Último Ato: Posse de Luiz Alberto Figueiredo Machado

Hoje, dia 28 de Agosto, tomou posse, como novo chanceler, Luiz Alberto Figueiredo Machado, após o episódio do senador boliviano já tratado nesse blog por duas vezes. Estiveram presentes, além do empossado, seu antecessor, Antônio Patriota, a presidenta Dilma Roussef, seu vice-presidente, Michel Temer, e os chefes dos outros poderes, Renan Calheiros e Joaquim Barbosa. Pincei algumas declarações que acredito serem interessantes e resumem bem a cerimônia.

Figueiredo toma posse.  Foto: Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Figueiredo toma posse.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Ex-Chanceler Antônio Patriota

Patriota agradece à Dilma Roussef pela “honra maior” de ter sido chanceler, pelas “orientações precisas e equilibradas” e pela oportunidade de chefiar a missão brasileira na ONU. Elogia Figueiredo, especialmente sua atuação na Rio+20, que demonstra liderança em campo de atuação no qual o Brasil é reconhecido.

Afirma que sua gestão foi herdeira das bases sólidas dos anos de 2003-2010, “plataforma de inserção do Brasil”; além de enumerar diversos encontros bilaterais, lembra que, durante “sua gestão”, o Brasil venceu todas as eleições internacionais que participou, citando nominalmente a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Finalmente, em ligeira “alfinetada”, diz “não evitei o assunto do senador Roger Pinto Molina”, afirma que agiu de acordo com a Convenção de Caracas, o “respeito à soberania”, “sem deixar de buscar por meio de solução negociada e juridicamente sólida”, cita cinco meses de reuniões para viabilizar o trânsito seguro do senador e afirmou que “atuação independente de servidor (…) e sem instruções representa conduta que nao pode voltar a ocorrer”, encerrando com uma homenagem a todos os “servidores que agem com responsabilidade e ética profissional” e aos estudantes que almejam a carreira.

Chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado

Figueiredo, em cerca de apenas cinco minutos, agradeceu o convite da presidenta e disse que o aceita com muita honra, e afirmou querer tornar o MRE “cada vez mais útil”: “Comprometo-me, seguindo as diretrizes da excelentíssima presidente, tornar o Ministério das Relações Exteriores cada vez mais útil ao governo e mais próximo ao parlamento e à sociedade civil. A oportunidade de trabalhar pelo Brasil é e será sempre um privilégio”

Figueiredo elogiou Patriota, “Trata-se de suceder um dos maiores talentos da diplomacia, meu amigo Antônio Patriota”. Falou sobre a sinergia entre sua experiência e prioridades da presidenta, tanto internacionais e domésticas, como crescimento econômico com desenvolvimento social e proteção ambiental, segundo ele. “Esses objetivos têm dado identidade e peso internacional ao Brasil, têm reforçado nossa credibilidade externa”.

Além disso, fez declarações firmes sobre a relevância internacional do Brasil: “A relevância do Brasil está aqui para ficar” e “o Brasil é ator fundamental e líder na cena internacional. Em minha passagem a ONU, pude perceber o respeito e consideração com que as posições brasileiras são recebidas pela comunidade internacional”.

Presidenta Dilma Roussef

Inicialmente, fez um “agradecimento caloroso” ao trabalho de Antônio Patriota, e desejou boa sorte à frente do novo desafio, como embaixador do Brasil na ONU, em Nova York. “Meu governo não pode e não quer prescindir de sua experiência e conhecimento, por isso continuará contando com sua colaboração na ONU. Os desafios de Patriota são de grande relevância e urgência ao Brasil.”.

Deu as boas-vindas ao novo chanceler e ressaltou a qualificação de Figueiredo para ocupar o ministério, merecedor do “respeito de seus pares”, e que compartilhou de sua competência há alguns anos, pela liderança em eventos importantes, como a COP-15, em 2009 em Copenhague, na Dinamarca, quando ambos estiveram na deleção brasileira (Dilma era ministra) e a Rio+20, em 2012, no Rio de Janeiro.

Dilma afirma que o Brasil tomou papel de protagonista em um “mundo em mudança”, e que, por isso, necessita agir de acordo com esse papel. Citou a relação com os BRICS e o eixo Sul-Sul. Coloca como maior prioridade a integração regional e o relacionamento com os vizinhos: “Além de respeito, os doze países desse continente merecem, uma atitude de solidariedade e cooperação. O Brasil acredita no multilateralismo como única forma eficiente e perene de produzir consensos estáveis em âmbito internacional. (…) Foi assim que vínhamos (achei bem curioso o uso do tempo verbal aqui) conquistando o respeito do mundo. Foi assim que alcançamos grandes vitórias recentes de nossa diplomacia”, e cita o documento de consenso da Rio+20, guiado por Figueiredo, a eleição do “nosso companheiro” José Graziano para a FAO , de Paulo Vannuchi para a Comissão de Direitos Humanos da OEA e, recentemente, do embaixador Roberto Azevedo como diretor-geral da OMC.

Dilma prossegue, em tom mais incisivo: “Não interferimos na vida dos outros países, não colocamos a vida de quem quer que seja em risco, cidadãos brasileiros ou de qualquer nacionalidade. Adotamos rigoroso conceito de não intervenção e só aprovamos ações excepcionais em defesa da preservação de vidas humanas se passarem pelo devido escrutínio e tiverem o amparo da ONU. Defendemos soluções negociadas”. Finalmente, coloca Patriota e Figueiredo como partes da tradição diplomática brasileira e deseja boa sorte aos desafios que ambos estão assumindo.

*****

Caso queira assistir a cerimônia na íntegra

*****

Acompanhe o blog no Facebook e receba notificações de novos textos e posts, além de outra plataforma de interação, ou assine o blog com seu email, na barra à direita.

Anúncios

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s