Correção e recursos da prova de História mundial do CACD 2025
Alunos e alunas, pessoas que me acompanham aqui. Sou professor de História Mundial para candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. Seguem alguns comentários sobre a prova de hoje, item por item, com eventuais sugestões para recursos. Lembrando que cada prova pode possuir uma ordem diferente de questões.
Agradeço ao Lucas, a Elise e a Alice pelo envio preliminar da prova. Essa é minha correção pré-gabarito e farei eventuais complementos posteriormente. Meus comentários estão em itálico.
Após o gabarito, coloco os questionamentos mais passíveis de recurso em negrito.
Lembrando que, posteriormente, você pode baixar os cadernos de prova e os gabaritos no site da banca organizadora.
Com relação às revoluções ocorridas na Europa entre os séculos XVIII e XX julgue os itens a seguir.
71 Entre as razões para a falta de apoio dos agricultores ao Partido Comunista na guerra civil de 1918-1920, destaca-se uma iniciativa dos dirigentes da Revolução Russa que contribuiu para o sucesso desse evento catalizador do século XX: o bloqueio do acesso à terra aos camponeses.
Errado, foi justamente o contrário, embora alguém possa entrar com recurso baseado na existência do Partido Socialista Revolucionário e dos “exércitos verdes”, camponeses que resistiram aos bolcheviques e aos monarquistas. O que já dá o tom geral da prova: fraca e basicamente copiada e colada de Hobsbawm.
72 Nas três primeiras décadas do século XIX, a produção fabril com características modernas, que ganhava lentamente corpo em terras inglesas, desenvolveu-se sobretudo na área da metalurgia.
Item muito provavelmente correto, embora o “desenvolveu-se sobretudo” crie uma comparação desnecessária com outras áreas de destaque da Primeira Revolução Industrial, como a indústria têxtil e a força motriz à vapor.
Possível recurso: o item veio como errado, derivado da comparação desnecessária citada acima. Um candidato pode alegar falta de clareza do item e subjetividade do termo “sobretudo” e solicitar a anulação.
73 Um dos elementos que conferiu coerência atuação do grupo social burguesia durante a Revolução Francesa foi o ideário do liberalismo clássico, que encontrava canais de difusão em associações como a maçonaria
Item muito provavelmente correto.
Relativamente às duas Grandes Guerras que marcaram a história da primeira metade do século xx e os contextos que as circundavam, julgue os itens seguintes.
74 Intensa nos primeiros seis meses da Primeira Guerra Mundial, a atividade diplomática concentrou-se em buscar adesões de países neutros ou em impedi-los de aderir ao campo adversário, o que resultou, por exemplo, na imediata tomada de posição dos países balcânicos.
Sérvia e Montenegro estavam envolvidos na crise do estopim da guerra. Os outros países balcânicos que entraram no conflito o fizeram apenas mais de seis meses depois de iniciada a guerra, tornando a frase “imediata tomada de posição dos países balcânicos” errada.
75 No chamado período do entre-guerras, o crack da Bolsa de Nova York acelerou mudanças que já estavam em curso e que repercutiram em países da América Latina: no Brasil, por exemplo, a crise de 1929 esteve entre os elementos provocadores da Revolução de 1930.
Item correto, mas a presença de perguntas sobre a História do Brasil na prova de História Mundial pode ser alvo de recursos.
76 Na mensagem que dirigiu ao congresso norte-americano, em janeiro de 1918, conhecida como Quatorze Pontos, o presidente Woodrow Wilson defendeu a integridade territorial de grandes e pequenos Estados nacionais.
Item correto.
77 Uma nova ordem internacional emergiu ao fim dos grandes conflitos da primeira metade do século XX, sendo uma de suas expressões mais vigorosas o nascimento da Organização das Nações Unidas, na cidade de Nova lorque (EUA), em agosto de 1945.
A ONU foi criada em São Francisco, item errado.
