Xadrez Dominical – Copa do Mundo 2014

Caros leitores, hoje, Domingo, dia Treze de Junho de 2014, ocorreu a final da Copa do Mundo 2014 de Futebol. Os times finalistas foram as seleções da Alemanha e da Argentina. Sendo assim, nada mais apropriado que um Xadrez Dominical de Copa do Mundo, especialmente sobre Alemanha e Argentina, não?

Todas as dicas e a menção serão sobre Copa do Mundo, ou seja, vários filmes e documentários sobre futebol ficam de fora, já que não se passam durante a Copa.

A primeira dica é meio óbvia, mas é mais agradável do que parece. Os filmes oficiais de cada Copa do Mundo. Misturam jornalismo com documentário e costumam ser bem interessantes, com boas trilhas sonoras e, eventualmente, narradores de renome. A lista total dos filmes está aqui neste link da Wikipedia. Deixo abaixo o filme oficial da Copa do Mundo de 2002, último título brasileiro.

Na íntegra e dublado

 

A segunda dica é um filme que se passa no Brasil, durante a Copa de 1950. Duelo de Campeões (o nome original seria traduzido como O jogo de suas vidas), de 2005, conta a história da surpreendente vitória da seleção dos EUA sobre o país que inventou o futebol, a Inglaterra. O jogo, que acabou em 1×0, foi disputado em Belo Horizonte, e o filme conta com Gerard Butler no elenco.

Sinopse do AdoroCinema: No ano de 1950, na pequena cidade de St. Louis, um grupo de rapazes batalha por um objetivo: embarcar para a Copa do Mundo no Brasil. Eles são atletas amadores de futebol, um esporte novo para o público americano. Os jovens começam os treinos quando descobrem que haverá um teste para escolher o time representante dos Estados Unidos na Copa. Baseado em uma história real, o filme relata como eles chegaram ao emblemático jogo contra a Inglaterra.

Trailer

 

A terceira dica é um documentário muito bom. Uma noite em Turim, de 2010, narrado por Gary Oldman, conta a história do English Team da Copa de 1990, disputada na Itália. O documentário coloca aquela Copa, e aquele time, como um divisor de águas no futebol inglês, especialmente em sua imagem. A mudança do futebol dos anos 1980, marcado pela violência, pela corrupção e com jogadores malvistos; para o futebol dos anos 1990, com a Premier League e jogadores que se tornam figuras nacionais, como Paul Gascoine, que comoveu toda a Inglaterra com seu choro ao receber um cartão amarelo.

Trailer

 

A quarta dica é um filme, representando a Alemanha. O milagre de Berna é um filme alemão, de 2003, que foi lançado no Brasil apenas em DVD. O filme conta a história do título alemão na Copa do Mundo de 1954, disputada na Suíça, e como o evento influencia a vida de uma família alemã. Especialmente a relação de um garoto com seu pai, veterano traumatizado da Segunda Guerra Mundial. O termo “Milagre de Berna” foi o utilizado na época para descrever a vitória alemã contra a favorita seleção húngara, dos craques Puskas e Kocsis, na final.

Sinopse do AdoroCinema: Dois eventos marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do Muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecido como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu 1º título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg.

Trailer

 

A quinta e última dica é um documentário, representando a Argentina. E como representar o futebol argentino de forma melhor do que falando de Diego Maradona, herói do título da Copa do Mundo de 1986? Maradona por Kusturica, dirigido pelo diretor sérvio Emir Kusturica, estreou em Cannes, em 2008. No filme são mostrados os “três Maradonas”: o craque de futebol, o cidadão politicamente incorreto e o pai de família. Você pode ler uma resenha, em português, no site do Estadão. Documentário na íntegra e em espanhol

Dadas todas as dicas de filmes e documentários, qual seria a menção do Xadrez Dominical de hoje? Um livro. Agora, como dar uma dica de um livro que abordasse toda as Copas e não fosse uma obra muito trabalhosa, para o público geral? Infográficos das Copas, da Panda Books, é completo em informações e curiosidades, seja para o mais fanático ou apenas para o curioso. Tudo isso em apenas 104 páginas.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s