Xadrez Verbal e Projeto Manhattan no Dragões de Garagem

Caros leitores do Xadrez Verbal, estive no mais recente episódio do podcast de divulgação científica Dragões de Garagem, que discute o Projeto Manhattan, o programa secreto dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial que desenvolveu a bomba atômica. Participei comentando alguns temas históricos da corrida armamentista, da guerra e do impacto mundial das armas nucleares. O programa também fala de Física, cientistas que colaboraram para a área nuclear e um retrospecto do desenvolvimento da tecnologia nuclear.
Agradeço ao pessoal do Dragões pelo convite e pelo trabalho, e ao Pedro Loos, do Ciência Todo Dia, também convidado para participar no episódio.
Você pode acessar o episódio do Dragões de Garagem aqui
Não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever, ou clique no botão abaixo
E também não se esqueçam de se cadastrar para receber as novidades e recompensas sobre os futuros cursos do Xadrez Verbal!
Que combinação bacana! Vou ouvir com certeza! Parabéns pelo seu trabalho.
Excelente programa!!!
Sobre a contribuição comercial entre Brasil e Saddam (Iraque) tenho um comentário:
Entre meados de 2002 e começo de 2003 um representante da empresa em que trabalho, por intermédio de politico brasileiro (agora preso pela operação lava jato), na época negociou e forneceu flanges e tubulações de alta pressão para projetos iraquianos. Durante uma das viagens ao Iraque desse representante, na escala do voo na França, após desembarcar para se dirigir ao próximo avião, descobre-se que a guerra foi declarada e todos os voos para o Iraque foram cancelados.
Soube-se, depois, que tais tubos e flanges eram para os bunkers do Saddam.
obs.: Como foi uma conversa informal durante um almoço, não citarei nomes. Portanto tratem como um boato.
Muito legal o programa, mas no Japão eles desmontaram também a estrutura estabelecida.
Foi um trabalho enorme desmontar a figura que o imperador criou dentro do país, e isso envolveu anos de re-estruturação do sistema de ensino, que estava completamente cooptado pelo estado imperial.
Já sou ouvinte do Dragões a um bom tempo. Tal foi minha surpresa a começar a ouvir o episódio 63 e ouvir a voz do Filipe!!!
Adorei a participação. O contexto histórico dá sempre um “quê” a mais em qualquer assunto.
Um grande abraço.
Clayton.
Obrigado Clayton, um abraço!