem que a lógica cruel da guerra poupou a Catedral.
Olá, queridos!
Como fã do The Boyz e palmeirense que sou, preciso corrigir que o show que ocorrerá no Allianz Park na próxima semana será de um grupo chamado Ateez e não do The Boyz. Ouvir o Filipe falar desse show me ocasionou um semi ataque cardíaco imaginando quais informações exclusivas o Xadrez Verbal possuía sobre K-pop no Brasil. Por favor, entendam tudo como uma brincadeira, pois além de tudo sou uma grande fã do Xadrez Verbal.
Contribuições em política e história: 0
Contribuições em K-Pop: 1
Abraços!
Bom dia, Filipe e Matias!
Sobre a referência a Agosto como mês do cachorro louco, aqui no sertão da Paraíba o que se ouve é que, antigamente, esse período apresentava a maior incidência de raiva em animais domésticos e silvestres, inclusive, também há uma pequena variação, para este último caso, como “mês da raposa louca”.
Saudações!
Sobre Petróleo na Floresta Amazônica, o Equador irá realizar no próximo domingo (20/08/2023), juntamente com a eleição geral um peblicito sobre a exploração ou não de petróleo no chamado Bloco 43, que envolve os campos petrolíferos “ITT” (Ishpingo, Tambococha e Tiputini), que ficam no Parque Nacional Yasuní, que ficam ao extremo leste do Pais, próximo a fronteira tríplice com Peru e Colômbia, atingindo também terras indígenas, incluindo tribos isoladas.
A estimativa é Bloco 43 tenha reservas equivalentes a mais de 1,6 bilhão de barris, podendo corresponder a 20% das reservas Equatorianas, fazendo dele o maior projeto petrolífero do pais. Somente essas reservas equivalem as de outros Países da OPEP como Guiné Equatorial e Gabão, o governo Lasso e a estatal petroequador se posicionam pelo Sim na votação, estimando que não explorar essas reservas traria uma perda de 12 Bilhões de dollares para o Equador nos próximos 20 anos. Durante o governo Rafael Correa, o Equador chegou a fazer uma campanha para arrecadar internacionalmente um valor, para que se compensasse a não exploração do Bloco 43.
Ao meu ver, a questão principal nesse momento não é a possível exploração na região da Foz do Rio Amazonas, é sim em terra. A declaração do Petro atinge bem mais o Equador no momento desse peblicito, do que o Brasil.
Alem de Brasil e Equador, Peru, Bolívia e a própria Colômbia exploram Gas e Petróleo na Floresta Amazônica, no caso Colombiano, novas explorações foram suspensas pelo governo Petro, mas historicamente, a não exploração desse petróleo, conversa com o que a Silvia trouxe sobre o não controle estatal sob boa parte da região Amazônica, por isso não é tão grande essa exploração, como é no Equador. A Colômbia pode abrir mão dessa receita, Equador, Peru e Bolívia não.
Uma Correção: O Não é a favor da exploração, o Sim é contra a exploração. A Petroecuador e o Governo posicionam pelo Não, ambientalistas e os indígenas defendem o Sim.
A pergunta no plebiscito é: ¿Está usted de acuerdo en que el gobierno ecuatoriano mantenga el crudo del ITT, conocido como bloque 43, indefinidamente en el subsuelo?
Muito obrigado pelas informações, Thiago! Duas perguntas, se me permite: o Lasso já falou em privatizar essa estatal? E pq vc diz que a Colômbia poderia abrir mão dessas receitas, mas esses outros países não?
Poderiam me indicar algum pod cast de argentinos semelhante ao Foro de Teresina, quero melhorar o meu espanhol e aconpanhar os ocorridos de lá
Boa pergunta! Apesar que não ouço o Foro de Teresina, mas seria legal conhecer um Medo e Delírio em Buenos Aires rs
Olá, ótimo programa e tudo mais, como sempre.
Primeiro fico lisonjeado pela menção da cidade Cruzeiro – sp (antigamente quando era mais novo era só a “cidade perto de Aparecida” obrigado
mas estou na dúvida sobre algo.
