Retrospectiva de colunas de 2025

Este texto foi originalmente publicado como uma thread no Twitter/X e é reproduzido aqui para facilitar o acesso aos que não possuem perfil naquela rede social.

Pessoal, na rede de fotos eu fiz uma retrospectiva pessoal de 2025, e pensei em postar aqui uma retrospectiva das minhas colunas, com dez sugestões de leituras no jornal.

Começando com “É possível negar a intenção de genocídio de Israel na Faixa de Gaza?”, de 30/07. Nessa coluna, eu contra-argumento o editoral do jornal.

Depois, “Como a falsificação da História ganhou as eleições na Polônia”, de 04/06, sobre a academia de História da Polônia, de onde veio o novo presidente.

“Protestos no Nepal são uma revolta popular ou uma disputa geopolítica?”, de 10/09, sobre o tema do programa mais ouvido esse ano.

“Morte de papa Francisco faz o mundo perder um grande diplomata”, de 23/04.

No dia 17/12, escrevi “Por que o democrático Chile precisa exorcizar o fantasma de Pinochet?”, sobre os mitos e falácias em torno do ditador, após a vitória de Kast.

No dia 25/06, “Reunião da Otan prova que Europa precisa garantir sua autonomia estratégica”, sobre o enfraquecimento europeu no cenário atual.

Finalmente, escrevi diversas colunas sobre Doutrina Monroe, que agora está na boca de todo mundo. Destaco quatro.

15/01, “Trump retoma a ‘boa e velha’ Doutrina Monroe com sua obsessão com a Groenlândia”.

23/07, “Tarifas de Trump contra o Brasil são uma nova forma de impor a velha ideologia da Doutrina Monroe”.

03/12, “A sinuca que Trump impôs a si mesmo na Venezuela”, que citei recentemente e que, modéstia à parte, envelheceu bem.

Finalmente, em 10/12, “Trump formaliza e escancara seu intervencionismo na América Latina”.

É isso, espero que gostem das leituras e, como sempre, agradeço aos mais de dez anos de apoio ao meu trabalho. Beijos na mucosa do pulmão

2 Comentários

Deixe um comentário