78 Bem vivo entre os europeus na década de 1930, o trauma da Primeira Guerra mundial transformou-se em forte ressentimento nos países derrotados no conflito e atingidos em seu orgulho nacional, o que alimentou ideologias como o nazismo e o crescimento do militarismo alemão.
Item correto.
A respeito de processos históricos que se estabeleceram na segunda metade do século XX, julgue os itens subsequentes.
79 A chamada Era de Ouro, que se seguiu ao término da Segunda Grande Guerra, caracterizou-se por um fenômeno contraditório: embora se observasse crescente distribuição de riqueza, a expectativa de vida da população mundial diminuiu nesse período.
Item provavelmente errado, mas dúbio. Considerando o início, por volta de 1948, e o fim, por volta de 1973, da Era de Ouro do Capitalismo, a expectativa de vida média da população mundial cresceu muito. Ao mesmo tempo, no período, por volta de 1960, a expectativa média global sofreu um revés, devido às mortes da Grande Fome Chinesa e ao gigantismo demográfico do país.
Possível recurso: Como mencionado acima, o item é dúbio e alguém pode solicitar anulação, embora eu confesse que seja uma ligeira forçada de barra (mas já vimos forçadas de barra acontecerem).
80 A queda de seus satélites europeus a partir do final dos anos 1980 e a difícil aceitação por Moscou da reunificação alemã contribuíram para incrementar o colapso da então União Soviética como superpotência internacional.
Moscou aceitou a reunificação alemã, item errado.
Possível recurso: Uma completa sandice esse item vir como correto. A URSS aceitou a reunificação alemã, vide o capítulo XX de Pós-Guerra, de Tony Judt, e o capítulo 4 de Collapse: The Fall of the Soviet Union, de Vladislav Zubok.
81 Entre as peculiaridades da Guerra Fria está a convivência, observada nas relações entre as duas grandes superpotências, de uma retórica conciliatória e a recusa de ambas as partes em aceitar a distribuição global de forças ao cabo da Segunda Guerra Mundial.
Item provavelmente errado, já que a convivência e a “retórica conciliatória” não foram algo uniforme durante toda a Guerra Fria.
82 Em meados da década de 1970 começou a se desenhar uma mudança na economia mundial que, a partir de 1973 e por praticamente duas décadas, provocou, em escala global, uma crise de longo prazo cujo clímax ocorreu em princípios da década de 1980.
Item provavelmente correto, se referindo à crise do Fordismo, o Nixon Shock e as Crises do Petróleo.
No tocante a regimes fascistas e processos de independência no continente americano, julgue os itens que se seguem.
83 A chamada “lenda rosada” sobre processo da independência brasileira, gestada ainda nos anos 1820 e propalada por parte da historiografia dos séculos XIX e XX, tentava esconder a existência de guerras e a efusão de sangue desse processo.
Item correto, mas a presença de perguntas sobre a História do Brasil na prova de História Mundial pode ser alvo de recursos.
84 Uma das caracteristicas do regime nazista foi a estetização da política, cuja matriz já se desenhara no romantismo alemão com o culto do nacional pela arte e com a visão da cultura teuta como superior à realidade politica convencional do Ocidente.
Item provavelmente correto.
No que se refere à formação da Alemanha e da Itália, julgue os itens a seguir.
85 A chamada Primavera dos Povos, ocorrida em 1850, foi importante para a afirmação de nacionalidades rivais
A Primavera dos Povos foi em 1848, decoreba besta.
Possível recurso: Para variar, o uso de data não era a intenção do examinador, já que o item veio como correto, mas a data está errada, tornando o item objetivamente errado.
86 Um caso extremo de divergência entre nacionalismo e Estado-nação, sem precedente desde a Roma antiga, é o da Itália: a maior parte de seu território foi unificado entre 1859 e 1870, mas havia uma grande fragmentação linguística e cultural,.
Item aparentemente correto, mas escrito de forma rocambolesca.