Eu admito que raramente fui em restaurantes aqui, mas Cruzeiro tem um bife bom? Eu não tinha ideia se for o caso.
o que conheço de gente falando da cozinha de cruzeiro é o pão de queijo de minas (*feito em cruzeiro) e certa outra coisa que ouvi a história que chamam de comida típica daqui e bem… prometi uma vez quase 10 anos não falar sobre o que ouvi das origens do mesmo.
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo episódio. Fiquei com uma dúvida: ao citar o presidente da COP 28, Sultan Ahmed al-Jaber, o Filipe diz se tratar do nome dele, que significa “forte”, mas na coluna da Gazeta ele referencia como título (sultão em inglês). Qual o correto? Abraços a todos!
Muito bom o programa como sempre!
Sobre a associação de Agosto com o “cachorro louco” quero comentar uma curiosidade da possível origem: No hemisfério norte eram observados ondas de calor em determinados dias durante o verão, de 3 de Julho até 11 de Agosto, ganhando o apelido de “dog days” que viria de “dies caniculares” do latim. Os antigos gregos associavam esse calor ao surgimento da estrela Sirius no céu, uma das estrelas mais brilhantes na noite e pertencente à constelação do Cão Maior (por isso também chamada de Estrela do Cão) que devido ao brilho era associado acréscimo de calor (Sirius vem do grego antigo, significando “escaldante”). Também era observado nesse período um aumento de casos da doença raiva em cães, então associando também uma influência maligna da estrela, e associando ao mês também.
Hoje sabemos que raiva não tem sazonalidade, sendo importante destacar que no Brasil a variante viral associada à cães (relacionada aos sintomas mais conhecidos da doença) está controlada graças às campanhas de vacinação de cães e gatos pelo país. É de grande importância manter o controle da doença por se tratar de uma infecção com 100% de letalidade depois do surgimento dos sintomas, por ainda haver canídeos silvestres reservatórios dessa doença, além de um vírus comumente encontrado em diversas espécies de morcegos (cuja apresentação é bem diferente da raiva espumante e furiosa que é mais conhecida, com as variantes de morcegos apresentando sintomas paralíticos).
Adoro o trabalho de vocês, acompanho o trabalho desde 2016, sou médico veterinário estudando epidemiologia, e o trabalho de vocês me inspira a estudar relações internacionais com viés voltado para saúde, principalmente no controle de zoonoses como a raiva.
Muito obrigado pela atenção, e um abraço para vocês Filipe, Mathias, Vivian e Silvia.
Fala pessoal! Ótimo programa como sempre.
Fica um salve de efeméride quanto ao próximo programa, 19/08 fazem 20 anos do atentado à sede da missão da ONU em Baghdad no Canal Hotel, que ocasionou na morte de Sergio Vieira de Mello e uma serie de outros membros da missão.
Hoje ocorreu uma cerimônia na sede da ONU, em frente a bandeira danificada durante a explosão e que está exposta no lobby da Assembleia Geral.
Foi um momento bem tocante, achei legal compartilhar!
Abraço
Boa noite, pessoal!
Não sei se ainda dá tempo de mandar uma contribuição para o programa de hoje, mas só atualizando sobre a Copa do Mundo de Xadrez: estão definidas as semifinais e um dado interessante é que, entre os 8 classificados para as quartas de final, 4 eram indianos, sendo 3 deles com até 19 anos de idade (respectivamente 17, 18 e 19). A Índia vai apresentando a perspectiva de dominar o xadrez de forma parecida com o que fez a URSS no passado.
Forte abraço!
Eu sabia que o Xadrez Verbal vinha com fake news do Milei. É falso que ele vai romper relações comerciais com a China. Ele falou que o setor privado pode seguir comerciando com a China, mas o governo argentino não fará pactos comerciais novos com a ditadura: ” En cuanto a China serán socios comerciales del sector privado. Nosotros no hacemos pactos comerciales con comunistas.” https://www.lavoz.com.ar/politica/milei-dijo-que-no-hace-tratos-con-comunistas-china-le-respondio-y-le-hizo-una-propuesta/
Dobre sua língua antes de me acusar de alguma coisa e ouça ele mesmo falando: https://twitter.com/GeopolPt/status/1691799453257121874?t=6HhWY2gA0Rj6NP224Ml34Q&s=19
Você também ouça ele mesmo falando https://youtube.com/shorts/kYyCCOvEnaw?feature=share