Xadrez Dominical – Sete de Setembro

Agora o Xadrez Verbal terá conteúdo novo todo dia, leia mais no editorial sobre esse importante passo no blog.

Caros leitores, o Dia da Independência do Brasil já foi tema de Xadrez Dominical por aqui. Dado que ele foi no antigo formato (em que não havia formato) e que o Domingo da atual semana caiu precisamente no Sete de Setembro (belo feriado), então, é apropriado que o tema seja resgatado nesse Xadrez Dominical de Sete de Setembro.

quadroblog

A primeira dica é o filme mais conhecido sobre o período: Independência ou Morte, de 1972, que estrela Tarcísio Meira no papel de D. Pedro I. O filme é ufanista e segue uma tradicional saga do herói. Assisti tem muito tempo, no Canal Brasil. Sinceramente, vale apenas pela produção.

A segunda dica é de leitura. Uma leitura que, basicamente, esgota o tema. Independência: História e historiografia, organizado por István Jancsó, um dos maiores acadêmicos da história brasileira. Talvez seja a principal obra sobre o assunto. Como ela está esgotada e trata-se de um livro muito grande, uma coletânea de artigos de quase mil páginas, recomendo pegar em uma biblioteca, ler aos poucos, ou apenas os artigos que ache mais interessantes.

A terceira dica é biográfica. Dois livros bem tranquilos de ler, quase em um ritmo de best-seller, e que gostei bastante e colaboram muito para a compreensão do período, são duas biografias da série Perfis Brasileiros, da Companhia das Letras, o livro de D. Pedro I, de Isabel Lustosa, e o livro de José Bonifácio, o articulador político da independência, escrito por Miriam Dolhnikoff, professora de História na Universidade de São Paulo.

A quarta dica é um curso. Um Curso Livre da UnivespTV com o professor Dr. João Paulo Pimenta, professor do Departamento de História da FFLCH-USP e pesquisador da área. São quatro partes, muito bom e recomendado para todo os públicos.

A quinta dica é musical. Embora não seja especificamente sobre a Independência, a música dos Inocentes serve como reflexão sobre os conceitos de pátria e patriotismo.

Finalmente, a menção do post de hoje. Exatamente cento e cinquenta anos atrás, o general da União dos Estados Unidos William Tecumseh Sherman ordenou a evacuação da cidade de Atlanta; a cidade, capital da Geórgia, era uma das mais importantes cidades dos Estados Confederados, durante a Guerra Civil Americana. Após a evacuação, as tropas da União atearam fogo e queimaram toda a cidade. Esse evento é peça central na trama do clássico E o Vento Levou, vencedor de dez Oscar em 1940.

Gostaram, não gostaram, mais dicas? Comentem a vontade!

*****

Como sempre, comentários são bem vindos. Leitor, não esqueça de visitar o canal do XadrezVerbal no Youtube e se inscrever.

*****

Caso tenha gostado, que tal compartilhar o link ou seguir o blog?

Acompanhe o blog no Facebook e no Twitter e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita da página inicial. E veja esse importante aviso sobre as redes sociais.

um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.