87 Hả uma diferença fundamental entre o nacionalismo e o movimento para a criação de um Estado-nação, que se expressou, por exemplo, na Alemanha, onde muitos daqueles que se viam como alemães não consideravam esse sentimento ligado à construção de um Estado.
Item correto no sentido de que o nacionalismo alemão antecedeu ao próprio Estado.
88 Antes mesmo de se constituir como Estado-nação, a Alemanha já se via como uma nação, o que se pode concluir do fato de seus principados terem constituído o Sacro Império Romano da Nação Germânica e a Federação Germânica.
O item provavelmente será dado como correto, mas afirmar que o Sacro Império Romano da Nação Germânica é a origem do nacionalismo alemão é uma visão mitológica que é reproduzida de forma passiva na prova.
89 O descompasso de sentimento de pertencimento nacional dos italianos frente ao que ocorria em outras potências europeias revela-se na seguinte frase de Massimo d’ Azeglio: “Fizemos a Itália; agora precisamos fazer os italianos.”‘.
Item correto.
No que se refere a aspectos dos regimes fascistas e dos regimes autoritários, julgue os itens subsequentes.
90 O nacional-socialismo foi amplamente aceito na Alemanha, sobretudo pelas velhas elites e estruturas institucionais imperiais, que foram fundamentais para a ascensão de Hitler ao poder.
Item errado, já que, quando da chegada de Hitler ao poder, já não existiam mais as “estruturas institucionais imperiais”.
91 Quando Hobsbawm denomina os fascistas de revolucionários da contrarrevolução, ele chama a atenção para a natureza paradoxal e complexa das estratégias e dos fins dos fascistas: para defender ideais reacionários, eles adotavam métodos que podiam ser considerados, no contexto, revolucionários.
Item correto.
92 O Século XX foi marcado pelo surgimento de regimes autoritários em diferentes partes do globo, excetuando-se as Américas, já que não possível compreender o caudilhismo como experiência ditatorial.
Item errado.
93 Segundo Hobsbawm, o desaparecimento das poupanças e as grandes inflações pouco contribuíram para o florescimento do fascismo na Europa central.
Item errado.
94 Nos últimos anos, a historiografia tem revisto a sua compreensão sobre o caudilhismo, por exemplo, no que se refere à ruralização do poder: tem-se considerado esta leitura como superficial, sendo mais coerente admitir uma interação entre urbano e rural, com o poder dos caudilhos perpassando as escalas local, nacional e internacional.
Talvez o item mais difícil da prova. Provavelmente correto, já que o poder dos caudilhos, embora de origem rural, se projetava no urbano.
95 A aliança, ainda que temporária, entre o capitalismo liberal e comunismo foi fundamental para a derrota do regime nazista alemão na Segunda Guerra Mundial.
Item correto.
Acerca da Conferência de Bandung, julgue o próximo item.
96 Na Conferência de Bandung, os chamados países não alinhados defenderam soberania e a integridade territorial das nações, alinhando-se assim com proposições discutidas na antecessora Conferência de Colombo
O item provavelmente virá como correto, mas está potencialmente errado. Primeiro, o termo “países não alinhados” é indevido, já que o Movimento Não-Alinhado foi fundado apenas em 1961. Segundo, não existiu uma “Conferência de Colombo”, mas as Potências de Colombo, referência ao nome da capital de Sri Lanka, antigo Ceilão.
Possível recurso: como previsto, o item veio como correto, mas é polêmico. Acredito que anulação seja o melhor caminho.
Filipe Figueiredo é professor de História, fundador do site Xadrez Verbal e de seus podcasts, integrante do canal Nerdologia e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, além de ter passado por outros veículos.

Excelentes explicações!
Professor, tudo bem? boa noite!Você acha que esse item pode vir errado, por esse trecho aqui do Hobsbawm?”A perspectiva tradicional que viu a história da revolução industrial britânica primordialmente em termos de algodão é portanto correta. A primeira indústria a se revolucionar foi a do algodão, e é difícil perceber que outra indústria poderia ter empurrado um grande número de empresários particulares rumo à revolução. Até a década de 1830, o algodão era a única indústria britânica em que predominava a fábrica ou o “engenho” (o nome derivou-se do mais difundido estabelecimento pré-industrial a empregar pesada maquinaria a motor); a princípio (1780-1815), principalmente na ação, na cardação e em algumas operações auxiliares, depois (de 1815) também cada vez mais na tecelagem. As “fábricas” de que tratavam os novos Decretos Fabris eram, até a década de 1860, entendidas exclusivamente em termos de fábricas têxteis e predominantemente em termos de engenhos algodoeiros. A produção fabril em outros ramos têxteis teve desenvolvimento lento antes da década de 1840, e em outras manufaturas seu desenvolvimento foi desprezível. Nem mesmo a máquina a vapor, embora aplicada a numerosas outras indústrias por volta de 1815, era usada fora da mineração, que a empregara pioneiramente. Em 1830, a “indústria” e a “fábrica” no sentido moderno ainda signicavam quase que exclusivamente as áreas algodoeiras do Reino Unido.”
Professor, tudo bem? boa noite!Você acha que esse item pode vir errado, por esse trecho aqui do Hobsbawm?”A perspectiva tradicional que viu a história da revolução industrial britânica primordialmente em termos de algodão é portanto correta. A primeira indústria a se revolucionar foi a do algodão, e é difícil perceber que outra indústria poderia ter empurrado um grande número de empresários particulares rumo à revolução. Até a década de 1830, o algodão era a única indústria britânica em que predominava a fábrica ou o “engenho” (o nome derivou-se do mais difundido estabelecimento pré-industrial a empregar pesada maquinaria a motor); a princípio (1780-1815), principalmente na ação, na cardação e em algumas operações auxiliares, depois (de 1815) também cada vez mais na tecelagem. As “fábricas” de que tratavam os novos Decretos Fabris eram, até a década de 1860, entendidas exclusivamente em termos de fábricas têxteis e predominantemente em termos de engenhos algodoeiros. A produção fabril em outros ramos têxteis teve desenvolvimento lento antes da década de 1840, e em outras manufaturas seu desenvolvimento foi desprezível. Nem mesmo a máquina a vapor, embora aplicada a numerosas outras indústrias por volta de 1815, era usada fora da mineração, que a empregara pioneiramente. Em 1830, a “indústria” e a “fábrica” no sentido moderno ainda signicavam quase que exclusivamente as áreas algodoeiras do Reino Unido.”
Professor, tudo bem? Boa noite! Você acha que o item 72 pode vir como errado por esse trecho do Hobsbawm?
A perspectiva tradicional que viu a história da revolução industrial britânica primordialmente em termos de algodão é portanto correta. A primeira indústria a se revolucionar foi a do algodão, e é difícil perceber que outra indústria poderia ter empurrado um grande número de empresários particulares rumo à revolução. Até a década de 1830, o algodão era a única indústria britânica em que predominava a fábrica ou o “engenho” (o nome derivou-se do mais difundido estabelecimento pré-industrial a empregar pesada maquinaria a motor); a princípio (1780-1815), principalmente na ação, na cardação e em algumas operações auxiliares, depois (de 1815) também cada vez mais na tecelagem. As “fábricas” de que tratavam os novos Decretos Fabris eram, até a década de 1860, entendidas exclusivamente em termos de fábricas têxteis e predominantemente em termos de engenhos algodoeiros. A produção fabril em outros ramos têxteis teve desenvolvimento lento antes da década de 1840, e em outras manufaturas seu desenvolvimento foi desprezível. Nem mesmo a máquina a vapor, embora aplicada a numerosas outras indústrias por volta de 1815, era usada fora da mineração, que a empregara pioneiramente. Em 1830, a “indústria” e a “fábrica” no sentido moderno ainda signicavam quase que exclusivamente as áreas algodoeiras do Reino Unido.
https://dicionario.priberam.org/catalisador